sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projeto leva alunos à sede de jornal da cidade





A Escola Municipal de Ensino Básico Cláudio Evangelista Teixeira, do bairro Alvorada, realiza, com os alunos, o projeto “Os encantos da leitura”. Para enriquecer as atividades, a escola realizou visitas à sede do jornal Folha da Região para que os alunos conhecessem a importância do jornal impresso e aprender mais sobre sua rotina de produção.

Na sede do jornal, as crianças conheceram a redação aonde os jornalistas trabalham e a área de impressão e distribuição do jornal. Nestes locais, aprenderam sobre como as pautas são levantadas no período da manhã, como os jornalistas apuram as informações ao longo do dia e como as notícias são redigidas e diagramadas nas páginas no período da noite.

No parque de impressão, conheceram as máquinas rotativas aonde o jornal é feito no papel. Elas ficaram encantadas com o tamanho da impressora e com a forma em que ela é manuseada.

NA TV
As crianças também conheceram o estúdio de TV do Canal 21, da Net, aonde são feitos e gravados programas como o “Cidade Aberta” e “Questão de Opinião”. No estúdio, que pertence à Folha da Região, tiveram contato com as câmeras e a ilha de edição, aonde as imagens são geradas, editadas e enviadas para as casas.



A proposta da Secretaria Municipal de Educação (SME) “Fazer em cantos” deu embasamento para a realização deste projeto “Os encantos da leitura”. Dele, traz a parte lúdica do ato de ler, dando ênfase ao hábito saudável da leitura para a diversão e formação da cidadania.

DESPERTAR
Segundo a coordenadora da escola Deborah Basso, com as visitas a teatros, passeios para leitura, e outras atividades realizados projeto, as crianças despertaram o interesse pela leitura aliando conhecimento geral e curiosidade sobre o conhecimento.

“O que a gente percebe é um interesse maior pelo livro, pela leitura e um maior cuidado ao manusear um portador de texto (livros, revistas, jornais e outros)” diz Deborah.

BAÚ ENCANTADO
Paralelo a essas atividades externas, dentro de sala de aula são feitas várias ações para incentivo à leitura. Uma delas é o “Baú encantado” onde a cada semana uma sala tem a sua disposição um baú cheio de livros e fantoches.

O projeto continua durante todo o ano letivo trabalhando com vários tipos de textos, tendo dado ênfase ao jornal nesse primeiro bimestre e a partir de agora partindo para a leitura de histórias em quadrinho e poemas.

0 comentários: