segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia do Livro: Araçatuba investe em Salas de Leitura

No próximo sábado (29) é comemorado o Dia Nacional do Livro. E esta importante ferramenta de transmissão de conhecimento e de entretenimento tem tido cada vez mais uso e espaço nas escolas municipais de Araçatuba. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem uma política intensiva de incentivar o habito da leitura.



E pensando nisso e em proporcionar um ambiente agradável que estimule o desenvolvimento da criatividade e imaginação que a SME tem investido nas salas de leitura. A EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professor Leão Nogueira Filho, localizada no bairro Iporã, por exemplo, inaugurou em novembro a Oficina dos Sonhos.



O espaço conta com livros didáticos, paradidáticos, livros infantis, clássicos, jogos, fantoches e fantasias. Além de ser equipadas com ar condicionado e computadores.

TEATRO

Para estimular a leitura, os professores promovem leitura de livros, caracterização e teatros de fantoches baseados em livros.

“Nós quando idealizamos a sala queríamos que fosse um ambiente agradável, para ser um momento prazeroso para eles. Depois da inauguração da oficina, foi despertada muito mais a leitura nas crianças. As professoras trazem pelo menos umas duas vezes por semana para esse momento”, comenta a coordenadora Sandra Valeria de Silos Lima.



OFICINA DE SONHOS

No período de finalização da reforma, o aluno Isaque de Souza faleceu. Para homenageá-lo, a equipe escolar nomeou “Oficina de Sonhos Isaque de Souza”.

“Foi unanime. Todo mundo concordou em homenagear o Isaque. Não só por ele ter sido aluno, mas porque ele foi um exemplo dedicação. Os pais e a comunidade toda se emocionaram na inauguração” explica Sandra.



A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas.

“Essas salas de leitura são uma extensão das salas de aula. Alguns materiais como fantoches e livros 3D ajudam o professor a enriquecer o ensinamento e o aprendizado, além de propiciar momentos divertidos e prazerosos”, afirma a secretária municipal de Educação Beatriz Soares Nogueira.


0 comentários: