terça-feira, 22 de maio de 2012

Aluno circense faz apresentação de despedida em escola


A escola Anna dos Santos Barros, no bairro Pinheiros, se despede de uma aluno circense nesta sexta-feira (18) com uma apresentação de circo para as crianças da escola. O aluno Flávio Silva, de seis anos, está na cidade há mais ou menos um mês com o “Circo Bremer” e fará uma apresentação aos colegas a partir das 16h, levando um pouco do circo para dentro da escola.





A experiência de ter uma criança de circo na escola está emocionando e encantando a todos, desde alunos até os próprios funcionários. Até domingo instalado na Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, em Araçatuba, o circo na próxima semana partirá para outra cidade, e Flávio, que somente neste ano já passou por mais de 10 escolas, terá que se adaptar novamente a um novo ambiente escolar.



APRENDIZAGEM

Flávio nasceu no circo e é o palhaço mascote da trupe, mas como qualquer criança normal frequenta escolas regulares permanecendo em média somente 20 dias em cada escola. Segundo sua professora, Marilisa Vendrame, as mudanças constantes de escola não prejudicaram a aprendizagem de Flávio, que, atualmente, está na mesma fase de aprendizagem das outras crianças da sala e até acima de alguns.



“Nós fizemos uma avaliação de imediato com ele para ver o que ele já sabia e o que precisava ser trabalhado. Numa sondagem inicial vimos que ele está no mesmo nível das outras crianças e já está quase alfabetizado”, diz Marilisa.





A professora citou também sobre a importância que os pais dão para a educação de Flávio, enfatizando que ele nunca ficou sem apresentar a tarefa de casa feita e está sempre uniformizado. Para Marilisa, que se emocionou ao falar, o aluno se socializou muito rápido na escola e a bagagem cultural que ele trouxe encantou todos os colegas de classe.



CIRCO E ESCOLA

No circo vivem mais de 20 crianças em idade escolar. E para não atrapalhar os estudos e incentivar a socialização deles os pais não costumam colocar as crianças na mesma escola, procurando pelo menos horários diferentes.



Evelyn Silva, mãe de Flávio, falou que no seu tempo de escola tinha muita dificuldade para estudar e que hoje fica feliz em passar por uma cidade como Araçatuba, onde o ensino é de qualidade.



“É complicado chegar nas escolas e não seremos aceitos. Agora numa escola como essa aqui, a gente não tem nem vontade de levar a criança embora”, relatou a mãe, sendo ela quem ajuda Flávio a estudar nos períodos de viagens enquanto não encontram uma escola.



VIDA NORMAL

O pai Flávio Silva, diz não cobrar trabalho do filho e sim estudo e, que assim como as crianças da cidade brincam de casinha as crianças lá brincam de circo, montando pequenas lonas no terreno. O pai também elogiou muito a educação em Araçatuba.



“Minha mãe é professora de educação infantil em Santa Catarina e quando eu falei que o Flávio recebeu material, mochila e uniforme da escola ela ficou surpresa. É bom ver que existe uma cidade que tem verba bem aplicada na educação das crianças. É a melhor escola que ele já estudou”, finalizou o pai.

0 comentários: