quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, nesta sexta-feira (11), a formatura do projeto Amigos do Zippy na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Egles Gabas, localizada no bairro Vista Verde.


O programa Amigos do Zippy é um programa de Educação Emocional para crianças de seis a sete anos de idade. O objetivo é ensinar as crianças a lidarem com as dificuldades do dia a dia, a identificarem seus sentimentos e conversarem sobre eles, e a explorarem maneiras de lidar com esses sentimentos.

INTEGRAÇÃO
O projeto os incentiva também a interagir com outras pessoas de maneira saudável e a buscar e oferecer apoio quando necessário, a pensar por si mesmos, estimulando um comportamento solidário e expandindo sua capacidade emocional e social.

Vinte crianças do 2º Ano participaram da formação do projeto na Emeb Egles Gabas. Na ocasião, estavam presentes o prefeito Cido Sério, a secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira, a orientadora pedagógica Cláudia Lenira Gimenes Taiacol e os pais dos alunos.



JOGRAL
Os formandos recitaram um jogral e a música “Nunca Deixe De Sonhar”. As alunas do balé municipal apresentaram danças. Os alunos do quarto ano A, quarta série A e B prestaram uma homenagem para Secretária Beatriz.

“Nós estamos buscando medidas para auxiliar nossas crianças a desenvolverem um controle emocional e melhores maneiras de lidar com situações sentimentalmente difíceis. Acredito que nossas escolas se tornarão lugares mais agradáveis e prazerosos de se frequentar, ainda mais para as crianças”, comenta a Beatriz.



NO BRASIL
O Programa Amigos do Zippy foi implementado pelo Centro de Valorização da Vida, entidade que atua há 47 anos oferecendo apoio emocional gratuito. O programa foi iniciado em escala piloto, com 276 crianças de oito escolas da Grande São Paulo, em março de 2004. Uma avaliação profissional foi conduzida e demonstrou resultados animadores, em linha com os que estão sendo obtidos em outros países.

Ao término do piloto, em 06 de novembro de 2004, à semelhança da evolução em outros países, foi fundada a ASEC (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), entidade sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e expansão do programa no Brasil. Atualmente o Programa está presente em 40 cidades, beneficiando aproximadamente 20 mil crianças.

0 comentários: