segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Projeto Bullying é aplaudido na Assembleia do Estado

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), instituiu, nos dias 23 a 31 de maio, a “Semana de Combate ao Bullying”. O projeto das psicólogas educacionais da Equipe Multidisciplinar da Secretaria da Educação de Araçatuba Luciana Esgalha e Milena Moimaz se refere à implementação do Programa de Combate ao Bullying nas escolas da rede de ensino municipal.

Por causa da iniciativa, a SME recebeu correspondência do deputado estadual Sebastião Santos (PRB), que parabenizou a iniciativa.

DESTAQUE
No elogiado projeto, as psicólogas educacionais também desenvolveram a “Cartilha-Bullying” com informações importantes como identificar quais os tipos existentes, quem os pratica, quais são suas características e como prevenir e erradicar o novo fenômeno social.

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Professora Anna dos Santos de Barros, localizada no bairro Conjunto Habitacional João Batista Botelho, Emeb Professora Sônia Maria Corrêa, localizada no bairro Jardim Pinheiros, e a Emeb Cláudio Evangelista Teixeira, no bairro Jardim Alvorada, foram mencionadas, pelo deputado, pela excelência no desenvolvimento da campanha.

CARTA
“De acordo com estatística nacional, 10% dos alunos de qualquer escola estão envolvidos no bullying e 15 a 20 jovens por ano comentem suicídios por serem vítimas, infelizmente apenas 1/3 dos casos são denunciados”, destaca o deputado no documento enviado à SME.

A carta ainda enfatiza que, “sendo assim, iniciativas como a dos professores e alunos das escolas municipais de Araçatuba, em como a dos psicólogos educacionais que desenvolveram atividades em combate ao bullying merecem aplauso, pois a implementação do projeto na rede de ensino municipal contribui para com para com a conscientização dos alunos de todas as escolas do município, inibindo ocorrências de bullying no local”.

O deputado Sebastião Santos ainda escreveu que “todos os alunos elaboram cartilhas que abordam sobre o tema, posteriormente foram divulgadas em todas as unidades escolares e em local público, com a finalidade orientar pais e alunos quanto ao respeito ás diferenças do próximo, além da publicação os psicólogos educacionais elaboram palestras para orientação quanto a prevenção e erradicação do bullying”.

Face ao exposto, finzalizou o Santos, “este nobre deputado rende congratulações à tão honrada iniciativa que certamente é exemplo para toda população brasileira.”

FELICIDADE
A secretária de Educação de Araçatuba, Beatriz Soares Nogueira, destacou que este reconhecimento é um incentivo para que este e outros projetos continuem sendo desenvolvidos nas escolas municipais.

“O prefeito Cido Sério tem nos orientado a fazer um trabalho que valorize não só a aprendizagem, mas, principalmente, a edificação da cidadania. Recebemos esta correspondência com muita felicidade”, disse a secretária.

0 comentários: