terça-feira, 24 de abril de 2012

Grupo estuda instalação obrigatória de bibliotecas

Na manhã dessa quinta-feira (19), as coordenadoras e diretoras das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino se reuniram na Secretaria Municipal de Educação (SME). Todas participaram do Grupo de Estudos de Leitura e Literatura Infanto-juvenil, visando estabelecer adequações das escolas à Lei de nº 12.244/2010.

 A Lei estabelece que toda escola, seja pública ou privada, deve ter uma biblioteca a disposição dos alunos, disponibilizando no mínimo um título por aluno matriculado na mesma.


“Araçatuba, se antecipando a esse movimento, em 2009 começou a discutir essa questão da presença do livro e da literatura na rede municipal de ensino. Já que a leitura é a ‘espinha dorsal’ de toda a escola ou pelo menos deveria ser”, explicou Antonio Luceni, que é orientador do grupo.

A lei ainda estabelece o prazo de 10 anos, ou seja, até 2020 para a adequação das bibliotecas caracterizadas por um acervo de livros, materiais videográficos e demais documentos registrados para consulta e estudos dos alunos.

TEMA DA SEMANA

O Grupo de Estudos de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil acontece desde 2009 e realiza suas reuniões toda quinta-feira com duração de três horas, sendo que a cada semestre abordam um tema diferente. Nesta semana o estudo foi sobre a seleção dos acervos, que devem ser escolhidos de acordo com que imprime a realidade dos alunos.

“As escolas precisam vislumbrar as necessidades e carências que cada comunidade e cada criança têm. Esse olhar influirá nas obras e autores escolhidos e isso tudo vai traduzir de algum modo, as preocupações da comunidade escolar com um todo”, diz Luceni.

USO CORRETO

Em sua apostila, o grupo recebe explicações teóricas e práticas sobre o uso do livro correto para mudar a realidade do ser humano, analisando suas relações e como ele vê outros seres humanos a sua volta.

“Por essas questões serem significativas e relevantes para aquele determinado grupo de pessoas
(comunidade), é que a biblioteca surtirá o efeito prático”, afirma Luceni. Para a próxima reunião o assunto será sobre organização do acervo, com explicações de como e por que é importante a organização da biblioteca para o uso dos alunos.

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