terça-feira, 30 de agosto de 2011

Prefeitura de Araçatuba reinaugura escola Victor Mazzei

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), investiu R$ 998 mil na reforma da Emeb Vitor Ribeiro Mazzei, na Vila Mendonça. Após oito meses em reforma, nesta manhã de segunda-feira (29), as crianças puderam retornar para escola e desfrutar das novas instalações.




Em ritmo descontraído, a coordenação da escola recebeu as crianças com oficinas de jogos e brincadeiras. Cada professora ficou responsável por uma oficina, todas as turmas participaram das atividades recreativas como: leitura em grupo, músicas e danças folclóricas, confecção de pulseira, trabalhos manuais com massinha, pular corda e amarelinha entre outros.





A secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, destacou o empenho do atual governo na reforma das escolas da cidade. De acordo com ela, o prefeito Cido Sério tem tido uma atenção muito especial com o setor. “Temos um trabalho tão significativo, que somos referência nacional no setor de educação”, afirmou a secretária.



A Prefeitura de Araçatuba já concluiu a reforma em 19 outras unidades, inaugurado outras três e com estas em andamento. Obras e melhorias elevam a qualidade de vida em Araçatuba.


OFICINAS
A diretora Mércia Costa Vilela dos Reis explica que, no caso desta escola, oficinas foram criadas para ajudar na integração das crianças com os professores, profissionais da escola e principalmente com o novo espaço da escola.

“O nosso objetivo é acolher as crianças por meio dessas atividades mais lúdicas, porque, esse espaço é delas”, afirma Mércia.


REFORMA
Todo o telhado de madeira foi substituído por estruturas de ferro e o prédio ganhou acessibilidade e ampliação de salas. Os investimentos não foram somente direcionados a acessibilidade arquitetônica: construção de banheiros adaptados, rampas, etc.

Mas, também na acessibilidade nos espaços mobiliários, carteiras adaptadas, livros em libras, Braille, jogos adaptados e softwares.

“Não são apenas mudanças na estrutura predial, mas sim uma grande transformação no espírito das escolas”, destaca a secretária de Educação, professora Beatriz Soares Nogueira.

HISTÓRIA
Construído em 1958, pelo então prefeito Joaquim Geraldo Correia, a escola é uma das mais antigas de Araçatuba e dispõe de oito salas de aulas que atendem 180 crianças em período integral.

De acordo com a diretora Mércia Costa Vilella dos Reis a adequação dos espaços foi pensada para garantir maior conforto e segurança aos alunos.

“No mês de setembro de 2010 apareceu um problema grave no telhado em uma das salas de aula. Quando fizeram a avaliação descobriram que era necessário um trabalho muito maior. A reforma não sanou apenas esse problema, mas garante a segurança, acessibilidade e conforto para nossas crianças”, explica.

0 comentários: