quinta-feira, 14 de julho de 2011

Educadores participam de projeto sobre trânsito

Professores e coordenadores do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Araçatuba se reuniram, nesta quarta-feira (13), no auditório do Sest/Senat, para participar do programa de segurança e educação no trânsito “Se essa rua fosse minha”.



Este projeto é desenvolvido por meio de uma parceria da Escola Nacional de Seguros (Funenseg); Editora Fama, o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Araçatuba foi uma das cidades escolhidas para participar do programa, que consiste em capacitar docentes do ensino fundamental para que eles promovam a cidadania nas ruas por meio de um trabalho com crianças em sala de aula.


EXERCÍCIOS
O curso preparatório de oito horas, realizado nesta quarta-feira (13), teve como ponto principal a definição de estratégias de ensino.

Entre os trabalhos propostos está uma série de exercícios para serem realizados com os alunos, além de discussões e debates sobre o trânsito no ambiente escolar.

“O trabalho, em primeiro lugar, é preventivo, pois orienta as crianças e vai muito além de regras e normas. Nós buscamos uma parceria entre os alunos, sua família e a escola. Essa interação é que traz resultados”, afirma a pedagoga responsável Ivany Klaumann.



IMPORTÂNCIA
A secretária Municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, e o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Arcanjo da Cruz, estiveram presentes acompanhado o projeto.



Após o curso preparatório, a Editora Fama disponibilizou kit composto por livros que contém livro do aluno, do professor e dos pais; manual de instruções; DVD; jogos; cartazes; bolsa de material reciclável e certificado de conclusão de curso. Os resultados podem ser acompanhados pelo site (www.seessarua.com.br).

terça-feira, 12 de julho de 2011

Educação no trânsito será levada à sala de aula

Os professores da rede pública de Ensino de Araçatuba vão levar a educação no trânsito para a sala de aula neste segundo semestre. Para isso, participam, nesta quarta-feira (13), de um curso sobre o tema que será realizado na sede do Sest/Senat.

Eles foram convidados a participar do programa “Se essa rua fosse minha”, que é promovido por meio de uma parceria entre a escola nacional de seguros Funenseg, a Editora Fama, o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

A iniciativa já vem sendo realizada desde 2010. O projeto busca capacitar docentes do ensino fundamental de escolas municipais do Sul e Sudeste para adotarem o tema educação no transito em suas aulas.

Durante o curso, os educadores têm contato com diversas informações importantes sobre o tema e têm contato com o material para ser trabalhado com as crianças nos próximos meses.

Após o curso preparatório com os docentes, a Editora Fama disponibilizará kit composto por livros que contém livro do aluno, do professor e dos pais; manual de instruções; DVD; jogos; cartazes; bolsa de material reciclável e certificado de conclusão de curso.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Arte sustentável movimenta Emeb Mariazinha Miloch

A Escola de Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Mariazinha Sanches de Oliveira Miloch abriu hoje a exposição Reciclando com Arte. A mostra, que segue até sexta-feira, faz parte de um projeto sobre o Meio Ambiente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A exposição fica aberta das 10h30 às 11h30 e das 16h às 17h.




Alunos de todas as séries dos períodos manhã e tarde confeccionaram obras de arte, maquetes, brinquedos pedagógicos e objetos para decoração. Os materiais utilizados são todos recicláveis. Garrafas de plástico foram transformadas em galinhas d’angola, flores e arvoreis. Já os rolos de papel higiênico viraram uma grande centopéia, foguetes e passarinhos. Tudo desenvolvidos por crianças de três a cinco anos.






A escola também está cultivando um pequeno canteiro com ervas e hortaliças. Os alunos vão participar do processo de plantio e colheita e o material recolhido será utilizado na merenda escolar.



O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação em todas as escolas da rede municipal com o objetivo de trabalhar a educação ambiental e a sustentabilidade com as crianças.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Férias começam dia 14 nas escolas municipais

A Prefeitura de Araçatuba informa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), que o inicio do recesso nas escolas municipais está marcado para o dia 14 de Julho. O transporte escolar também será interrompido nesta data.

Os alunos do ensino fundamental não terão nenhum tipo de recuperação escolar durante as férias escolares. As unidades escolares de educação infantil estarão abertas apenas para os alunos de tempo integral.

As atividades de docentes como planejamentos de aulas e reuniões retornam no dia 29 de Julho. O retorno das aulas para os alunos da rede municipal será no dia 1º de Agosto.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Muita alegria na formatura do Proerd

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e em parceira com a Polícia Militar, realizou, nesta sexta-feira (01), formatura das crianças da rede escolar municipal que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Mais se 600 crianças estavam presentes na Comunidade Evangélica localizada no bairro Santana. O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira, do prefeito Cido Sério, diretoras das escolas e familiares de alunos.

O Proerd consiste em lições pedagógicas ministradas obrigatoriamente por um policial fardado. Oferecendo prevenção de abuso de drogas, violência e dando orientações para os estudantes resistirem. O programa chegou ao Brasil em 1992 e na cidade de Araçatuba em 1997, atualmente é desenvolvido em todos os estado brasileiros.

RESULTADOS
“Nós não temos estatísticas que comprovem com resultados o programa, mas se uma criança deixar de usar a droga porque usou as ferramentas do Proerd nós ficamos satisfeitos. Claro que eventos como este onde as crianças fazer juramento na presença de autoridades, da família, comunidade escolar, crio que eles saem fortalecidos”, afirma capitã da Policia Militar Adriana Roledo.

O Governo Municipal tem priorizado ações de prevenção infantil, a parceria com a Polícia Militar no programa Proerd já tem quinze anos. “Essa parceria com a Policia Militar é imprescindível porque não adianta ações corretivas apenas. A gente tem que prevenir”, comenta a secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira.