quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Material escolar é apresentado nas escolas municipais

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), estão apresentando o material escolar utilizado pelas crianças e divulgando o projeto “Fazer em Cantos”, que é sucesso internacional.

Nesta terça-feira (30), as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Enoy Chaves da Costa Leone localizada no bairro Panorama, Ana Maria Néri Landre localizada no bairro José Saran e Maria Aparecida Pimentel Ferraz localizada no Jardim Rosele receberam a visita da Secretária de Educação Municipal Beatriz Soares Nogueira, Prefeito Municipal Cido Sério, Chefe de Divisão Educação Infantil Priscila Salles Rodrigues e Diretora de Departamento de Ensino Ana Cláudia Vasconcelos. Os pais de alunos foram convidados a participar do evento que contou com apresentações das crianças.

Na ocasião foi apresentado aos pais o material escolar de qualidade que conta com: Eco Bag, mochila, caderno, jogos de pastas, papel sufite, jogos de lápis, lápis de cor, jogo de canetinhas, cola branca, cola colorida, giz de cera entre outros.

PROJETO

A secretária Beatriz falou aos pais sobre o projeto “Fazer em Cantos”, implementado na rede municipal em 2010 e expandido em 2011. Hoje, 11 escolas executam o projeto, entre elas Emeb Enoy Chaves da Costa Leone, Emeb Ana Maria Néri Landre e Emeb Maria Aparecida Pimentel Ferraz.

A idealizadora do projeto e Chefe de Divisão da Educação Infantil, Priscila Sales Rodrigues, explica que este projeto é baseado na Creche Carochinha da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, que é referencia na educação infantil.

A proposta é organizar a sala de aula em cantos de aprendizagem, que é onde a criança recebe uma atenção individual e desenvolve sua curiosidade, imaginação, capacidade de expressão e identidade cultural.

Segundo Beatriz, o projeto tem como proposta pedagógica dar autonomia às crianças no processo de aprendizagem. Sobre o material escolar, a secretária ressaltou a qualidade e as possibilidades de os professores trabalharem com os itens em sala de aula.







terça-feira, 30 de agosto de 2011

PROJETO SISTEMA MONETÁRIO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DA EJA

E.M.E.B. PROF° FAUSTO PERRI - PROFESSOR JEFERSON GAMA DA SILVA

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Os alunos exploraram um panfleto de supermercado recortando a figura de vários produtos e colando em folha sulfite, classificando-os por ordem (produtos alimentícios, higiênicos e limpeza e utilidades domésticas), discutindo também o preço.


Outro momento foi o contato com as embalagem trazidas pelos alunos. Observando a utilidade do produto, data de fabricação e validade, peso ou conteúdo. Registrando no caderno todos os dados. Inclusive o número de atendimento ao cliente.




Para próxima atividade foi sugerido aos alunos para montarem um supermercado dentro da sala de aula com as embalagens de maneira organizada como fizeram na folha de sulfite, inclusive colocando o preço de todos os produtos.



Após a atividade anterior, foi entregue aos alunos R$70,00 para cada aluno para fazerem compras, foi muito prazeroso para os alunos. Eles adoraram fazer compras e lidar com o dinheiro.




Também foi trabalhada em sala de aula a história do dinheiro e atividade escrita sobre os rótulos e sistema monetário.





Prefeitura de Araçatuba reinaugura escola Victor Mazzei

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), investiu R$ 998 mil na reforma da Emeb Vitor Ribeiro Mazzei, na Vila Mendonça. Após oito meses em reforma, nesta manhã de segunda-feira (29), as crianças puderam retornar para escola e desfrutar das novas instalações.




Em ritmo descontraído, a coordenação da escola recebeu as crianças com oficinas de jogos e brincadeiras. Cada professora ficou responsável por uma oficina, todas as turmas participaram das atividades recreativas como: leitura em grupo, músicas e danças folclóricas, confecção de pulseira, trabalhos manuais com massinha, pular corda e amarelinha entre outros.





A secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, destacou o empenho do atual governo na reforma das escolas da cidade. De acordo com ela, o prefeito Cido Sério tem tido uma atenção muito especial com o setor. “Temos um trabalho tão significativo, que somos referência nacional no setor de educação”, afirmou a secretária.



A Prefeitura de Araçatuba já concluiu a reforma em 19 outras unidades, inaugurado outras três e com estas em andamento. Obras e melhorias elevam a qualidade de vida em Araçatuba.


OFICINAS
A diretora Mércia Costa Vilela dos Reis explica que, no caso desta escola, oficinas foram criadas para ajudar na integração das crianças com os professores, profissionais da escola e principalmente com o novo espaço da escola.

“O nosso objetivo é acolher as crianças por meio dessas atividades mais lúdicas, porque, esse espaço é delas”, afirma Mércia.


REFORMA
Todo o telhado de madeira foi substituído por estruturas de ferro e o prédio ganhou acessibilidade e ampliação de salas. Os investimentos não foram somente direcionados a acessibilidade arquitetônica: construção de banheiros adaptados, rampas, etc.

Mas, também na acessibilidade nos espaços mobiliários, carteiras adaptadas, livros em libras, Braille, jogos adaptados e softwares.

“Não são apenas mudanças na estrutura predial, mas sim uma grande transformação no espírito das escolas”, destaca a secretária de Educação, professora Beatriz Soares Nogueira.

HISTÓRIA
Construído em 1958, pelo então prefeito Joaquim Geraldo Correia, a escola é uma das mais antigas de Araçatuba e dispõe de oito salas de aulas que atendem 180 crianças em período integral.

De acordo com a diretora Mércia Costa Vilella dos Reis a adequação dos espaços foi pensada para garantir maior conforto e segurança aos alunos.

“No mês de setembro de 2010 apareceu um problema grave no telhado em uma das salas de aula. Quando fizeram a avaliação descobriram que era necessário um trabalho muito maior. A reforma não sanou apenas esse problema, mas garante a segurança, acessibilidade e conforto para nossas crianças”, explica.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto Recicle Natal movimenta Victor Mazzei


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com Associação Brasil BSGI, desenvolveu, nesta quinta-feira (25), o projeto “Recicle Natal Sustentável”.

O projeto nasceu de uma parceria com programa Makiguti desenvolvido pela BSGI. O modelo pedagógico do programa defende a felicidade integral da criança.

É uma prática voltada para despertar e resgatar potenciais e habilidades dos educadores para que possam desenvolver uma educação humanística e de criação de valores. Mais de 235 escolas da rede pública estadual e municipal do país já participaram.

EMEB
Nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, as professoras, coordenadoras, educadoras de adjunto infantil do ensino infantil e fundamental, confeccionaram objetos decorativos com tema natalino. Foram utilizadas caixas de ovos, filtro de café, garrafas PET entre outros materiais recicláveis.

As oficinas foram separadas por sala, os participantes são capacitados para posteriormente transmitir para os demais funcionários da escola e principalmente para os alunos os trabalhos manuais sustentáveis.

JAPÃO
“As crianças no Japão na época de 1935 eram criadas para serem bélicos e lutarem na guerra. E o professor Makiguti era contra isso: ele queria crianças felizes e que isso se estendesse nas escolas, no ambiente escolar. Nosso trabalho é mais voltado para cultura, educação e principalmente a paz”, afirma consultora da BSGI Sônia Iwamoto.

A metodologia envolve escola, lar e sociedade no compromisso pela felicidade da criança. A proposta é que a sala de aula seja um local em que brote uma ação criativa de professores e alunos envolvidos num clima de alegria e gosto pela aprendizagem.

“Eu propus para a Secretária Beatriz no sentido de fazer essas oficinas aqui nas escolas municipais de Araçatuba. E o pessoal da área de ensino concordou e gostou bastantes dos resultados. Eu percebi por aqui que é como uma terapia, alguns voltaram a serem crianças. Outra perspectiva legal é materiais como sucata, papelão coador de café usado ser transformados em enfeites para o Natal”, comenta o diretor de departamento de apoio administrativo e financeiro Luiz Carlos Custodio, que coordenou o projeto.






quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Educação implanta projetos e distribui material

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vem desenvolvendo desde 2010 o Projeto “Inovação Curricular”, que consiste em uma mudança na forma de ensinar e de aprender.

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Anna dos Santos Barros localizada no bairro Pinheiros, foi a primeira a desenvolver o projeto, que atualmente atende alunos dos 2º, 3º e 4º ano.

Nesta quarta-feira (24), o prefeito Cido Sério, foi conhecer o currículo inovador e participar da reunião de pais da escola. Ele aproveitou, também, para entregar, ao lado da secretária Beatriz Soares Nogueira (Educação), material novo para as crianças, com livros, cadernos de vários tipos, réguas, tintas e outros itens essenciais para o uso em sala de aula e atividades extras.

PROJETO
O projeto tem como fundamentos substituir o ensino tradicional aplicado nas escolas por práticas construtivas e inovadoras. Além dos componentes do currículo básico, os alunos trabalham com roteiros de estudos, portfólios, projetos especiais e atividades complementares.

Para a Supervisora de Ensino do Município Andréa Alves Soares, esse projeto traz muitos benefícios aos alunos, pois desenvolve uma maneira nova de aprender.

“Entre as vantagens podemos destacar o fortalecimento da autonomia, a formação de valores vinculados ao trabalho em equipe, o estabelecimento de rotinas de estudos, a possibilidade de aprimorar a aprendizagem por meio das atividades complementares, um maior envolvimento dos pais na aprendizagem de seus filhos, o respeito às individualidades e uma prática docente mais condizente aos interesses dos alunos”, explica Andréa.




quarta-feira, 24 de agosto de 2011

EMEB Fausto Perri inaugura novas salas de Atendimento Educacional Especializado

A Prefeitura Municipal regulamentou a Educação Inclusiva nas escolas municipais, e todas passaram a receber recursos e materiais específicos para a instalação da Sala de Recurso Multifuncional. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Fausto Perri localizada no bairro Alvorada, inaugura hoje (23) ás 18h, as salas de Atendimento Educacional Especializado.

O AEE é prestado para crianças com deficiência intelectual, visual, auditiva, físicas, múltiplas e autismo. O trabalho é desenvolvido no contra turno das aulas, duas vezes por semana cerca uma hora e meia de atividades que estimulam a aprendizagem.

As salas de aula fornecem equipamentos de tecnologia assistida, computadores, softwares educativos e adaptados, jogos pedagógicos, materiais de consumo adaptados como lupa de régua, lupa, caderno de pauta ampliada para baixa visão, histórias em CDs de Libras. Para cada deficiência o professor busca fazer as adaptações necessárias e adequadas.

A Prefeitura Municipal tem a preocupação com a educação especializada e fornece subsídios para que todas as crianças sejam incluídas.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Estudantes são premiados por ações ecológicas


Trabalhar a educação ambiental e despertar a consciência ecológica por meio de ações sustentáveis são preocupações da Prefeitura da Araçatuba. E por isso, a Administração é parceria da empresa Óleo&Óleo, criadora do programa “Troca de Óleo”. A proposta é arrecadar óleo de cozinha para reciclagem.



O projeto contou com o apoio da Prefeitura por meio das secretarias de Educação (SME) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), que implantaram o programa nas escolas.

A premiação das escolas e dos estudantes que participaram das atividades aconteceu auditório Damásio Evangelista de Jesus do Centro Universitário Toledo, nesta quarta-feira (17). O prefeito Cido Sério; o presidente da Câmara, Aparecido Saraiva da Rocha; a secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozaz, acompanharam a premiação.

DESTAQUE
Araçatuba foi a cidade que mais arrecadou óleo para reciclagem. Ela juntou 19 mil litros do produto, que ao invés de ser jogado indevidamente na rede de esgoto, terá destinação correta. Os cinco primeiros colocados ganharam viagens e programas recreativos.



A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Lauro Bittencourt ficou em quinto lugar coletivo ao arrecadar 671 litros. Ela ganhou uma sessão de cinema, mais cortesia de R$ 10,00.

O aluno do 4º Ano Leandro Sartori, da Emeb Professora Euza Neuza Marcondes Lários, ficou um quinto lugar na categoria individual. Leandro arrecadou 450 litros e ganhou um aparelho MP4.

DEDICAÇÃO
“As crianças se empenharam, pediram a colaboração de toda a escola. Isso mobilizou muito as famílias. Quem tinha estabelecimentos teve a preocupação em separar, foi bem bacana”, comentou a professora Silvana Souza e Souza.



O idealizador do programa e diretor da empresa Óleo&Óleo, Eduardo Pacheco, destacou que a arrecadação de óleo usado de cozinha também ajuda na reciclagem de outros produtos. “Quando as crianças trouxeram o óleo, nós também recebemos mais dois produtos que são recicláveis: a garrafa plástica pet e sacola plástica. Isso resultou em toneladas de plástico que foi tirado de meio ambiente” afirma Pacheco.

EFEITOS
O descarte de óleo usado na pia da cozinha causa grandes transtornos ao meio ambiente. Além de entupir os canos, também encarece o processo de tratamento das estações de água. Quando chega aos rios e oceanos, esse óleo cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e bloqueia a oxigenação da água, comprometendo o equilíbrio ambiental.

“Nós produzimos uma quantidade infindável de lixo e não damos a destinação correta. Isso chega à nossa água e ela fica sem oxigênio suficiente. Esse será, inclusive, o destino do ser humano se não houver uma mudança radical de atitude. Quando dizem que daqui a 50 anos a Terra não terá capacidade de respirar e nós deixaremos de existir, isso parece muito distante, mas não é”, discursou o prefeito Cido Sério.



CONTINUIDADE
É importante que a atitude das crianças e familiares que participaram desse programa continue. Em Araçatuba, várias entidades recolhem óleo usado. Assim, essa ação, além de sustentável, promove a renda dessas pessoas.

A Prefeitura de Araçatuba é comprometida com os recursos hídricos da região Isso se reflete em uma Araçatuba muito mais verde e melhor para todos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Escolas recebem orientação sobre parasitose

Educação para manter a saúde a em dia. Este é o objetivo de um projeto que a Prefeitura de Araçatuba tem realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). A iniciativa tem parceria com o Centro Universitário Católico Salesiano Auxiluim.



O trabalho surgiu da necessidade de desenvolver uma ação educativa para prevenção dos casos de parasitose nas crianças e tratá-las. O coordenador do projeto, professor-doutor Luiz Gustavo Ferraz Lima ministra, nas escolas, palestras voltadas para os pais e responsáveis.



As crianças do primeiro ao quinto ano também participam. Elas têm contato com as informações por meio de cartazes ilustrativos.

EMAXES
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a coleta de material das crianças mediante a autorização dos pais ou responsáveis e executa exames. Em casos onde o diagnostico é positivo, as crianças infectadas recebem todo o tratamento gratuito.



No ano passado, dos 7.546 alunos matriculados que assistiram as palestras, a adesão de participação nos exames foi de 38%. Desses, 9,4%, em média, apresentaram infecção protozoário comsensal.



“Entretanto, essa média é variável segundo a realidade socioeconômica de cada bairro. Em algumas escolas, o índice de infecção foi de até 30%”, afirma Lima. Foram 300 crianças aproximadamente que necessitaram e receberam tratamento antiparasitário.

IMPORTANTE
A Diretora de departamento de supervisão de ensino Maria Lúcia Terra ressalta a importância da prevenção nas escolas.

“As crianças infectadas desenvolvem um baixo rendimento escolar, devido aos sintomas como: sonolência e irritabilidade. Esse projeto busca orientar pais e alunos sobre a importância de bons hábitos de higiene que se transfere para prevenção dessa e de outras doenças”, explica Maria Lúcia.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prefeitura faz parceria com a Nestlé pela educação

Despertar um compromisso em relação às questões ambientais, destacando os temas água, coleta seletiva de lixo, desmatamento, aquecimento global, entre outros.

Este é o objetivo do projeto “Nestlé Faz Bem Cuidar”, que está sendo realizado pela Prefeitura de Araçatuba por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a empresa Nestlé.

A estratégica é capacitar os educadores das escolas para que as idéias de sustentabilidade sejam desenvolvidas nas unidades municipais de ensino.

Consultores contratados pela Fundação Nestlé Brasil são os responsáveis pela metodologia de transmissão dos conceitos de preservação ambiental para os educadores participantes e consequentemente para as crianças, adolescentes, suas respectivas famílias e comunidade em geral.



REUNIÃO
Uma das capacitações aconteceu na última quinta-feira (11). Ela reuniu coordenadoras e professoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Na ocasião, algumas educadoras relataram ações que são realizadas em suas escolas e que contribuem para redução do consumo e água e do desperdício de alimentos. O curso aconteceu no Grêmio da Nestlé.



CIDADANIA
O consultor da Nestlé Roque Antônio Soares Jr destacou que o objetivo principal desse programa é formar cidadãos preocupados com o meio ambiente.

“A Nestlé se preocupa com futuro das crianças e através desse programa nós buscamos desenvolver uma política de sustentabilidade, além da formação de seres humanos conscientes, e foi exatamente isso que eu encontrei nas Escolas Municipais de Araçatuba, crianças preocupadas com futuro”, disse.



FASES
Segundo a chefe de divisão de ensino fundamental, Raquel Silavaki, este é o segundo módulo do projeto, o primeiro foi realizado antes do recesso escolar em Maio.

“O projeto conscientiza os educadores a trabalhar essas questões ambientais e uma outra abordagem de uma escola mais humana, mais divertida” comenta Raquel.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Projeto 'Fazer em Cantos' renova a Educação Infantil

Buscando tornar mais atrativo o ambiente das escolas de educação infantil e atendendo às necessidades de aprendizado das crianças, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem posto em prática o projeto “Fazer em Cantos”.



A idealizadora do projeto e Chefe de Divisão da Educação Infantil, Priscila Sales Rodrigues, explica que este projeto é baseado na Creche Carochinha da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, que é referencia na educação infantil.



A proposta é organizar a sala de aula em cantos de aprendizagem, que é onde a criança recebe uma atenção individual e desenvolve sua curiosidade, imaginação, capacidade de expressão e identidade cultural.

LOCAIS
Nas escolas municipais de Araçatuba o projeto vem sendo realizado desde fevereiro de 2010. Atualmente as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Alice Couto de Moraes, Enoy Chaves, Cláudio Evangelista, Maria Aparecida Pimentel Ferraz, Joanita Galvão Sampaio, Deodato Isique, Mariana Guedes Tibagy, Suzana Echelon Ortiz, Ermelinda Geralda, Maria Helena de Freitas Carli e Ana Maria Néri Landre implantaram o projeto em sala de aula.



Segundo Priscila Sales, o “Fazer em Cantos” pretender se estender para todas as escolas municipais.

DETALHES
Cada sala de aula trás diferentes ambientes que corresponde à fase atual das crianças. É estipulado um período para usufruir cerca de 30 a 50 minutos por dia, dentro disso são inseridas rodas de leitura e outras atividades.



Além dos cantos de aprendizagem, a proposta pede uma reunião entre os professores e coordenadores para discutirem e analisarem o resultado.

MASCOTE
Uma das ferramentas é o “Projeto Mascote”. Ela consiste na realização de uma votação para ser escolhido o animal que será símbolo do grupo. Neste período, as crianças passam a ter referências sobre o habitat natural e a alimentação dos animais.



Na segunda fase, é feito um boneco do mascote escolhido. Os alunos participaam de todas as etapas de confecção: recorte do tecido, caracterização e até no enchimento dos bonecos.

Após a apresentação do resultado final, as crianças se revezarão e cada semana um levará o mascote para casa. Os familiares farão um relato por escrito da experiência, aproximando a família do cotidiano escolar.

APOIO
A Secretaria Municipal de Educação fornece todo o material de estudo aos funcionários para que haja um envolvimento maior com as crianças.




“O projeto contempla além de uma mudança no espaço físico. Introduz uma nova abordagem na concepção de educação infantil. Isso contribui e reflete nas práticas pedagógicas dos professores”, afirma Priscila Sales.