terça-feira, 22 de maio de 2012

"Sarau de poesias" nas escolas convida alunos a leitura

A escola municipal Euza Neuza Marcondes Lários, do bairro Hilda Mandarino, tem usado a poesia entre seus alunos. O tema, que tem sido trabalhado em sala de aula, se transformou em um “Sarau de poesias”. O evento, ocorrido na última sexta-feira (11), a serviu como convite aos alunos para apreciar o gênero literário.



Na ocasião, alunos, funcionários, convidados e pais puderam apresentar poesias e encenações que encantaram todos os presentes. “As crianças apresentam as poesias que eles mais se identificam”, diz Mariline Albanez, coordenadora da escola.




INCLUSÃO

Um ponto interessante do evento foi a apresentação de uma poesia recitada por uma aluna e descrita em libras por um aluno deficiente da escola. O trabalho com este estilo de texto auxilia no projeto para as “Olimpíadas de Língua Portuguesa”, sendo uma forma interativa de apreciação dos alunos de variadas formas de poemas.




“Por termos alunos deficientes, também é trabalhada a linguagem de Líbras dentro da sala de aula. Com isso, a inclusão é feita com os alunos em geral, pois não somente os deficientes, mas todos os outros alunos aprendem essa linguagem”, concluiu Mariline.



POESIA E MÚSICA

A escola Alice Couto de Moraes, do bairro Paraíso, também executou na sexta-feira um Sarau de músicas e poesias que contou com apresentações dos alunos. Para promover e estimular a interesse dos alunos houve essa junção.



“A gente percebeu um interesse maior pela poesia com essa mistura. O hábito de leitura aumentou entre os alunos. Pelo resultado positivo vamos realizar mensalmente esse Sarau”, diz Sandra Sanches, coordenadora da escola Alice Couto.




0 comentários: