quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Araçatuba amplia atendimento às crianças especiais

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem dado atenção diferenciada às crianças com necessidades especiais. Por isso, a administração renovou, por mais quatro anos, o convênio com o MEC (Ministério da Educação) que abrange vários programas, dentre eles a implantação e a manutenção de salas de recursos multifuncionais.

Estes espaços já estão presentes em 26 unidades escolares de Ensino Fundamental I. Atualmente, são atendidas 376 crianças. Com a renovação do convênio, Araçatuba teve a proposta de receber mais salas de recursos multifuncionais.

Agora, elas são para as unidades escolares de Educação Infantil, visto que atualmente estas escolas já estão com o Atendimento Educacional Especializado, porém ainda sem espaço determinado. Estas escolas estão sendo preparadas com adaptações de espaço físico para receber o investimento.

ADEQUADO
Este convênio permite que as escolas do município passem a ter um espaço adequado para estas crianças com materiais pedagógicos que dão acesso ao conhecimento por meio de materiais adaptados.

As salas são equipadas com computadores; lupa eletrônica; máquinas e impressora em braile; calculadora sonora; software para produção de desenhos gráficos e táteis; recursos ópticos; acessibilidade arquitetônica; libras; software de Comunicação Aumentativa alternativa, entre outros recursos.

REQUISITO
Para ter acesso a estas salas, é obrigatório que o aluno com necessidades especiais esteja matriculado na rede municipal de Ensino. Ele recebe o atendimento educacional especializado, que é complementar e suplementar à escolarização no horário em que não está nas aulas regulares.

Araçatuba conta hoje com29 professores especializados e preparados para trabalhar com crianças que precisam deste atendimento diferenciado.

A intenção é atender com qualidade alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular.

O programa é destinado às escolas das redes estaduais e municipais de educação, em que os alunos com essas características estejam registrados no Censo Escolar MEC/INEP.

AVANÇOS
A secretária de Educação de Araçatuba, Beatriz Soares Nogueira, destaca que estes recursos diferenciados têm proporcionado significativos avanços.

“Estamos conseguindo acolher todas as crianças com uma infraestutrura avançada. Os pais e os educadores se sentem seguros com o trabalho prestado, e as crianças, principalmente, sentem, na melhoria da qualidade de suas vidas, os efeitos desta atenção”, comenta Beatriz.

SEMINÁRIO
A orientadora pedagógica da Divisão de Educação Inclusiva da SME de Araçatuba, Patrícia Maria Ortolan Passanezi, destaca que este convênio com o Ministério da Educação proporciona ao município, ainda, outros programas, como escola acessível, formação contínua de professores e a realização de seminários sobre educação especial.

Estes encontros são orientados pelo Documento Orientador enviado pelo MEC. Este ano, o público é formado por diretores de undiades escolares que já tenham sido contemplados com salas de recursos multifuncionais e professores do Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Araçatuba, além de representantes de mais 51 municípios de abrangência.

O próximo seminário será realizado entre os dias 13 e 16 de setembro no Tietê Resort.



0 comentários: