quinta-feira, 12 de abril de 2012

Escola realiza plantio de horta para consumo dos alunos

Na manhã desta terça-feira (10), alunos da escola municipal Deodato Isique, na Vila Aeronáutica, realizaram a plantação de uma horta na própria escola. Esse projeto já foi realizado com sucesso no ano de 2011 na escola e retorna com mais conhecimentos aos alunos participantes.



Os canteiros foram construídos em formato de uma flor. Isso traz o lado lúdico do trabalho e ajuda na divisão das obrigações de cada turma. Cada parte da flor é de responsabilidade de uma sala. As crianças cuidam desde a preparação do solo até a colheita. As verduras são utilizadas na merenda escolar, fato que fomenta a importância da participação dos alunos no cultivo.







Eles acompanham esse processo de plantação, crescimento. Também colhem essas verduras e se alimentaram delas. Então, também, é um incentivo para a criança comer verduras”, disse a coordenadora da escola Marisa Pacheco Silva.




“Nós sorteamos, no ano passado, um aluno de cada sala para que pudesse levar as verduras para consumir também em casa. É um incentivo também aos pais para uma alimentação mais saudável”, conclui Marisa.


PARCEIROS
A escola tem como parceiras as secretarias de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) e do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) que forneceram desde as informações básicas para se manter a horta até as sementes e auxílio no plantio.


Para Eurípides Cesário, técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial (SDA) ,além do lado lúdico, que é o cuidado com a horta, as crianças aprendem a importância do alimento.




“Nessa idade, é mais significativo esse trabalho”, diz Eurípides, que informou, também, que para o próximo semestre, começarão um projeto de compostagem com o lixo orgânico das escolas que possuem hortas, realizando uma agricultura mais natural.

0 comentários: