sexta-feira, 29 de abril de 2011

REFORMA E AMPLIAÇÃO TRANSFORMAM ESCOLAS

“Não são apenas mudanças na estrutura predial, mas sim uma grande transformação no espírito das escolas”, destaca a secretária de Educação, professora Beatriz Soares Nogueira. Assim ela define as obras que estão em andamento em três escolas municipais, localizadas nos bairro São José, Lago Azul e Vila Mendonça. Além das reformas, que inclui as adaptações para as normas de acessibilidade, duas estão sendo ampliadas.

Na Escola Municipal Monsenhor Victor Mazzei, no bairro Vila Mendonça, a obra é geral, incluindo a troca de todo o telhado de madeira por estruturas metálicas, ampliação de salas, readequação de demais espaços e criação de acessibilidade, um problema que a antiga escola enfrentava devido aos seus inúmeros degraus. A obra também inclui pintura interna e externa, implantação de gradil externo, adequação das salas de aula, cozinha, biblioteca, pátio principal, reparações elétricas, entre outros. O investimento é de aproximadamente 1 milhão de reais.

De acordo com a diretora Mércia Costa Vilella dos Reis a adequação dos espaços foi pensada para garantir maior conforto e segurança aos alunos. “No mês de setembro de 2010 apareceu um problema grave no telhado em uma das salas de aula. Quando fizeram a avaliação descobriram que era necessário um trabalho muito maior. A reforma não vai apenas sanar esse problema, mas garantir a segurança, acessibilidade e conforto para nossas crianças”, explica.

Na unidade do Lago Azul, a Escola Municipal Antônio Rodrigues Martins Neto está recebendo um investimento de R$ 580 mil para a construção de cinco salas de aula, novo sanitário e reforma do já existente, dois quiosques, vestiário e sanitário exclusivo para a quadra poliesportiva. A escola funciona em tempo integral, atendendo 150 alunos. A diretora Lídia Mônica Soares Fornari diz que a reforma será benéfica para alunos e comunidade. “Nossa escola ficará ainda melhor para servir à comunidade e principalmente nossos alunos, que terão novos espaços e garantias de conforto e lazer”, diz.

No São José, a Escola Municipal José Machado Neto recebe investimento de R$ 553.615,34 para a construção de salas de aula e lavanderia, vestiário e sanitário próximos à quadra da escola, arquibancada e reforma nas instalações elétricas. De acordo com a diretora da unidade, Tânia Ribeiro Vicente Sobrinho, a reforma eliminará grandes dificuldades hoje enfrentadas pela equipe da escola e também pelos alunos. “O principal problema é com relação às salas de aula. Com novas salas, poderemos abrir mais vagas e contemplar mais famílias dos bairros vizinhos, sem falar nas que virão para esta região com as casas do Minha Casa, Minha Vida”, diz a diretora. Ela explica que a construção do vestiário e sanitários para a quadra também fará muita diferença. “Com as novas instalações os alunos aproveitarão mais os momentos de lazer”, afirma Tânia, que é diretora há 10 anos nesta unidade.

Com Educação como prioridade, o prefeito Cido Sério destaca que, além de já ter concluído a reforma em 19 outras unidades, inaugurado outras três e com estas em andamento, o Governo Municipal fará investimentos nas ruas ao redor das escolas. “Estamos recapeando e pavimentando muitos bairros, mas temos como prioridade as ruas das escolas e unidades de saúde. É preciso garantir acesso de qualidade aos pais e às crianças”, destaca o prefeito.

0 comentários: