quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Trabalho Resenha

Depois de estudar a atividade proposta: Resenha, realizamos atividades que foram prazerosas e significativas.

Para iniciar foi apresentada a seguinte questão: Antes de decidir se vai ou não ver um filme no cinema (ou mesmo na TV), você costuma ler resenhas ? Por quê ?

Nenhum aluno sabia o que era resenha, alguns tinham ideias equivocadas, então procuramos o significado no dicionário e chegamos a conclusão de que o objetivo das resenhas é apresentar ao leitor uma avaliação de um filme, de um livro, de uma peça teatral, etc.

Em seguida relembramos sobre nosso passeio ao teatro Paulo Alcides Jorge, no dia 21 de outubro e oralmente os alunos relataram suas experiências vivenciadas naquele dia. Três alunos nunca haviam ido ao teatro e adoraram aquele momento. Até o atraso do ônibus transformou-se em conhecimento, foi muito divertido.

Num outro momento os alunos fizeram a resenha de alguns textos e livros que trabalhamos durante o ano e fizemos uma roda de leitura para que cada um contasse sobre o livro/texto que mais se interessou, recomendando ou não para seus colegas. Mesmo aqueles que não lembravam sobre o que haviam lido, relatavam alguma parte que mais gostaram. Concluímos que houve então um aprendizado significativo. Como Romero Britto fez parte recente das nossas experiências, a leitura de suas obras foram as mais lembradas.

Na reescrita da história contada por eles, corrigimos os erros ortográficos de gramaticais, registrando as descobertas no caderno.

Para finalizar teve a “sessão pipoca”, como novembro é um mês de datas comemorativas, assistimos um filme sobre preconceito, trabalhando assim o Dia da Consciência Negra.

Essa atividade foi desenvolvida no termo I, de acordo com a realidade de cada sala.

Antes do filme alguns alunos dos termos I e II relataram sobre a questão do preconceito, e as professoras fizeram as intervenções necessárias. E ao final do filme dialogamos de forma opinativa.

Na próxima semana faremos a resenha do filme.

Todos adoraram, é o EJA na Rede !!!



0 comentários: