segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diretora de escola municipal relança livro científico

A edição atualizada do livro “Jogos na Educação” está sendo relançada, neste mês, pela autora Maria da Glória Lopes, que é diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Herculano de Araújo Ordine, localizada no bairro São Rafael. Ela é bacharel e licenciada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia Clínica e Terapia Corporal.

A obra reúne projetos experimentais realizados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino.

JOGOS
Com base na psicopedagogia, foi diagnosticado, de acordo com Maria da Glória, que muitas crianças e adolescentes sofrem de distúrbios de aprendizagem. A autora relata, então, em seu trabalho, a sua experiência na criação de jogos como metodologia de trabalho psicopedagógico, que visa sanar as dificuldades individualmente apresentadas, relacionando o jogo como tratamento.

“A recente edição foi fruto dos trabalhos desenvolvidos no AEE e no EJA na escola. Reúne os resultados que obtivemos na prática com base na pedagogia e psicopedagogia”, comenta Maria da Glória.

EXPERIMENTAIS
O livro apresenta análises teóricas e trabalhos experimentais que fundamentam o valor cognitivo e social das atividades lúdicas, além de mostrar o jogo como um recurso para o aprendizado. É uma inovação na educação e Secretaria Municipal de Educação (SME) acompanha e apóia essa evolução.

0 comentários: