sexta-feira, 20 de abril de 2012

Para comemorar Dia do Índio, Cemfica visita aldeia

Para comemorar o Dia do Índio (19 de abril), o Centro Municipal de Formação Integrada da Criança e do Adolescente (Cemfica) Ary Bocuhy, do bairro Água Branca, promoveu uma atividade especial essa semana. Os alunos do 3º, 4º e 5º ano visitaram a aldeia Icatu, localizada na cidade de Braúna, na região de Penápolis.

A aldeia possui somente uma escola, que atende a 15 alunos que estudam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental até o 5º ano. Nessa escola, além de aprenderem o Português, as crianças também estudam as línguas indígenas Caingangue e Terena.

ARTESANATO

Os alunos do Cemfica conheceram os artesanatos feitos pelos índios, objetos que os índios usavam antigamente e fizeram uma trilha pela mata onde se divertiram em pontes e em balanços e cipós nas árvores.

Segundo Rita Minari, coordenadora do Cemfica, as atividades relacionadas ao Dia do Índio foram iniciadas anteriormente com os alunos por meio de leitura e criação de textos. As crianças também assistiram a documentários e fizeram colares típicos.

“Isso é importante para eles conhecerem nossas origens, a importância do artesanato e entenderem que tudo que nós sabemos hoje vem dos índios, desde comidas até remédios”, finalizou Rita. No final da visita, os alunos da escola de Braúna apresentaram danças indígenas e um coral aonde cantaram músicas em português e nas línguas indígenas.


A ALDEIA

Na aldeia Icatu vivem 38 famílias de origem indígena, que moram em 32 casas de alvenaria que foram feitas pelo governo do estado. Além da escola, a aldeia possui um posto de saúde para atendimento de emergências e uma igreja.

0 comentários: