sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Educação: Transporte faz mais de 800 viagens em 2011

2011 foi um ano marcado, para as crianças do sistema de ensino de Araçatuba, por viagens e passeios a lugares como zoológicos, parques, circos, usinas, museus e empresas. Foram atividades que contribuíram para a formação cultural dos estudantes. Mais de 800 vezes o transporte foi solicitado à Prefeitura de Araçatuba, neste período, para atender as escolas municipais e até estaduais.



A coordenadora da Escola Estadual Altina Moraes Sampaio, Sueli Regina Garcia, exemplifica o valor deste atendimento destacando como foram importantes as visitas ao cinema e a viagem para São Paulo com os alunos. A unidade escolar fica no Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida.

“Nós temos o Projeto Cinema pelo qual, a cada bimestre, levamos os alunos para assistir filmes. E a Prefeitura de Araçatuba colaborou muito fornecendo o transporte gratuito. A viagem para São Paulo também foi uma experiência inovadora. Lá, nós levamos nossos alunos para teatros e museus. Foi bem enriquecedor sair dos muros da escola”, destaca Sueli.



SAINDO DA ROTINA

A experiência de sair da rotina escolar, muitas vezes, são as únicas chances que algumas crianças têm, inclusive, de conhecer novos lugares e fazer um passeio cultural.

“Nossas crianças aqui do Cemfica são bem carentes. Elas têm poucas oportunidades. Quando fomos ao pesqueiro, por exemplo, foi a primeira vez que muitas delas viram o rio Tietê”, comenta o diretor do Cemfica CSU, Sandoval Junio Gonçalves dos Santos.



ZOOLÓGICO

As crianças da Escola Municipal de Educação Básica José Herculano de Araújo Ordine, localizada no bairro São Rafael, visitaram o zoológico municipal de Bauru. “A viagem foi a culminância do projeto do meio ambiente que fizemos no primeiro semestre. Foi interessante porque as crianças viram de perto tudo aquilo que foi trabalhado em sala de aula sobre a fauna e flora”, afirma a coordenadora Sueli Aparecida Bombonati.




“Iniciativas como esta, de retirar a criança do contexto escolar de uma maneira pensada, elaborada, proporciona uma visão mais ampla e positiva do mundo” afirma a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação Luciana Esgalha.

0 comentários: