Encerramento da Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado
A Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta sexta-feira (09) o fechamento da formação continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Dentro da grade curricular dos educadores do AEE está previsto 6 horas por semana de estudo e capacitação que é realizado todas as sextas-feiras na Secretaria Municipal de Educação (SME) das 7h ás 13h.
Na terceira semana do mês a reunião é assistida pela equipe de formação Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade Estadual Paulista, de Presidente Prudente, que atualiza os softwares e programas para serem utilizados em sala de aula.
Os alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Henny Ferraz Homem localizada no bairro Ipanema apresentaram o coral em libras, na ocasião estavam presentes a professora e mestre Elisa Tomoe da UNESP Presidente Prudente e a chefe de divisão da educação inclusiva Márcia Húngaro.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Servidores municipais recebem Troféu Caingangue
Cinco servidores da Prefeitura de Araçatuba receberam, na última sexta-feira (9), o Troféu Caingangue. A cerimônia de entrega das honrarias aconteceu no plenário da Câmara de Araçatuba. O objetivo do prêmio é o de valorizar e estimular as ações ligadas às artes, cultura e esporte entre os funcionários públicos municipais da Prefeitura, DAEA e Câmara Municipal. O nome do troféu faz alusão à tribo indígena que habitou a região noroeste paulista no passado.
Este ano, foram premiados Antonio Luceni, Escritor e Artista Visual (Secretaria da Educação); Ignêz Aparecida Bertoloti, pianista e soprana do Coral Madrigal Paralelus (Secretaria de Cultura); Elaine Cristina de Alencar, participante do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras (Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação); Hercílio Galdino da Gama, artesão escultor (DAEA) e Maria Aparecida dos Santos Veronezi, atriz (Câmara Municipal).
O prefeito Cido Sério foi representado pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Evandro da Silva A Câmara foi representada pelos vereador Dr. Nava, Edna Flor, Professora Durvalina Garcia e Tieza. O evento contou com a presença do presidente do Sisema (Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba), Denilson Pichitelli.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Pró Letramento
A Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), participa do programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação.
O Programa é realizado pelo MEC, em parceria com as universidades. A UNESP de Bauru integra a rede nacional de formação continuada no pólo da região de Araçatuba. Eles realizam os cursos de treinamento para tutores e posteriormente realiza o acompanhamento junto ás cidades participantes.
Na quarta-feira (7), foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação a reunião final de ano. Estavam presentes coordenadores pedagógicos (UNESP) do programa Pró-Letramento, Profª Dra Emília Rosa de Mendonça Marques, coordenadora do Pró-Letramento do pólo de Araçatuba Patrícia Bispo de Araújo, Deine Esly Junqueira Hernandes tutora de matemática, Tatiana Pinheiro de Assis tutora de linguagem.
Em Araçatuba o curso foi ministrado pelas tutoras Marina Gracino (matemática) e Cláudia Lenira (alfabetização e linguagem) para professores da rede municipal que se interessaram pelo curso do Pró-Letramento. Neste ano finalizaram em dezembro e receberão certificados de participação de 180 horas, expedido pela UNESP Bauru.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Emeb Joaquim Fernandes realiza exposição de trabalhos
A Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professor Joaquim Fernandes, localizada no bairro Jardim TV realizou, nesta quarta-feira (07), exposição dos trabalhos desenvolvidos em 2011 pelos alunos.
Na exposição, foram apresentados os trabalhos dos alunos ligados às artes e ao meio ambiente. Todas as salas desenvolveram quadros e artesanatos baseados no que foi aprendido em sala de aula.
“A exposição é o resultado dos trabalhos desenvolvidos aqui na escola, dando ênfase sempre no meio ambiente e sustentabilidade. Os pais que nos vistam ficam admirados com o desenvolvimento positivo dos filhos durante o ano letivo. E esse o nosso objetivo, estimular a crescer cada vez mais”, comentou a diretora Rosa Meire Sanches Guerreiro.
Promovendo a sustentabilidade, toda a decoração natalina foi confeccionada com material reciclável. As árvores foram feitas de revista, cartela de ovo e garrafas PET, o presépio montado com filtros de café também encantou os pais e convidados.
FORMAÇÃO
A realização deste trabalho é um dos frutos de um esforço contínuo da Secretaria Municipal de Educação (SME) para promover o pensamento ecológico no sistema de ensino.
Um dos exemplos deste trabalho foi a realização, em agosto, do projeto “Recicle Natal Sustentável”, promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e a Associação Brasil BSGI. Por meio dele, os coordenadores e professores participaram de oficinas de capacitação para trabalhar com objetos natalinos com reciclagem.
Secretaria Municipal de Educação realiza Mostra Cultural
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, entre esta quarta-feira (7) e ontem, no Araçatuba Clube, uma Mostra Cultural que contempla os trabalhos realizados pelos alunos das Escolas de Tempo Integral (ETI) e das duas unidades do Centro Municipais de Formação Integral da Criança e do Adolescente (Cemfica).
O evento é uma parceria da administração com o Araçatuba Clube e com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Ele é composto de apresentações artísticas e trabalhos ambientais, sociais, literários e de informática.
ABERTURA
A abertura do evento, nesta terça-feira (6), contou com a presença do prefeito Cido Sério; da secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira; do diretor de Departamento de Educação Complementar, Marcos Francisco Alves, do CIEE, James Lourenço Júnior e Severino Garcia Figueroa, presidente do Araçatuba Clube.
Durante o evento as crianças, realizaram apresentações musicais como coral e dança. “A gente vê o quanto essas crianças se esforçaram para participar e desenvolveram as habilidades. Tudo isso é resultado do ótimo trabalho que está sendo desenvolvido pelas unidades educacionais participantes”, comenta a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira.
EXPOSIÇÃO
Nas dependências do clube ficaram expostos os trabalhos realizados pelos alunos em crochê, sabonetes, cestas e sacolas de produtos recicláveis entre outros artesanatos.
“A exposição está maravilhosa. Tem coisas que são simples, mas são fantásticas. As crianças precisam de atenção, amor e carinho para se desenvolver e nós temos isso nas nossas escolas. Contamos com pessoas que incentivam o lúdico, a brincadeira, a música para fazer a diferença”, enfatizou o prefeito Cido Sério.