terça-feira, 6 de setembro de 2011

Projeto Carta aproxima as crianças das escolas municipais

Na era da tecnologia e globalização, onde tudo é feito pelo computador, a tradição de escrever e fazer amizades por meio de correspondências escritas a mão e distribuídas pelos Correios está sendo resgatada nas escolas municipais de Araçatuba.


Para isso, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está desenvolvendo o “Projeto Carta”. Ele foi realizado com os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Maria Adelaide Camargo Cardoso, localizada no bairro Antonio Pagan.



O objetivo é o de desenvolver o exercício da escrita, além de proporcionar e a participação afetiva nas relações sociais. Mas além disso, o projeto também tenta manter vínculos entre crianças, escola e família, pois a troca de carta entre pais, alunos e professores é constante. As crianças puderam conhecer, ainda, o sistema da agência de correios.

TRABALHO
“Nós trabalhamos, com as crianças, o passo a passo da elaboração da carta, desde o formato até a troca delas”, afirma a coordenadora Gisely Ribeiro Maciel.



A troca de carta entre as crianças da Emeb também faz parte do projeto, mas a escola foi mais longe e houve troca de correspondências também com os alunos da Emeb Fernando Gomes de Castro, localizada no bairro Água Limpa.

CONFRATERNIZAÇÃO
O envolvimento entre as crianças das duas escolas foi tão promissor que a Emeb Fernando Gomes promoveu, nesta sexta-feira (02), uma confraternização para as crianças.

O evento foi realizado no Pesqueiro Paraíso próximo à escola. O espaço foi cedido pela Cristiane Pereira, que é mãe de aluno. Na ocasião as crianças puderam conhecer com o que trocaram informações e vivenciar um pouco da realidade dos alunos da Emeb Fernando Gomes.



“Os alunos que tinham alguma dificuldade na escrita superam com o projeto porque eles ficavam ansiosos em receber os relatos de como é a vida dos amigos. Isso foi uma motivação no aprendizado”, comenta Gisely Maciel.

FESTA
Além de desfrutar dos brinquedos, as crianças receberam um lanche que a equipe da Emeb Fernando Gomes preparou com cachorro quente, refrigerante, bolo e sorvete.




“A troca de cartas não favoreceu só a produção textual da criança, mas também a troca de experiências, conhecer novas pessoas”, afirma a diretora Nara Leda Franco, da Emeb Fernando Gomes.

0 comentários: