terça-feira, 22 de maio de 2012

Educação promove curso sobre desenvolvimento educacional



A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está promovendo um curso de formação denominado “Ação-reflexão-ação: da criança ao aluno”. Ministrado nas segundas, terças e quartas-feiras, desde o dia 07 de maio, o treinamento se estenderá até dia 06 de junho. O objetivo é promover a melhor integração das ações educacionais nos mais diferentes níveis de desenvolvimento das crianças.




“Quando nós pensamos em compor esse grupo, nosso foco foi a transição da criança da Educação Infantil pra o Ensino Fundamental. São dois níveis distintos de ensino e a criança deve ser preservada para que não passe por grandes rupturas nesta fase de sua vida, onde ela ainda é uma criança, mas em pleno desenvolvimento da alfabetização e do letramento” explicou Raquel Silazaki, que é Chefe de Divisão de Orientação Pedagógica do Ensino Fundamental.



Beneficiando cerca de 150 professoras da rede de ensino, as atividades visam a troca experiências entre os professores e, principalmente, a organização e planejamento das sequencias de aprendizagem dos alunos. O curso é ministrado pelas próprias equipes de Orientação Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental na sede d Unesp no bairro Dona Amélia.



RESPEITO

Para as orientadoras, esse aprendizado facilitará o desenvolvimento da criança, pois nas transições, os professores respeitarão o que a criança já aprendeu e, dando sequencia na evolução didática, verificarão o que ainda precisam avançar no aprendizado. Tudo isso fazendo com que as transições aconteçam de forma tranquila, segura e com qualidade.



Segundo Raquel essa passagem de níveis exige postura e conhecimentos do professor. O curso trabalhará com os professores dos dois níveis a fim de formar adequadamente o corpo docente e amenizar possíveis problemas para os alunos durante essa passagem.



“Vamos tratar de questões próprias das práticas dos professores. Isso faz com que tenhamos um conhecimento aprimorado, um entendimento de como ocorre o desenvolvimento da criança em torno da leitura e escrita. E isso faz com o que o trabalho do professor cresça e, logicamente, a educação do município ganha qualidade em com isso”, diz Raquel.



0 comentários: