sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto Recicle Natal movimenta Victor Mazzei


A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com Associação Brasil BSGI, desenvolveu, nesta quinta-feira (25), o projeto “Recicle Natal Sustentável”.

O projeto nasceu de uma parceria com programa Makiguti desenvolvido pela BSGI. O modelo pedagógico do programa defende a felicidade integral da criança.

É uma prática voltada para despertar e resgatar potenciais e habilidades dos educadores para que possam desenvolver uma educação humanística e de criação de valores. Mais de 235 escolas da rede pública estadual e municipal do país já participaram.

EMEB
Nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, as professoras, coordenadoras, educadoras de adjunto infantil do ensino infantil e fundamental, confeccionaram objetos decorativos com tema natalino. Foram utilizadas caixas de ovos, filtro de café, garrafas PET entre outros materiais recicláveis.

As oficinas foram separadas por sala, os participantes são capacitados para posteriormente transmitir para os demais funcionários da escola e principalmente para os alunos os trabalhos manuais sustentáveis.

JAPÃO
“As crianças no Japão na época de 1935 eram criadas para serem bélicos e lutarem na guerra. E o professor Makiguti era contra isso: ele queria crianças felizes e que isso se estendesse nas escolas, no ambiente escolar. Nosso trabalho é mais voltado para cultura, educação e principalmente a paz”, afirma consultora da BSGI Sônia Iwamoto.

A metodologia envolve escola, lar e sociedade no compromisso pela felicidade da criança. A proposta é que a sala de aula seja um local em que brote uma ação criativa de professores e alunos envolvidos num clima de alegria e gosto pela aprendizagem.

“Eu propus para a Secretária Beatriz no sentido de fazer essas oficinas aqui nas escolas municipais de Araçatuba. E o pessoal da área de ensino concordou e gostou bastantes dos resultados. Eu percebi por aqui que é como uma terapia, alguns voltaram a serem crianças. Outra perspectiva legal é materiais como sucata, papelão coador de café usado ser transformados em enfeites para o Natal”, comenta o diretor de departamento de apoio administrativo e financeiro Luiz Carlos Custodio, que coordenou o projeto.






0 comentários: