sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Estudantes são premiados por ações ecológicas


Trabalhar a educação ambiental e despertar a consciência ecológica por meio de ações sustentáveis são preocupações da Prefeitura da Araçatuba. E por isso, a Administração é parceria da empresa Óleo&Óleo, criadora do programa “Troca de Óleo”. A proposta é arrecadar óleo de cozinha para reciclagem.



O projeto contou com o apoio da Prefeitura por meio das secretarias de Educação (SME) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), que implantaram o programa nas escolas.

A premiação das escolas e dos estudantes que participaram das atividades aconteceu auditório Damásio Evangelista de Jesus do Centro Universitário Toledo, nesta quarta-feira (17). O prefeito Cido Sério; o presidente da Câmara, Aparecido Saraiva da Rocha; a secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozaz, acompanharam a premiação.

DESTAQUE
Araçatuba foi a cidade que mais arrecadou óleo para reciclagem. Ela juntou 19 mil litros do produto, que ao invés de ser jogado indevidamente na rede de esgoto, terá destinação correta. Os cinco primeiros colocados ganharam viagens e programas recreativos.



A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Lauro Bittencourt ficou em quinto lugar coletivo ao arrecadar 671 litros. Ela ganhou uma sessão de cinema, mais cortesia de R$ 10,00.

O aluno do 4º Ano Leandro Sartori, da Emeb Professora Euza Neuza Marcondes Lários, ficou um quinto lugar na categoria individual. Leandro arrecadou 450 litros e ganhou um aparelho MP4.

DEDICAÇÃO
“As crianças se empenharam, pediram a colaboração de toda a escola. Isso mobilizou muito as famílias. Quem tinha estabelecimentos teve a preocupação em separar, foi bem bacana”, comentou a professora Silvana Souza e Souza.



O idealizador do programa e diretor da empresa Óleo&Óleo, Eduardo Pacheco, destacou que a arrecadação de óleo usado de cozinha também ajuda na reciclagem de outros produtos. “Quando as crianças trouxeram o óleo, nós também recebemos mais dois produtos que são recicláveis: a garrafa plástica pet e sacola plástica. Isso resultou em toneladas de plástico que foi tirado de meio ambiente” afirma Pacheco.

EFEITOS
O descarte de óleo usado na pia da cozinha causa grandes transtornos ao meio ambiente. Além de entupir os canos, também encarece o processo de tratamento das estações de água. Quando chega aos rios e oceanos, esse óleo cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e bloqueia a oxigenação da água, comprometendo o equilíbrio ambiental.

“Nós produzimos uma quantidade infindável de lixo e não damos a destinação correta. Isso chega à nossa água e ela fica sem oxigênio suficiente. Esse será, inclusive, o destino do ser humano se não houver uma mudança radical de atitude. Quando dizem que daqui a 50 anos a Terra não terá capacidade de respirar e nós deixaremos de existir, isso parece muito distante, mas não é”, discursou o prefeito Cido Sério.



CONTINUIDADE
É importante que a atitude das crianças e familiares que participaram desse programa continue. Em Araçatuba, várias entidades recolhem óleo usado. Assim, essa ação, além de sustentável, promove a renda dessas pessoas.

A Prefeitura de Araçatuba é comprometida com os recursos hídricos da região Isso se reflete em uma Araçatuba muito mais verde e melhor para todos.

0 comentários: