terça-feira, 22 de maio de 2012

Educação mobiliza estagiários para formação continuada

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), deu início, nesta semana, à capacitação dos estagiários que atuam nas escolas do Ensino Fundamental que funcionam no período integral. O município mobilizou os estagiários com o objetivo de melhorar os já excelentes resultados obtidos nas oficinas realizadas com as crianças.




“É de fundamental importância que o estagiário, que trabalha com as oficinas, tenha não somente a formação acadêmica, mas também uma formação continuada como esta executada pela SME”, diz Ricardo Luís Andrade, coordenador de estagiários da secretaria.



APRIMORAMENTO

Segundo Ricardo quando um trabalho como esse é realizado com seriedade a qualidade do ensino muda. “Os benefícios são múltiplos. Tanto o estagiário passa a aprimorar seus conhecimentos, quanto as crianças serão beneficiadas na escola”, explicou.



Ricardo falou também da importância dessa capacitação para dar um suporte à criatividade dos estagiários, tornando as oficinas mais atrativas para as crianças. “Essa capacitação atende não só a parte teórica, como também a parte prática. A cada encontro, os universitários realizarão atividades práticas e lúdicas que posteriormente poderão utilizar com as crianças nas escolas”, analisou.




TEMAS ESPECÍFICOS

Os encontros foram divididos por áreas específicas, sendo esta primeira reunião, realizada na segunda-feira (14), somente com os estagiários das oficinas de arte participaram. “Ao longo do ano concluiremos o curso abrangendo todas as áreas trabalhas nas escolas”, finalizou Ricardo.



Para o orientador da primeira reunião, Antônio Luceni, os estagiários precisam de modelos para pensar nas suas práticas pedagógicas futuras e esses modelos devem ser teóricos e práticos.



“Aqui puderam aprender mais sobre teóricos da arte e educação do país assim como vivenciar, por meio de atividades práticas, as formas de apresentar a oficina para as crianças de acordo com a realidade escolar”, explicou Luceni.







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