terça-feira, 10 de abril de 2012

Grupo de professoras estudará desenvolvimento infantil


A Secretaria Municipal de Educação, por uma iniciativa do setor de Orientação Pedagógica do Ensino Infantil, promoverá um grupo de estudos chamado “Desenvolvimento infantil e conhecimento de mundo: concepções, saberes e práticas”. Esse grupo beneficia exclusivamente professoras do Ensino Infantil da rede pública de Araçatuba.

Baseando-se em pensadores como Piaget, Vygotsky, Wallon e Gardner o estudo do grupo terá relação entre prática e teoria.

“A gente entende que é necessário fornecer a formação, dar subsídio a esses professores para que possam colocar uma prática significativa em sala de aula”, diz Deise Machado Silva, orientadora pedagógica infantil.

VISÃO DETALHADAS
O tema abordado terá o objetivo de trazer às professoras uma visão detalhada do que é uma criança, o que faz e como acompanhar seu desenvolvimento de acordo com a faixa etária.

“Saber o desenvolvimento de cada faixa etária, perceber a criança como um todo; entender a necessidade do brincar, entender a criança como um ser que brinca, age, se socializa, se relaciona e que precisa de um olhar específico”, detalha Deise.

CADERNO DE MEMÓRIAS
Durante o grupo haverá um caderno de memórias onde as professoras poderão escrever a cada encontro suas angustias, lembranças e esperanças enquanto professoras de educação infantil.

O grupo iniciará as atividades nesta quarta-feira (4) a partir das 18h30. Em nove encontros e uma atividade complementar, com três horas de duração cada, as professoras terão 30 horas trabalho prático e teórico para cada faixa etária: desde berçário, quatro meses de idade, até às crianças de cinco anos.

0 comentários: