sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Emeb Lauro Bittencourt discute sentidos e tecnologia

A Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professor Lauro Bittencourt, localizada no bairro Jardim Primavera, em Araçatuba, realizou, nesta quinta-feira (17), a mostra “Sentir a Tecnologia para Perceber o Mundo”.



Os professores trabalharam, com os alunos, a tecnologia e os cinco sentidos do ser humano (olfato, tato, paladar, visão e audição). Cada série ficou responsável por pesquisar e realizar projetos que unam estes dois temas.

TRABALHOS
O 1º Ano ficou responsável em trabalhar com o paladar. As crianças fizeram duas receitas de reaproveitamento de alimentos. Elas desenvolveram um refrigerante de laranja caseiro e o brigadeiro de mandioca.


O 2º Ano ficou responsável pelo olfato. Os estudantes desta série desenvolveram projeto de compostagem, que é utilizado para horta da escola.


O 4º Ano trabalhou com o tato. Em sala de aula, os estudantes pesquisaram toda a evolução da escrita, desde as pinturas rupestres até hoje, com os notebooks e tablets touch screen. A 4ª Série focou o sentido da visão. As crianças pesquisaram sobre a evolução cinema e realizaram um filme curta-metragem.



RÁDIO
O 3º Ano pesquisou sobre a audição e foi trabalhado o rádio como expressão deste sentido. Eles expuseram toda a evolução do rádio, desde a chama Era de Ouro, até a atualidade. Os alunos criaram, inclusive, uma rádio da escola.



“Eles realmente ficaram maravilhados com a evolução deste meio de comunicação. Nós ouvíamos, com eles, rádio novelas, programas antigos e visitamos emissoras. E daí, surgiu a ideia de montar um estúdio e fazer uma rádio para escola. Os alunos ficaram realizados, pois lá fizeram entrevista e locuções. Foi bem gratificante”, comenta a diretora Silvana de Sousa e Souza



LUPA ELETRÔNICA

Desenvolvida pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), a lupa eletrônica auxilia pessoas com deficiência visual de baixa visão, facilitando a leitura de textos e imagens. A Lupa, com um custo baixo, é feita de saboneteira, webcam de boa resolução e rodinhas de carrinhos de brinquedo.



Em parceria com o Sesi Body Evolution, eles desenvolveram uma lupa com pesquisas feitas com algumas crianças da Emeb Lauro Bittencourt. Algumas, inclusive, foram doadas a alunos portadores de deficiência matriculados nesta unidade escolar.

0 comentários: