quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Escolas recebem orientação sobre parasitose

Educação para manter a saúde a em dia. Este é o objetivo de um projeto que a Prefeitura de Araçatuba tem realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). A iniciativa tem parceria com o Centro Universitário Católico Salesiano Auxiluim.



O trabalho surgiu da necessidade de desenvolver uma ação educativa para prevenção dos casos de parasitose nas crianças e tratá-las. O coordenador do projeto, professor-doutor Luiz Gustavo Ferraz Lima ministra, nas escolas, palestras voltadas para os pais e responsáveis.



As crianças do primeiro ao quinto ano também participam. Elas têm contato com as informações por meio de cartazes ilustrativos.

EMAXES
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a coleta de material das crianças mediante a autorização dos pais ou responsáveis e executa exames. Em casos onde o diagnostico é positivo, as crianças infectadas recebem todo o tratamento gratuito.



No ano passado, dos 7.546 alunos matriculados que assistiram as palestras, a adesão de participação nos exames foi de 38%. Desses, 9,4%, em média, apresentaram infecção protozoário comsensal.



“Entretanto, essa média é variável segundo a realidade socioeconômica de cada bairro. Em algumas escolas, o índice de infecção foi de até 30%”, afirma Lima. Foram 300 crianças aproximadamente que necessitaram e receberam tratamento antiparasitário.

IMPORTANTE
A Diretora de departamento de supervisão de ensino Maria Lúcia Terra ressalta a importância da prevenção nas escolas.

“As crianças infectadas desenvolvem um baixo rendimento escolar, devido aos sintomas como: sonolência e irritabilidade. Esse projeto busca orientar pais e alunos sobre a importância de bons hábitos de higiene que se transfere para prevenção dessa e de outras doenças”, explica Maria Lúcia.


0 comentários: