segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Escolas municipais estimulam estudos de Ciência

O sistema municipal de ensino de Araçatuba investe cada vez mais no estudo da Ciência e da Tecnologia no intuito de apresentar para seus estudantes toda a Ciência que move o mundo tecnológico da atualidade. Como continuidade da Semana Municipal da Ciência e Tecnologia, nestas quinta e sexta-feira (20 e 21), na EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Professora Euza Neuza Marcondes Lários, localizada no bairro Hilda Mandarino, preparou-se um grande espaço de difusão deste tipo de conhecimento.






A unidade recebeu, também, material de Astronomia cedido pelo senhor Francisco José da Silva, astrônomo amador, que levou, gentilmente, todo o seu equipamento para exposição e experimentação dos visitantes. Os estudantes de diversas escolas municipais também tiveram condições de mostrar suas produções por meio do Circuito de Experiências Tecnológicas e Científicas que está sendo realizado na escola.




A Secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, destaca que este tipo de atividade é muito importante, uma vez que aguça a curiosidade e a busca do conhecimento por parte das crianças, que passam a ter uma visão mais ampla do tempo em que vivem, buscando intervir em seu meio de forma a transformá-lo. “O prefeito Cido Sério tem nos incentivado a transformar as escolas, cada vez mais, em centros de divulgação do conhecimento e em instrumentos de formação de cidadãos aptos para viver, com sucesso, no mundo digital”, enfatiza a secretária.



SEMANA
A Prefeitura de Araçatuba deu início, na noite de segunda-feira (17), à Semana de Ciência e Tecnologia, em evento realizado na Escola Municipal “Selma Maria Trevelim de Jesus”, no bairro Engenheiro Taveira. A organização é da Secretaria de Educação (SME) e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) e da Unesp.


As atividades acontecerão até sexta-feira (21), em conformidade com a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em Araçatuba é a primeira que vez que o evento acontece.

CIRCUITO
O Circuito de Experiências Tecnológicas e Cientificas conta com a participação das EMEBs de ensino fundamental que organizaram seus trabalhos e experiências em estandes para exposição. Na ocasião os alunos demonstram suas experiências em atividades interativas para os visitantes.

“Desde o momento em que planejamos a Semana de Ciência e Tecnologia, a qual nunca existiu no município, e lançamos a ideia para escolas, elas aderiram. O Circuito é uma exposição das ações que são desenvolvidas nas escolas no decorrer do ano. Para as crianças é muito produtivo e estimulante, elas participam explicando, envolvidos e isso é muito importante”, comenta a diretora do Departamento de Educação e Ensino Ana Cláudia Vasconcelos.

Os temas são ações e projetos realizados pela escola que preservam o meio ambiente: sustentabilidade, bioarquitetura, horta vertical, maquetes de casa sustentável, reaproveitamento da água, métodos de energia renovável, aquecedores solares e compostagem foram alguns dos temas abordados pelos alunos.

VISITA
Ainda como incentivo a este tipo de atividade, na terça-feira (18) e quarta-feira (19), cerca de 600 alunos do sistema municipal de ensino visitaram o campus da Unesp de Medicina Veterinária e de Odontologia, onde puderam conhecer os projetos que estão sendo exposto pelos alunos da graduação.


0 comentários: