sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Araçatuba se destaca por Projeto de Inovação Curricular


Exemplo de comprometimento e responsabilidade com o sistema municipal de ensino, a Prefeitura de Araçatuba está sempre apoiando projetos inovadores relativos à formação do cidadão integral, autônomo e participativo. Prova desse comprometimento está no “Projeto de Inovação Curricular”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Muitos estudos e pesquisas foram realizados antes de formalizar o projeto no papel. Após uma minuciosa análise das possibilidades de implementação deste projeto no sistema, a SME expôs a proposta às escolas de Ensino Fundamental e a EMEB Anna dos Santos Barros decidiu por enfrentar o desafio.

Toda sua equipe gestora, corpo docente e funcionários encararam o projeto como uma nova forma de fazer educação. Daí o destaque no evento promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a UNDIME, e o Instituto Paulo Freire, como uma das quarenta experiências mais exitosas promovidas pelos municípios do Estado de São Paulo. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (5).

EVENTO
A secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, a supervisora de ensino, Andréa Alves da Silva e a coordenadora pedagógica da EMEB Anna dos Santos Barros, Edislene Zidioti, foram convidadas para participar, nos dias 20 e 21 de outubro, do “II Encontro Temático do Programa Município que Educa”, na cidade de Garça, em São Paulo.

O evento, que se encontra em sua segunda edição. Ocorrerá em dois dias, em que haverá o intercâmbio das 40 experiências pedagógicas mais exitosas selecionadas no Estado de São Paulo, além de uma palestra com o tema: “Indicadores de Qualidade da Aprendizagem”, ministrada pelo Professor Doutor Ocimar Munhoz Alavarse. Maiores informações podem ser obtidas no site da UNDIME: www.undime-sp.org.br.

PROJETO
O projeto “Inovação Curricular”, que foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e implementado na escola desde 2009, tem como principal objetivo promover um diferencial na organização do currículo escolar, transformando a aprendizagem mais fácil e ampla, no sentido de desenvolver nas crianças habilidades como autonomia, respeito e solidariedade. O intuito é de promover em sala de aula a visão de uma sociedade democrática e de participação ativa.

O desafio de fazer com que as crianças mantivessem o interesse pelas aulas surgiu a partir da observação e valorização de cada criança, individualmente, de acordo com seu ritmo de aprendizagem e experiência sociocultural. A partir disso, as aulas deixaram de limitar-se a matéria dos livros didáticos, incentivando muito mais a participação do aluno durante as aulas e criando um ambiente em que, embora sempre agrupados, as crianças aprendessem desde cedo a respeitar a individualidade do outro.

O sucesso do projeto deu-se pela compreensão de que, não apenas os “conteúdos” em sala de aula deveriam ser inovados, mas sim tornar o aluno participativo da construção da sua identidade, inovando a organização do espaço e tempo escolar, valorizando também a participação da família no processo educacional. A avaliação da atividade é um trabalho processual do aluno, que faz um portfólio, todos os dias, como um diário de bordo, com uma síntese sobre suas aprendizagens (ou dificuldades), que semanalmente é oportunizado em momentos de reflexão nas rodas de conversas.

RECONHECIMENTO
A coordenadora pedagógica da EMEB Anna dos Santos Barros, Edislene Zidioti, ressaltou que o principal ingrediente para o sucesso do projeto foi o comprometimento de toda equipe docente da escola, especialmente da direção, à época representada pela professora Myriam Izilda Fontanelli Ferraz, atualmente aposentada. “Graças a toda a equipe, em especial, nossos professores, o projeto se desenvolveu em excelência” conta a coordenadora em reconhecimento ao corpo docente da escola que “abraçou” a causa.

“Foram eles que incorporaram a idéia e apoiaram a iniciativa, acreditando no aprendizado de forma coletiva e solidária. O mérito são deles que tiveram total envolvimento com a ação e que decidiram com isso mudar a estrutura de todo um método de aprendizado “expõe Edislene. “Com certeza, o professor faz a diferença em nossa escola” ressalta satisfeita, a coordenadora.

A seleção deste relato entre os melhores do Estado de São Paulo demonstra o grande empenho da Prefeitura Municipal de Araçatuba e da Secretaria de Educação em investir em Educação, buscando sempre um trabalho de excelência, enaltecendo ainda mais o nome do município no cenário estadual. A transformação das práticas pedagógicas, com um novo olhar para o processo de ensino e aprendizagem, gerou o fortalecimento do trabalho coletivo e da autonomia dos alunos, trazendo grandes resultados educacionais para a escola e para o sistema.

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