segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PROFESSORAS DO AEE TÊM PALESTRA MOTIVACIONAL

"Olhos, mão, alma e sentimento"

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (25) a terceira HTFC (Horário de Trabalho de Formação Continuada) coletiva do ano, voltada para professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e reuniu as professoras de educação inclusiva e suas orientadoras pedagógicas Elaine Samora, Patrícia Passanezi, Laudinete Néry e a chefe de Divisão da Educação Inclusiva Márcia Húngaro.


Os encontros acontecem às sextas-feiras, das 7h às 13h, e entre os conteúdos estudados estão as quatro áreas das deficiências e o transtorno global do desenvolvimento. Nesta sexta-feira, as professoras assistiram a uma palestra sobre motivação, ministrada pelo professor Odair Nakamune, que trabalhou o tema: “Um novo olhar”. Além da palestra, também foram realizadas dinâmicas. Em seguida, as profissionais foram homenageadas com um vídeo que mostrou fotos de seus alunos.

(As coordenadoras pedagógicas Elaine, Laudinete e Patrícia, a chefe de Divisão da Educação Inclusiva Márcia Húngaro com o professor Odair)


A palestra tratou da importância das professoras na vida das crianças, como exemplificou o professor Odair Nakamune. “Olhos, mão, alma e sentimento. Todas as crianças só pedem um olhar, pois esse olhar pode ser a janela da nossa alma”, disse. De acordo com a professora Chaline Nascimento Salesse, da Escola Municipal Profª Henny Ferraz Homem, a HTFC é importante por vários motivos. “No aspecto psicológico, pois sentimos segurança, no aspecto de formação profissional, pois nos preparamos para o dia-a-dia na atuação do AEE e no aspecto de coletividade, pois assim conseguimos desempenhar um trabalho de equipe”, explicou a professora.

(A professora Chaline e a coordenadora pedagógica Laudinete Néry)

Para a professora Márcia Beatriz Fernandes Prado Alves, da Escola Leda Aparecida Martins, a HTFC foi muito boa, pois veio de encontro com as necessidades do dia. “A reunião foi ótima e a palestra foi muito importante, pois muitas vezes nós precisamos de um estímulo para continuar o nosso trabalho e uma frase de incentivo nos reergue, além de ser um momento de troca de experiências”, completou.

(Dinâmica demostrou a importância das professoras na vida de seus alunos)

A chefe de Divisão da Educação Inclusiva, Márcia Húngaro, define a HTFC como um momento de formação e de troca de experiência. “Durante a HTFC nós procuramos trabalhar as necessidades de cada professor. Nesse momento, o professor também troca experiências com a turma, falando das conquistas e das dificuldades enfrentadas. Na formação continuada, nós realizamos uma hora de aula em libras”, finalizou.

CEMFICA DO JUSSARA TEM AULA DE MÚSICA MARCIAL

Cerca de 25 alunos com idade entre 6 e 12 anos, que frequentam o CEMFICA (Centro Municipal de Formação Integral da Criança) do Jussara, participam das aulas de música para instrumentos de fanfarra, ou Banda Marcial, como trompete, trombone, pratos e surdo, por exemplo. As aulas acontecem em dois períodos, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, e são ministradas pelo professor Flávio Xavier da Costa.


De acordo com o diretor do CEMFICA, que funciona no CSU (Centro Social Urbano), Sandoval Júnio dos Santos, a música proporciona uma maior qualidade de vida para as crianças. “Ela desenvolve a sensibilidade, observação, atenção e memória. Eu fico muito contente em ver os alunos tendo mais esta oportunidade, o que incentiva cada vez que eles frequentem o CEMFICA”, disse o diretor.


TROMPETE E TROMBONE

Aprender a tocar um instrumento de banda marcial como trompete e trombone estimua o aluno, pois dessa forma, os estudantes aprendem a interpretar peças musicais, além de aprenderem técnicas de apresentação em público. Não ter recursos para comprar instrumento não é empecilho para quem quer aprender música, pois o CEMFICA CSU fornece todo o material para a prática dos alunos.


O diretor Sandoval lembra que quem quiser doar instrumentos para prática dos alunos pode procucar o CEMFICA CSU no endereço Rua Raul de Oliveira, nº 180 – Jardim Jussara.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO REALIZA SEMINÁRIO NA ÁREA DE INCLUSÃO

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou hoje na última terça-feira (22) o seminário “Capacitação em Políticas Públicas na Área das Deficiências – Gestão Inclusiva”. O evento é voltado a representantes de secretarias municipais da Prefeitura de Araçatuba e a secretários das cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo (AMENSP).


Uma das participantes, a secretária de Educação de Andradina, Tamiko Inoue, destaca a relevância do evento para a região. “Discutir políticas públicas na área de deficiências é de extrema importância, pois essa prática é muito recente e nós ainda temos muitas dúvidas. Dessa forma, nós podemos trocar experiências”, disse.


Fazem parte da AMENSP 16 cidades, sendo elas: Andradina, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Sud Mennucci, Suzanópolis, Valparaíso. A secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, e o prefeito da cidade anfitriã, Cido Sério, estiveram presentes na aula desta terça-feira.

CONTEÚDO

O Seminário continua nesta quarta-feira (23) na UNIP (Universidade Paulista), das 8hh às 12h e das 13h30 às 17h30. O objetivo é capacitar gestores públicos e da sociedade civil para garantir o direito à cidade a todos os cidadãos, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência na cidade.


Estão sendo discutidos temas como definições de deficiência, história da deficiência e movimentos de luta, concepções, mitos, verdades e atitudes, novo papel das instituições na era da inclusão, desafios do poder público, legislação, documentos e convenções da ONU, ações afirmativas de direitos, estratégias de empoderamento, atuação intersetorial em administrações públicas e exemplos de políticas inclusivas.

ESCOLA MUNICIPAL REALIZA A SEMANA DA PISCINA



A equipe da Escola Municipal Professora Sônia Maria Corrêa preparou uma semana especial para as crianças. Por conta do intenso calor deste verão, está realizando a “Semana da Piscina”, promovendo momentos de grande diversão para os alunos. Duas piscinas foram montadas no pátio ao lado do parquinho para que as crianças pudessem aproveitar o verão.


A coordenadora da escola, Ana Cláudia Bonachini Mendes, explicou que as crianças adoraram a programação e a intenção é desenvolver essa atividade todos os meses. “Cada dia uma turma saia para brincar na piscina. As crianças gostaram tanto que nós pensamos em realizar uma vez por mês a Semana da Piscina, até os alunos do berçário puderam se divertir”, disse.


BENEFÍCIOS



>
Desenvolver atividades com crianças pequenas na piscina, além de refrescante pode trazer vários benefícios, pois contempla aspectos biológicos, motores, psicológicos e cognitivos. Na Educação Infantil, o movimento é um meio para a criança compreender seu potencial e suas limitações. A atividade física é essencial para a realização dos potenciais de crescimento e de desenvolvimento saudável.







quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

AULA INAUGURAL DO PROEJA FIC 2011

O Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza hoje (17) a aula inaugural do PROEJA FIC 2011- Programa Nacional de Integração da Educação Profissional Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada.

A parceria entre o Governo Municipal e o Instituto Federal representa uma possibilidade de aliar elevação de escolaridade com formação profissional, o que deverá ser fator de motivação para os jovens e adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos do primeiro termo.

Os cursos oferecidos são para Auxiliar Administrativo, Auxiliar Eletricista e Auxiliar em Manutenção de Computadores e Instalação Física de Redes. Todos são gratuitos.

Serviço: Aula Inaugural do PROEJA FIC 2011
Data: 17 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Instituto Federal – Campus Birigui
Rua: Pedro Cavalo, 790 – Residencial Portal da Pérola II - Birigui

GOVERNO MUNICIPAL DISTRIBUI 40 MIL UNIFORMES

Pela primeira vez a Prefeitura entrega uniformes a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, assim como fez com os kits escolares em 2009 e 2010. O Governo Municipal adquiriu aproximadamente 40 mil peças de uniformes, entre camisetas com manga, camisetas sem manga, shorts e agendas escolares, que formam o kit que está sendo entregue aos 14 mil alunos da Secretaria Municipal de Educação (SME).


Os uniformes são gratuitos e a SME prevê que até o dia 23 de fevereiro todos os alunos já estejam com o kit completo em suas casas. Um dos destaques do kit é que o material dos shorts não suja facilmente. A secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira, afirma que a ação mostra mais uma vez que o Governo Municipal não mede esforços para oferecer educação e materiais da melhor qualidade. “Não estamos fazendo favor, pois educação de qualidade, com profissionais preparados e material de apoio de qualidade é uma obrigação que estamos cumprindo com o máximo de rigor. É assim que trabalhamos, fazendo o melhor para que nossas crianças tenham possibilidades de se tornarem bons cidadãos”, ressaltou a secretária.


IGUALDADE DE OPORTUNIDADE

Para o prefeito Cido Sério o fator fundamental que motivou a aquisição dos uniformes é a questão de dar igualdade de oportunidades para todas as crianças da rede. “Os uniformes são iguais para todos os alunos, novos, bonitos, e isto coloca a criança mais pobre no mesmo nível das demais. Nós estamos também priorizando a segurança, pois o uniforme identifica que a criança é um aluno da Rede Municipal para a comunidade”, enfatiza o prefeito, que participou da entrega dos uniformes da Escola Municipal Fausto Perri, no Jardim Alvorada, nesta terça-feira (15). Os pais dos alunos receberam os kits e agradeceram o prefeito pela iniciativa. “A agenda escolar também é uma forma de aproximar os pais da escola, para que participem mais da educação dos filhos”, enfatiza o prefeito.


A secretária de Assistência Social Cidinha Lacerda fez a entrega dos uniformes na Escola Municipal Jacinto Guilherme de Moura, no bairro Pedro Perri. Cidinha também ressaltou a importância do uso do uniforme para a segurança das crianças, que ficam devidamente identificadas quanto estão a caminho da escola. “Uniformizando nossos alunos estamos proporcionando igualdade a todos e garantindo mais segurança, pois a comunidade nota uma criança com uniforme se ela estiver fora da escola”, diz Cidinha.



MATERIAL ESCOLAR


Desde 2009 o Governo Municipal de Araçatuba distribui aos alunos das escolas municipais o material escolar básico de uso individual e coletivo, como itens de papelaria, livros didáticos, mochilas e estojos. Esse ano o material escolar será entregue de acordo com a necessidade de cada criança. Materiais como caderno, lápis de escrever, borracha e lápis de cor serão entregues aos alunos nos próximos dias. Para os novos alunos que ingressarem na rede municipal serão distribuídos todo o material necessário, incluindo as mochilas .

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ESCOLA APOSTA NA FORMAÇÃO DE LEITORES EM 2011

A Escola Municipal Professor José Machado Neto, do bairro São José, iniciou as atividades nesta segunda-feira (7) com grandes expectativas. Em 2011, a Unidade Escolar pretende trabalhar o incentivo à leitura com os alunos. Com várias mudanças, inclusive na parte da infra-estrutura, a escola começou o ano letivo de 2011 em festa, com uma recepção calorosa de boas vindas para os alunos.

O projeto de leitura já foi iniciado pelos professores. “Formar leitores é um dos nossos objetivos, pois acreditamos que o ato de ler deve ser algo mágico, que traga momentos de devaneios e criação, por isso iniciamos o ano letivo com o Projeto de Leitura e Fantasia”, explica a diretora Tânia Ribeiro Vicente Sobrinho.

No quesito pedagógico o projeto de leitura é a grande aposta da José Machado para este ano e as expectativas para os frutos que vai gerar são grandes, principalmente por que este é um ano especial para a escola. Ela comemora, em agosto, os primeiros 20 anos de fundação e a equipe garante surpresas para a celebração do aniversário.

O coral, outro grande projeto, já está se programando para iniciar suas atividades. O musical “Os Saltimbancos” já pode ser ouvindo entre os espaços da escola, cantarolado pelos alunos em grandes ensaios. A dedicação para efetivar a leitura na Escola Municipal José Machado Neto é uma política pedagógica que o Governo de Araçatuba está implantando em todas as unidades escolares. O Projeto Araçatuba Leitora, lançado no ano passado, tem como objetivo implantar definitivamente a leitura como um hábito cotidiano nos alunos, ressaltando a importante participação dos pais na formação dos filhos.

REFORMA

O prédio da escola passa por uma grande reforma. Segundo a diretora as salas já estão com laje e o vestiário também e a preparação da parte elétrica já foi iniciada. “A construtora tem correspondido às expectativas”, acrescenta Tânia. A ampliação da escola (construção de mais duas salas) foi solicitada em virtude da alteração do ensino para nove anos. Com a estrutura antiga a escola teria dificuldades em atender a comunidade. A construção do vestiário e arquibancada na quadra trarão mais lazer e bem estar para os alunos e darão garantias para que os Projetos de Esporte e aulas de Educação Física se desenvolvam com qualidade.

No Governo Municipal de Araçatuba, a educação ocupa um lugar central. Seu papel vai além da educação formal de sala de aula. O conforto e dignidade humana dos alunos são prioridades, juntamente com um ensino de qualidade.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ALUNOS DO MAZZEI INICIAM ANO EM NOVO PRÉDIO

Com a volta às aulas na Rede Municipal de Ensino, aproximadamente 14 mil alunos compareceram às escolas na manhã desta segunda-feira (07). Para os alunos da Escola Municipal Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, o retorno foi muito especial, pois enquanto a unidade passa por uma grande reforma, que visa conforto, segurança e acessibilidade, os alunos foram transferidos para o complexo esportivo do Estádio Adhemar de Barros, onde funciona o curso de Educação Física do Unitoledo.


As crianças foram recepcionadas com muito carinho e atenção por toda equipe da escola, que acomodou todos nas salas de aula. As salas têm ar-condicionado e muito espaço para realização de atividades. Hoje os alunos puderam conhecer o ginásio e as dependências da faculdade.



A professora do 2º ano, Clarice Siqueira, explica que os alunos estão se adaptando muito bem à mudança. “As crianças estão muito felizes, pois aqui tem muito espaço para as brincadeiras e as salas de aula são muito bem estruturadas, eles simplesmente adoraram. Eu tenho certeza que será um ótimo ano”, disse.




OFICINAS

O Mazzei é um das escolas que funciona em tempo integral e as atividades continuam acontecendo normalmente. A diretora da escola, Mércia Costa Vilella dos Reis, fala sobre esta adaptação por conta da reforma. “Serão disponibilizados alguns espaços da faculdade, como a sala de dança e a biblioteca, além das salas de aula. Nesses locais serão realizadas oficinas de dança, literatura infantil, artes e jogos matemáticos. A transferência dos alunos não trará nenhum prejuízo, muito pelo contrário, pois eles estão adorando”, explicou.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ESCOLAS MUNICIPAIS VOLTAM ÀS AULAS

A Rede Municipal de Ensino voltou às aulas hoje (7). A chegada de um novo ano letivo representa a continuidade de uma longa caminhada e mais uma vitória a ser conquistada. As Escolas Municipais receberão aproximadamente 14 mil alunos em 2011. A expectativa da equipe e dos pais é de que este seja um ano de grandes realizações, com ampliação de projetos, implantação de outros e a construção de mais cinco unidades de Ensino Infantil, investimento do Governo Municipal por meio do PAC-2 que abrirá mais 1150 vagas para crianças de zero a cinco anos.


No período das férias, a Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou melhorias e ampliação na estrutura de várias escolas, entre elas a José Machado Neto, Antônio Rodrigues Neto e Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei. Outra novidade é a contratação de 140 profissionais para o cargo de professor de Educação Básica (PEB I). Todas essas ações prezam pelo bem estar das crianças, com ensino de qualidade.


Na Escola Municipal Sérgio Esgalha os alunos se divertiram com a cama elástica durante as boas vindas. A unidade foi decorada com enfeites e balões coloridos. As professoras realizaram atividades recreativas com os alunos, envolvendo até os do berçário. "Nossa intenção é recepcionar as crianças da melhor forma possível para que elas percebam que a escola é um ambiente tranquilo e divertido, promovendo interação entre os novos alunos com os funcionários. É importante também que os pais sintam que seus filhos são queridos e que estarão bem cuidados", destacou a diretora.

SEMANA DE PLANEJAMENTO

No dia 1º de fevereiro os professores da Rede Municipal retornaram às escolas, onde estiveram durante toda a semana realizando o planejamento anual. Nesse período foi estabelecida a programação para volta às aulas, atividades a serem realizadas com as crianças, distribuição das turmas, organização das salas, elaboração do plano de ensino, e momentos de estudos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, essa semana de planejamento é importante, pois reforça a linha de educação de qualidade traçada pelo Governo de Araçatuba. “Sabemos que a qualidade do ensino depende de professores preparados, por isso a organização e o planejamento das escolas tem o cuidado de atender a todas as áreas educacionais, visando contribuir com idéias inovadoras e motivadoras para o trabalho do dia-a-dia em sala de aula, além de dar subsídios para aprimorar as técnicas de ensino”, disse.

EDUCAÇÃO REÚNE PROFISSIONAIS EM AULA INAUGURAL

O Governo de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã da última sexta-feira (4) a abertura do ano letivo com a Aula Inaugural 2011, que aconteceu na Comunidade Evangélica de Araçatuba. O evento reuniu professores, diretores, funcionários e autoridades.


A secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira desejou um bom retorno a todos e ressaltou algumas conquistas e ações realizadas desde 2009. “Hoje contamos com a formação continuada de funcionários, equipes de gestores e docentes, vale-alimentação e aprovação do Plano de Carreira. Este fortalecimento nos permite dar um passo a mais em direção ao projeto de construção da Cidade Educadora dos nossos sonhos”.


O prefeito Cido Sério fez questão de participar de mais um evento da Educação. “Desejo que em 2011 possamos acolher mais e mais nossos alunos. Nós trabalhamos para garantir um ensino de qualidade com igualdade de oportunidades a todos”. A secretária municipal de Assistência Social Cidinha Lacerda também esteve presente e desejou um bom ano letivo aos educadores. “Um bom retorno às aulas e que vocês tenham um ano muito produtivo”. O presidente da Câmara Municipal, vereador Cido Saraiva, também deu boas-vindas aos profissionais.


Nos dois últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação obteve grandes conquistas, que tornaram Araçatuba referência na região. A secretária Beatriz Nogueira pontuou vários itens importantes: construção de duas escolas nos assentamentos, reforma de 22 escolas, entrega do kit escolar e do uniforme, aprovação do Plano de Carreira, implantação de projetos como Fazer em Cantos e Amigos do Zippy, Conferência Infantil para o Meio Ambiente, recursos para Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre outros.


“Nós realizamos uma educação de vanguarda, com alto padrão de excelência. Trabalhamos para valorizar o ser humano. Cada profissional que está aqui, nessa aula inaugural, é fundamental para efetivar o nosso projeto da Cidade Educadora. É importante que todos saibam que ainda há muito para fazer. Um ótimo ano e que possamos trabalhar muito mais em 2011”, finalizou a secretária.

REFORMA EM ESCOLA TRARÁ BENEFÍCIO AOS ALUNOS

A Escola Municipal Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei é palco de uma grande reforma iniciada no mês de janeiro. A obra é geral, incluindo a troca de todo o telhado de madeira por estruturas metálicas, ampliação de salas, readequação de demais espaços e criação de acessibilidade, um problema que a antiga escola enfrentava devido aos seus inúmeros degraus. O investimento é de aproximadamente 1 milhão de reais.

De acordo com a diretora Mércia Costa Vilella dos Reis a adequação dos espaços foi pensada para garantir maior conforto e segurança aos alunos. “No mês de setembro apareceu um problema grave no telhado em uma das salas de aula. Quando fizeram a avaliação descobriram que era necessário um trabalho muito maior. A reforma não vai apenas sanar esse problema, mas garantir a segurança, acessibilidade e conforto para nossas crianças”, explica.

Está sendo feita a substituição da estrutura de madeira do telhado por uma metálica, pintura interna e externa, implantação de gradil externo, adequação das salas de aula, cozinha, biblioteca, pátio principal, reparações elétricas, entre outros. As rampas de acessibilidade também estão incluídas.

SEGURANÇA

Por conta da obras, os 180 alunos de 1ª a 4ª série foram transferidos para o complexo esportivo do Estádio Adhemar de Barros, onde funciona o curso de Educação Física do Unitoledo. A medida foi tomada em consenso com o Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica). O critério para escolha do local foi a capacidade para comportar as atividades escolares e a localização.

A diretora Mércia ressalta que a transferência dos alunos não causará prejuízo pedagógico. “Antes de qualquer coisa, nós pensamos no bem estar dos nossos alunos, e eu posso garantir que não haverá prejuízo ou defasagem na aprendizagem, pois as crianças serão acomodadas nas salas de aula da Unitoledo. Elas possuem ar-condicionado e uma ótima estrutura e os dois ginásios de esporte do local estarão disponíveis para eventuais atividades físicas e atividades complementares. Serão utilizadas também as dependências do Estádio Municipal, incluindo o campo e a cozinha”, destacou Mércia.

ESCOLAS DÃO IGUALDADE DE OPORTUNIDADE

Araçatuba possui dois assentamentos, que são fruto de uma luta histórica de famílias vinculadas ao Movimento Sem Terra (MST). Nesses locais residem famílias que vivem da cultura agrícola e para que seus filhos estudem com maior comodidade, o Governo de Araçatuba inaugurou no dia 1 de dezembro de 2010 duas escolas, uma no assentamento Chico Mendes e uma no Hugo Herédia.


De acordo com a secretária municipal de Educação, Beatriz Soares Nogueira, o investimento em educação cresceu nestes dois anos. “Nós fomos além do que a lei exige, que é 25% do orçamento. O prefeito Cido Sério priorizou a qualidade do ensino, com novos projetos, melhorou a infraestrutura e as escolas dos assentamentos foram implantadas”, destaca. No assentamento Chico Mendes, o investimento foi de R$ 258 mil para Escola Municipal Dra. Zilda Arns Neumann, e no assentamento Hugo Herédia, foram investidos R$ 91 mil na Escola Adriano Goulart Arrueé.


As duas unidades atendem, juntas, a aproximadamente 100 alunos com idade a partir de quatro anos. No prédio adaptado foi feita nova pintura, instalação elétrica, cobertura especial que diminui o calor, reforma do piso e novas salas de aula, tudo com acessibilidade. As crianças agora têm mais conforto e segurança para realizar as atividades.


A secretária destaca ainda os benefícios que essas escolas trazem aos moradores dos assentamentos. “Há uma grande melhora na qualidade de vida de todos. Antes as crianças precisavam se deslocar até Engenheiro Taveira e hoje estão bem mais próximas de suas casas e de suas famílias. As horas que passavam dentro de um ônibus agora são investidas em educação e lazer. Para os pais, é um alívio ter os filhos por perto”, enfatiza a secretária.


Para a diretora de divisão de Ensino, Ana Cláudia Vasconcelos, com a construção das escolas o Governo Municipal atingiu uma importante meta. “O principal é gerar igualdade de oportunidades. O ensino nos assentamentos tem a mesma qualidade de todas as escolas municipais da área urbana. Cumpre-se também a legislação, que prevê que as crianças estudem em escolas próximas às suas residências, o que contribui para a qualidade de vida da família e de toda a comunidade”, conclui.

ARAÇATUBA É REPRESENTADA EM CONGRESSO EM CUBA

O Ministério da Educação de Cuba realizou, entre os dias 23 e 28 de janeiro, o “Congresso Internacional de Pedagogia 2011”, que aconteceu na cidade de Havana, capital do país. O evento reuniu profissionais de várias partes do mundo em um programa multidisciplinar, com a realização de apresentações de artigos científicos, mesa-redonda, debates, além de visitas às instituições de ensino de Havana, conhecidas mundialmente por sua eficiência. Em 1961, após realizar uma campanha nacional de alfabetização, Cuba tornou-se o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo.


O Congresso coincidiu com as comemorações dos 50 anos desta vitória cubana, que mantém até hoje o índice com ensino gratuito, inclusive o universitário. Araçatuba esteve representada pela secretária de Educação, Beatriz Soares Nogueira, e pela estudante do 3º ano de Pedagogia da Fundação Educacional Araçatuba (FEA), Rosana Moraes de Sousa. Também participaram autoridades da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), CEAAL (Conselho de Educação de Adultos da América Latina) e da própria ONU (Organização das Nações Unidas).


O Congresso teve três mil inscritos, que apresentaram trabalhos científicos, contando com professores mestres e doutores, e um seleto grupo de dez estudantes, entre eles a araçatubense e aluna da FEA, que escreveu seus artigos sobre o Projeto Fazer em Cantos, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. Rosana explica a importância de participar desse evento. “No Congresso houve maior participação de professores, poucos alunos apresentaram trabalhos, e isso serviu muito para que eu pudesse continuar nesta caminhada acadêmica. As palestras e oficinas foram ótimas, regadas de conteúdos ricos, com renomados escritores”, diz Rosana. Ela destaca que, um dos pontos mais marcantes que pode perceber em Cuba é o comprometimento que os alunos e os professores têm com a educação.


A secretária Beatriz ressalta que esse Congresso trouxe várias experiências positivas. “Participar do Congresso Internacional de Pedagogia em Cuba foi uma experiência incomparável, pois a educação de lá é de excelência reconhecida. Tive a oportunidade de conhecer vários projetos e ideias novas para aprimorar o nosso trabalho”, diz. Beatriz enfatiza também a importância de conhecer uma nova cultura. “Outro ponto importante foi a troca de experiências com outros países. Lá nós conhecemos representantes da Venezuela, México, Noruega, Chile, entre outros países, além de aprender um pouco mais sobre a cultura de Cuba. Fiquei muito feliz quando visitei algumas escolas e percebi que eles também utilizam os métodos do Projeto Fazer Em Cantos, promovendo a autonomia das crianças, e isso mostra que nós estamos no caminho certo”, finalizou a secretária, que custeou todas as despesas de sua ida a Cuba.


Para Rosana o evento foi muito significativo. “Apresentei dois artigos científicos, um que retrata a questão da inteligência e do preconceito, e outro que partiu de uma experiência vivenciada do estágio na Escola Municipal Alice Couto de Morais, onde pude conhecer o Projeto Fazer em Cantos e me apaixonei. Tomei a decisão após participar de uma semana acadêmica que tivemos da faculdade e, por meio de um amigo, fiquei sabendo do congresso em Cuba. Ousei inscrever os dois artigos e, graças a Deus, os dois foram aprovados”, detalha a estudante.

(A secretária Beatriz realizou uma visita técnica em uma escola em Havana)

O Governo Municipal investe em Educação por acreditar que essa é a única garantia de construção de um futuro melhor. A valorização dos profissionais, que têm liberdade para desenvolver projetos inovadores, amplia a visão de mundo das crianças, que trabalham os mais diversos temas aliados ao conteúdo formal do processo educativo. Iniciativas propostas pelo prefeito Cido Sério, como presentear os 15 mil alunos da Rede Municipal de Ensino com livros infantis, mostram a preocupação do Governo em prestar o melhor serviço de educação às crianças de Araçatuba. O Projeto Fazer em Cantos é reflexo desta política, que foi exemplo em um Congresso Internacional.

AULAS DA EJA INICIAM HOJE

Com o intuito de oferecer boas condições para a formação educacional de jovens e adultos, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia o ano letivo com novidades para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas ainda estão abertas e os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, na Rua São Paulo, 728, Vila Mendonça, ou qualquer Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB). Para efetuar a matrícula é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. As pessoas que não tiverem documento devem apresentar esse comprovante.

Segundo o diretor do Departamento de Educação Complementar, Marcos Francisco Alves, “é importante que essas informações cheguem a todos para que aqueles que não foram alfabetizados se motivem a estudar. Vale lembrar que os alunos que não tiverem documento podem trazer um comprovante de residência para realização da matrícula”, disse. As aulas acontecem em dois horários, no período da tarde das 13h às 17h e no período da noite das 18h30 às 22h.

MERENDA

A partir deste ano, os alunos da EJA contarão com mais um benefício: o jantar. A refeição será servida em todos os intervalos das aulas, a partir do próximo dia 7. O jantar será preparado por funcionárias do Serviço de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Educação e da empresa ERJ Administração e Restaurantes de Empresas Ltda.

Segundo Alves, a refeição é necessária, pois muitos alunos trabalham e não têm tempo para jantar em suas casas antes de ir para a escola. Ele ressalta ainda que o município é responsável somente pela EJA de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, ficando sob responsabilidade do Estado as turmas do Ensino Médio. As aulas são ministradas em 12 locais, sendo nove escolas municipais de Educação Básica, além da igreja Ágape, AMA (Associação de Amigos do Autista) e CR (Centro de Ressocialização).

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e que não tiveram a oportunidade de estudar antes.

PARCERIA COM O INSTITUTO FEDERAL

A parceria entre o Governo Municipal e o Instituto Federal – Campus Birigui faz parte do PROEJA FIC 2011 - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada, que representa uma possibilidade de aliar elevação de escolaridade com formação profissional, o que deverá ser fator de motivação para os jovens e adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos do primeiro termo.

As inscrições do processo seletivo para ingresso nos cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores integrada às primeiras séries do Ensino Fundamental foram prorrogadas até o dia 11 de fevereiro. O Governo Municipal, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Instituto Federal Campus Birigui, oferecerá três modalidades de ensino profissionalizante para os alunos do Termo I, que devem se inscrever na Secretaria Municipal de Educação ou nas escolas municipais Anna dos Santos Barros (Pinheiros) e Hélia Pinholi Mungo (Morada dos Nobres), das 8h às 17h.

Com duração de dois anos, as aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, sendo que há possibilidade de atividades programadas aos sábados pela manhã. Os cursos oferecidos são para Auxiliar Administrativo (diurno- 40 vagas), Auxiliar Eletricista (Noturno - 60 vagas) e Auxiliar em Manutenção de Computadores e Instalação Física de Redes (Noturno - 60 vagas). Do total de vagas para cada curso, 20 estão reservadas para alunos da EJA de Araçatuba, sendo as demais para Birigui e Penápolis. Todos são gratuitos.

Para efetuar a inscrição o aluno já matriculado na EJA deve levar uma cópia do RG, CPF, Certidão de Nascimento, declaração de renda, comprovante de residência, carteira de trabalho, holerith ou outro meio que comprove a renda familiar e comprovante de matrícula no primeiro termo da EJA, formulário de inscrição e questionário social preenchidos, que podem ser retirados nos locais de inscrição. A classificação geral dos candidatos, bem como as informações sobre as matrículas, serão divulgadas dia 14 de Fevereiro, a partir das 16h, no site www.ifsp.edu.br.

Escolas municipais e outros locais com EJA:

• EMEB Anna dos Santos Barros • Jardim Pinheiros
• EMEB Francisca de Arruda Fernandes • Jardim Santana
• EMEB Lauro Bittencourt • Jardim Primavera
• EMEB Fausto Perri • Jardim Alvorada
• EMEB Hélia Pinholi Mungo • Bairro Morada dos Nobres
• EMEB Maria de Freitas Souza • Bairro Vilela
• EMEB José Herculano de Araújo Ordine • Bairro São Rafael
• EMEB José Machado Neto • Jardim São José
• EMEB Selma Maria Trevelin de Jesus • Engenheiro Taveira
• Igreja Ágape
• Associação AMA
• CR (Centro de Ressocialização)

EDUCAÇÃO OFERECE BOLSAS DE ESTUDO

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), abriu inscrições a candidatos interessados em bolsa de estudo para o ano letivo de 2011. O período de inscrições iniciou no dia 1º. As vagas são para as etapas da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora Aparecida e ao curso de Educação Física do Unitoledo - Centro Universitário Toledo.

Os candidatos que se interessarem pelas vagas deverão apresentar documentos como atestado de matrícula original nessas instituições, comprovante de residência atualizado, título de eleitor, comprovante de renda familiar, cópia da declaração do imposto de renda, certidão do Cartório de Registro de Imóveis de Araçatuba, da existência ou não de bens, cópia do RG e cópia do certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Se o candidato tiver menos de 18 anos, os documentos devem ser apresentados pelos pais ou responsáveis.

PRAZO

A SME receberá as inscrições até o dia 28 de fevereiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na rua São Paulo, 728, bairro Vila Mendonça. Ainda não há uma quantidade exata de bolsas, já que é preciso, primeiramente, que as escolas conheçam o número total de matriculados para depois calcular o percentual de bolsas de estudo.

A distribuição das bolsas será determinada pelo nível de carência do candidato e obedecerá os seguintes critérios: renda do candidato e familiar, comprovação de bens, de despesas e de dependentes. A comissão encarregada de análise e julgamento poderá visitar as casas dos candidatos a fim de aferir suas reais condições financeiras.

GRUPO DE CATIRA SE APRESENTA EM LOURDES

O grupo de Catira “Novos Araçás” esteve na cidade de Lourdes (SP) a convite do prefeito Franklin Quirino para a inauguração do Centro Cultural da cidade “Francisco Merline”. O nome do local é uma homenagem ao morador lourdense, que foi muito conhecido na região como um grande catireiro.

Acompanhados por uma das responsáveis pelo projeto, Cláudia Colli, o grupo de Araçatuba foi carinhosamente recebido. O “Novos Araçás” é um projeto do Governo Municipal de Araçatuba, desenvolvido pelas secretarias de Educação e Cultura. “O nosso projeto recebe elogios, pois conseguimos resgatar uma cultura com a qual muitas pessoas se identificam”, disse Cláudia. O município de Lourdes já foi conhecido como a “terra da catira”.

Histórico do grupo “Novos Araçás”

O Grupo de Catira “Novos Araçás” foi criado em 2009 por meio de um projeto desenvolvido pelas Secretarias de Educação e Cultura, com o objetivo de resgatar e tornar popular novamente esta manifestação da cultura caipira. Hoje o grupo é composto por dez integrantes, entre professores de Educação Física e Artes da rede pública municipal e violeiros profissionais, além de pessoas da comunidade, tendo como missão divulgar e incentivar a dança catira para toda a sociedade.

O grupo tem participado de diversas apresentações de destaque: apresentação no show do cantor Sérgio Reis; da dupla João Carreiro e Capataz; da dupla Hugo e Tiago; na festa do Peão de Barretos em 2010; na festa agropecuária de Rio Preto e dos eventos da Queima do Alho de Araçatuba.

O Governo Municipal incentiva todas as manifestações culturais, criando oportunidades para que todos possam mostrar seus trabalhos e resgatando elementos enraizados na cultura da nossa região, como a catira.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VÍDEO COM IMAGENS HISTÓRICAS DE ARAÇATUBA



Um video raro com imagens históricas da cidade de Araçatuba. Entre elas, a Linha do trem, o centro da cidade, a praça Rui Barbosa, o Zoológico, o Country Club, a construção da Prefeitura Municipal, entre outras.