sexta-feira, 30 de março de 2012

Araçatuba participa da Olimpíada de Língua Portuguesa


Araçatuba participará da terceira edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa” que é um projeto do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Sintec e Fundação Itaú Social. O projeto auxilia na formação contínua dos professores na área de Língua Portuguesa e, principalmente, auxilia na leitura e escrita dos alunos.

Durante essa semana, coordenadoras das escolas do ensino fundamental da rede pública que se inscreveram receberam orientação sobre o trabalho em sala. Elas têm a função de levar esse aprendizado para as professoras, para que essas possam trabalhar com os alunos em sala.


A OLIMPÍADA
A Olimpíada de Língua Portuguesa acontece somente nos anos pares, enquanto nos anos ímpares acontece a orientação dos técnicos formadores de casa cidade. O objetivo do projeto é que os professores e alunos enfrentem as dificuldades da Língua Portuguesa com uma metodologia simples.O município deve aderir ao projeto, assim, os professores podem cadastrar a sua escola no portal do MEC e receber as orientações do seu técnico formador.

São trabalhados que envolvem quatro gêneros textuais: poemas, crônicas, memórias e artigos de opinião que são divididos a duplas de séries (do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio).

OFICINAS
Durante três meses serão realizadas oficinas com os alunos e serão selecionados os textos produzidos nas escolas para a Fase Municipal. Outra seleção será feita para a Fase Estadual, depois para a Fase Regional e na Fase Final, que acontece no final de 2012, serão escolhidos em Brasília 20 textos vencedores.

“É um grande movimento nacional em torno da leitura e da escrita, mas o nosso foco não é a premiação em si. Mas o foco é fazer com que as escolas e professores assimilem a metodologia do trabalho proposto, que são os gêneros textuais e a sequencia didática, e passem a utilizar isso no seu dia a dia”, diz Antonio Luceni, que é o técnico formador de Araçatuba.

ARAÇATUBA NA OLIMPÍADA
Araçatuba é uma das poucas cidades que aderiram 100% ao projeto na edição anterior. O ensino municipal trabalhará com o 5º as atividades da “Olímpiada de Língua Portuguesa” com o gênero poema a partir da próxima semana.

“Em 2011, numa reunião dos secretários da educação das grandes cidades, eles perguntaram quais cidades haviam aderido 100% ao projeto e apenas três levantaram a mão e Araçatuba era uma delas. Isso nos enche de orgulho” diz Beatriz Nogueira, secretária Municipal de Educação.

Lembrando que as escolas municipais de Araçatuba têm até essa sexta feira (30) para se inscreverem na Olimpíada.

0 comentários: