sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Emeb Maria Ap. Pimentel Ferraz realiza exposição

A Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Maria Aparecida Pimentel Ferraz, localizada no bairro Rosele, realiza, nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), exposição de artes em homenagem à patronesse Maria Aparecida Pimentel Ferraz. A abertura será nesta quinta-feira, às 18h. As crianças irão fazer apresentações de jogral e músicas. Na sexta-feira, os trabalhos ficarão à disposição do público das 8h às 11h e da 13h às 17h.



Esta mostra é o resultado de vários meses de trabalho extracurricular. Desde o primeiro semestre, todas as turmas da escola trabalharam a história de vida de Maria e, agora, estão expondo os trabalhos desenvolvidos em cada sala. Representando os livros de culinária de Maria Aparecida, por exemplo, as crianças fizeram receitas de doce de abóbora e de mamão, além de bolachinha de coco.



Neste período de pesquisa e confecção dos materiais, os professores aproximaram o tema com os conteúdos estudados em sala de aula, utilizando, por exemplo, as receitas como forma de ensinar quantidade, unidades e medidas.

MURAL
Para a exposição, foi confeccionado mural com os livros escritos pela homenageada e também com transcrição de relatos de pessoas que conviveram com ela na comunidade. A família autorizou fotos de Maria Aparecida que retratam as festas que ela realizava na época para arrecadar dinheiro para seus projetos sociais.



A turma do Maternal e do Berçário, do período da tarde, confeccionou flores de tecido com as fotos dos alunos, formando, assim, um mosaico. As crianças das Etapas 1 e 2, do período da manhã, promoveram um horta horizontal com temperos e chás. Os maternais 1 e 2, também do período da manhã, fizeram um trem baseado no livro de culinária das regiões do Brasil.



As Etapas 1 e 2, do período da tarde, construíram uma cozinha feita de material reciclável representando os cursos de culinária que Maria promovia. Por fim, os estudantes das Etapas 2 B e C montaram uma maquete da escola.




MARIA AP. PIMENTEL FERRAZ
Maria Aparecida Pimentel Ferraz nasceu em Bauru no dia 29 de Janeiro de 1928, mas se mudou para Araçatuba em 1957 para trabalhar na Secretaria Municipal de Saúde. Lá, teve contato com famílias necessitadas, que foram o impulso para que ela iniciasse diversos trabalhos voluntários de caridade.

Maria passou a cuidar da alimentação e do vestuário das famílias carentes da periferia. Ensinava como cuidar de hortas e a fazer receitas baratas e práticas. Além de promover campanhas para arrecadar alimentos, roupas e agasalhos.



PROMOÇÃO SOCIAL
Em 1977, ela assumiu o cargo não-remunerado de Chefe da Promoção Social da Prefeitura Municipal de Araçatuba, onde ficou até 1981. Nesse período, realizou um amplo trabalho que até hoje é lembrado como exemplo de eficiência e desprendimento.

“A Maria Aparecida Pimentel Ferraz foi uma pessoa muito importante no bairro Rosele. Para crianças, conhecê-la foi muito importante. Agora, eles sabem que ela foi uma pessoa que representou muito para comunidade, quais seus hábitos, projetos e fisionomia”, comenta a diretora Ana Cláudia Denadai Ribeiro.

0 comentários: