quarta-feira, 18 de abril de 2012

Carteiro visita escola para ilustrar projeto de leitura

Um carteiro visitou a escola Alice Couto de Moraes, no Paraíso, nesta segunda-feira (16). A visita faz parte do projeto “Contos, cantos e encantos”, realizado na escola como uma adaptação da proposta “Fazer em cantos” da Secretaria Municipal de Educação (SME) para valorizar a leitura.


As professoras de cada sala escreveu uma carta assinando como personagens de Contos de Fadas. O carteiro de verdade fez a entrega das mesmas, tendo também interagido com os alunos.



O LIVRO
A atividade foi baseada no livro “O carteiro chegou”, da editora Companhia das Letrinhas, em que um carteiro entrega cartas a vários personagens de Contos de Fadas. O carteiro que visitou a escola incorporou bem a personagem do livro, tendo até compartilhado um chá durante a entrega das cartas, similar a história.



Além de trabalhar o lado lúdico das crianças, também pode ser percebida a valorização do profissional, pois a curiosidade e interação das crianças mostrou a admiração pela pessoa “carteiro” e sua importância.

PROJETO
O projeto “Contos, cantos e encantos” tem o objetivo de estimular o desejo e o gosto pela leitura, atingindo o universo sensível da criança resgatando o interesse dos alunos pelos Contos de Fadas.



“Primeiro fizemos a pesquisa para saber se os pais eram leitores. Nisso percebemos a necessidade de fazer um trabalho específico com as crianças”, diz Sandra Sanches, coordenadora da escola Alice Couto.


Foram lidos vários contos de fadas e cada classe escolheu um para confeccionar suas mascotes. Serão trabalhadas histórias como “Chapeuzinho Vermelho”, “Peter Pan”, “A bela e a fera”, entre outras. As atividades escolares serão ligadas aos trabalhos do projeto.

0 comentários: