terça-feira, 22 de maio de 2012

Escola leva "higiene bucal" para dentro da sala de aula

A escola municipal de Araçatuba, Francisca Arruda Fernandes começou, nesta segunda-feira (14), uma ação interna que leva o tema higiene bucal para dentro da sala de aula. Por meio desta iniciativa, a dentista da escola comparece nas salas de aula com vários materiais para explicar e interagir com os alunos sobre os cuidados que devem ter com os dentes.


“Estou ensinando formas de higienização, como a maneira correta de escovação e como passar a fio dental. Explico também sobre os alimentos que prejudicam os dentes e, principalmente, apresento a eles toda a evolução da cárie e as formas de prevenção”, diz Lilian Pignatta que é ortodontista e faz o atendimento dos alunos da escola.



ATENDIMENTO

Na escola Francisca Arruda Fernandes, o atendimento dentário é prestado há vários anos. As crianças recebem atendimento de prevenção e tratamentos de problemas bucais. “É muito importante que as crianças aprendam a higienizar corretamente os dentes, pois isso auxilia até no tratamento já que só trabalharíamos com a prevenção”, explicou Lilian.


Esse trabalho dentro de sala se torna um aliado a aprendizagem das crianças com relação à higiene bucal, pois os materiais apresentados aguçam a curiosidade dos alunos tornando a captação da mensagem mais forte para eles. “A curiosidade deles auxilia na recepção das informações. Eles mostram interesse sobre o assunto e isso é muito bom” finalizou a dentista.



PARA A VIDA

Esse tipo de informação é válido para a criança até fora da escola, onde a dentista não pode acompanhar. Os atendimentos fornecidos na escola favorecem os alunos e os pais que, assim, contam com a escola para cuidar da saúde bucal do seu filho.




“Às vezes, a criança vem com dor de dente para a escola e sabemos que os pais muitas vezes não têm tempo para levá-lo ao dentista. Mas os alunos atendidos no consultório dentário da escola recebem um tratamento completo da dentista e um acompanhamento para a prevenção”, diz Ester de Castro, diretora da escola.






0 comentários: