quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Araçatuba dá início à Semana de Ciência e Tecnologia



A Prefeitura de Araçatuba deu início na noite de ontem (17) à Semana de Ciência e Tecnologia, em evento realizado na Escola Municipal “Selma Maria Trevelim de Jesus”, no bairro Engenheiro Taveira. A organização é da Secretaria de Educação (SME) e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) e da Unesp. As atividades acontecerão até o dia 21 de outubro, em conformidade com a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em Araçatuba é a primeira que vez que o evento acontece.

Participaram a secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira, Carlos Farias, secretária da SMDERT, a diretora Marister Vasquez Faleiros, o Dr. Wilson Roberto Poi, vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP, demais secretários, alunos e comunidade.

A I Semana de Ciências e Tecnologia vem ao encontro com os princípios educacionais da SME, quanto ao estímulo ao científico-tecnológico, desenvolvendo o gosto dos alunos pela ciência, tecnologia e inovação, de maneira a disseminar o conhecimento, incrementando o currículo escolar, entre outras atividades, através de experimentação lúdica e interativa.

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012, do Ministério da Ciência e Tecnologia, é "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos". A SME e a Prefeitura Municipal, tendo em vista a preocupação com as questões ambientais, propuseram que as escolas desenvolvessem não somente este tema, como também vários outros que dizem respeito à melhoria das condições de vida do ser-humano.

ESCOLA DO TAVEIRA É DESTAQUE

A abertura da semana aconteceu na Escola Municipal “Selma Maria Trevelim de Jesus” devido ao destaque que a unidade teve na Olimpíada Nacional de Astronomia. Trabalhos desenvolvidos por alunos e professores foram premiados entre os melhores de todo o Brasil. “É um orgulho para nossa escola e pra todo o Engenheiro Taveira receber este evento. Nossas crianças hoje têm as mesmas possibilidades que as que estudam na cidade, não há mais diferenças”, enfatiza a diretora Marister Vasquez Faleiros.

A Escola participou pela primeira vez da Olimpíada. “O maior objetivo não era obter premiações, pois era nossa primeira vez. Porém, o resultado do trabalho refletiu nas notas das provas e 10 alunos foram classificados, sendo o primeiro lugar com a nota 9,5”, destaca.
Também aconteceram apresentações artísticas inspiradas em temas científicos e na natureza, feitas por alunos das escolas municipais Professor Mário de Moura, Professor Darcy Fontanelli e Professora Selma Maria Trevelim de Jesus.

PROGRAMAÇÃO

Nos dias 18 e 19, mais de 600 alunos visitarão o campus da UNESP para participarem da mostra de trabalhos e experiências organizados pelos alunos da graduação. Nos dias 20 e 21, os alunos das Unidades Escolares desenvolverão o Circuito de Experiências Tecnológicas e Científicas, onde contarão com a participação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O circuito ocorrerá na EMEB Euza Neuza Marcondes Lários, local onde estas escolas organizarão seus trabalhos e experiências. Outros mil alunos, aproximadamente, visitarão a escola para compartilharem dos trabalhos dos demais alunos.

Este circuito de Experiências Tecnológicas e Científicas deverá ampliar as informações ao público, através de demonstrações experimentais e atividades interativas, que de certa forma mobilizam a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas ligados à Ciência.

0 comentários: