segunda-feira, 4 de junho de 2012

'Catira e Folia de Reis na Escola' faz apresentação especial

Os grupos das escolas que fazem parte do projeto “Catira e Folia de Reis na escola” se apresentarão entre os dias 02 e 05 de junho, a partir das 19h30, no Teatro Castro Alves. Numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o projeto "Catira e Folia de Reis na escola" resgata a cultura caipira já esquecida outrora.


Atualmente, participam do projeto cerca de 200 alunos de 13 escolas da Rede Municipal de Ensino que recebem os monitores e realizam ensaios semanais. Além das crianças do ensino municipal, a Prefeitura tem parceria com a APAE e o Instituto de Cegos Santa Luzia, onde os monitores realizam ensaios com grupos de dez participantes em cada instituição.



PARTICIPAÇÃO

Os grupos de dança da APAE, do Instituto dos Cegos Santa Luzia e o grupo de Dança Catira “Novos Araçás”, que representa Araçatuba em eventos regionais, também farão apresentações especial no evento.



Todos os grupos de dança realizam ensaios ainda nesta semana, das 14h às 16h, no Teatro Castro Alves. Devido às instalações do teatro os convites para o evento são limitados, sendo assim, serão distribuídos aos familiares dos participantes dos grupos e autoridades.



EXTINÇÃO

Em 2009, em um levantamento dos grupos folclóricos, foi identificado peloCentro de Tradições Culturais de Araçatuba somente um remanescente da Dança Catira, sendo ele um senhor de 68 anos. Estando essa dança cultural praticamente extinta, o projeto "Catira e Folia de Reis na escola" foi criado para resgatar e reconstruir a cultura regional.


0 comentários: