quinta-feira, 22 de setembro de 2011

89 árvores são plantadas na Emeb Mário de Moura

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil instituiu o dia 21 de setembro como o Dia da Árvore. Essenciais para a vida, as árvores são responsáveis pela vida no planeta, pois elas protegem o solo, as nascentes de rios, lagoas e lagos e ainda por meio da fotossíntese transformam o gás carbônico em oxigênio. As árvores, também, são reguladoras naturais de temperatura.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da sustentabilidade, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), promoveu, nesta quarta-feira (21), o replantio de mudas de árvores na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mário de Moura, localizada no bairro Concórdia.

MUDAS
Oitenta e nove mudas foram plantadas com ajuda das crianças. Entre essas, árvores nativas como ipê e jacarandá, frutíferas como goiaba e pitanga e de arborização urbana como sibipiruna, oiti, arvore da chuva, acácia macratéria e outras. Todas as mudas de árvores foram plantadas dentro da escola.

O evento contou com a presença da secretária da Educação Beatriz Soares Nogueira; do secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas, e da Supervisora de Ensino do Município, Andréa Alves Soares.

As crianças apresentaram danças sobre reciclagem, teatro sobre reflorestamento para os pais e convidados. O quarto ano encantou a todos os presentes a apresentação do teatro de libras, com a linguagem de sinais.

“É muito importante essa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade porque as crianças precisam entender a importância de economizar água, reciclar o lixo, usar menos papel enfim preservar”, comenta a secretária Beatriz Soares Nogueira.

Em comemoração ao Dia da Árvore, no decorrer da semana, será realizada uma série de atividades de preservação ambiental.

COMPOSTAGEM
As equipes da Emeb Mário de Moura desenvolvem um trabalho com as crianças sobre lixo orgânico. Todo o lixo que não dá para ser reciclado é separado com a colaboração das crianças e transformado em adubo.

“As crianças têm a consciência de guardas às cascas de frutas para a compostagem. Antigamente, eles desperdiçavam comida, estragaram as flores, quebravam galhos de árvores e hoje isso não acontece mais. Então houve uma mudança de comportamento e principalmente no bairro, porque agora eles cobram dos pais”, afirma a diretora Márcia Regina de Oliveira.






0 comentários: