sexta-feira, 25 de maio de 2012

Formação continuada do AEE tem parceria com Unesp


A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, na última sexta-feira (18), a apresentação da proposta para formação continuada das professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Essa formação é uma parceria com a Unesp de Presidente Prudente que desde 2011 traz palestras com doutoras da área de Educação Inclusiva.




A doutoranda Formação contínua de professores, Danielle dos Santos, veio apresentar a proposta partindo das ideias que as professoras têm sobre determinados conceitos e sobre as necessidades de cada aluno que elas atendem para produzir os Objetos Educacionais necessários.



“A proposta é de que as professoras que atuam no AEE de Araçatuba não só conheçam Objetos Educacionais como tenham a oportunidade de produzir esses objetos”, diz Danielle.



TECNOLOGIA

Segundo ela, Objetos Educacionais são softwares, vídeos, simulações, experiências, arquivos de som e de imagem que são usadas mediante a tecnologia para ensinar um determinado conceito para as crianças especiais.



Na palestra as professoras foram separadas em grupos e estudaram divididas por deficiências ou áreas de interesse. A orientação geral apresentada por Daniella foi sobre como elaborar o designer pedagógico, que é a primeira etapa da elaboração do objeto.



“Os Objetos Educacionais trabalham a interatividade, as relações interpessoais e a parte lúdica da criança, a gente pode propor cenários desenhos sons, aonde essas crianças terão a oportunidade de interagir com esse objeto. E isso é algo de muita importância para os alunos especiais, pois eles não só vão receber informações como também vão interagir com esse objeto.





Danielle adiantou que de maio a dezembro serão realizados encontros mensais para direcionamento dos Objetos Educacionais de cada professora e no final do ano está prevista a apresentação desses objetos, aonde elas vão apresentá-los para todas as colegas.



“Fora isso, vamos também trabalhar com temas específicos como Transtornos Globais de Desenvolvimento e Áudio Descrição e com esses softwares vamos agregar o conteúdo ao objeto que cada professora está elaborando”, diz a palestrante.



PARCERIA

Essa parceria para a formação das professoras do AEE surgiu por intermédio da professora Elisa Tomoe Schlünzen, que é coordenadora do Centro de Promoção para Inclusão Digital e Social da UNESP de Presidente Prudente. Elisa esteve em Araçatuba pra dar uma palestra sobre Educação Inclusiva e fez a proposta para as coordenadoras do AEE, que imediatamente aceitaram e, desde 2011 realizam essa formação continuada.



Danielle declarou que não existem iniciativas de formação continuada específica para os professores do AEE, assim, como em Araçatuba. Sendo esse um grande diferencial, pois as professoras têm um momento semanal onde são trabalhados conteúdos sobre as habilidades que elas devem exercer com os alunos especiais.




“E além dessa formação continuada elas tem a oportunidade de construir algo da parte da prática delas. O AEE é fundamental para a educação inclusiva. E se existe aqui uma iniciativa de agregar a prática à formação para beneficiar os alunos, isso é um marco na história da Educação Inclusiva”, finalizou Danielle, que afirmou ser esse o maior motivo para a parceria acontecer.





0 comentários: