terça-feira, 17 de abril de 2012

Profissionais renomados executam formação ao AEE


O Atendimento Educacional Especializado (AEE) forneceu, nesta sexta-feira (13), mais uma formação com profissionais renomados às suas professoras. A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SME) com os temas de “Avaliação do Deficiente Intelectual” e o “Uso da tecnologia na educação”, onde as professoras puderam interagir com os palestrantes de maneira dinâmica e, principalmente instrutiva.

A pesquisadora associada a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Aline Veltrone, falou sobre as avaliações que se pode fazer em alunos para identificar deficiências e apresentou seus estudos avaliando o trabalho de inclusão educacional.

“A conquista dos diretos das pessoas com deficiência é uma luta que vem acontecendo há muito tempo. E um dos questionamentos deles é que a sociedade sempre impôs que eles eram os deficientes. E eles advogam que não”, explicou Aline, que salientou, também, o fato de o real deficiente ser a sociedade.


“Quando dizemos que a sociedade é deficiente é porque ela não garante os espaços para que as pessoas, independente de sua deficiência, possam participar da sociedade, ir e vir, ter emprego, fácil acesso e qualidade de vida” conclui Aline.

TECNOLOGIA
O palestrante Celso Tatizana, criador do software “Visual Class” (em português, aula visual) apresentou o programa que foi gerado para criar aulas multimídias de qualquer disciplina utilizando todos os recursos do computador como vídeos animações, música e jogos educacionais.


O programa já está sendo utilizado em mais de 70 cidades e com crianças com diversos tipos de deficiências e dificuldade de aprendizagem.
“Como é uma coisa lúdica e as crianças gostam, a aula ganha uma atratividade maior motivando o trabalho da criança. Uma ferramenta que apresentam bons resultados na educação especial”, avalia Celso.

USUÁRIOS
O software já tem mais de um milhão de usuários na área da educação, incluindo professores e alunos de escolas públicas e privadas, sendo o único programa de criação de aulas que é indicado no guia do MEC.


Celso, que também escreveu o livro “Criando aulas multimídias no Visual Class”, para instrução e informação sobre o programa, acredita que a tecnologia só vem a acrescentar conhecimento à educação.


“Tenho absoluta convicção de que a tecnologia colabora para melhorar a educação, mas uma tecnologia utilizada da maneira correta. Não basta ter os computadores, mas deve haver uma aplicação pedagógica correta dos mesmos. Sem dúvida, a tecnologia é um diferencial que ajudará o Brasil dar um salto nos índices educacionais”, finalizou Celso.

0 comentários: