segunda-feira, 4 de junho de 2012

'Chá de encantos' leva família para sala de aula

A escola Alice Couto, no bairro Paraíso, realizou, nesta sexta-feira (1)º, um evento que está levando os pais para dentro da sala de aula. O “Chá de encantos” é um momento em que um familiar de um aluno pode comparecer na escola e apresentar alguma atividade para toda a sala.


Toda sexta-feira cada sala de aula recebe um familiar que conta histórias, faz atividades de criação e desenho, danças, e interage com a sala de um modo geral, participando o quanto puder do dia de aula.


“Para montar o projeto pensamos em como trazer os pais para participar mais da vida escolar dos filhos além das reuniões. Daí, toda a equipe pensou em um evento que os colocasse ativamente dentro da sala de aula”, explicou a coordenadora da escola, Sandra Sanches.



SEGURANÇA

Após as atividades, o convidado do dia compartilha um chá com a classe, inspirado no livro base do projeto pedagógico da escola, “O carteiro chegou”. Nesse livro, um carteiro entrega cartas a vários personagens de contos e sempre compartilha um chá em cada entrega. Com isso, a escola já tem obtido resultados positivos com relação aos pais.


“Nós percebemos nos depoimentos das mães que elas estão mais seguras com relação à escola. Com isso a família conhece mais a escola, o professor e as atividades realizadas em sala”, diz Sandra.



UNIÃO

Jaqueline Batista, mãe da aluna Ana Elisa, sempre conta histórias para a filha e resolveu apresentar histórias de livros infantis aos coleguinhas da filha. Ela diz ter gostado muito das atividades realizadas e que unir a família com a escola é muito importante.


“Eu acho que toda escola tem que ter uma atividade que faça essa união: família e escola”, diz a mãe.



HISTÓRIA DE VIDA

Já o senhor Hermes Dias, avô do aluno Vinícius, resolveu contar sua história de vida às crianças de forma educativa. Hermes é carpinteiro e árbitro de futebol. Ele utilizou as regras do jogo para instruir as crianças quanto às regras da vida, passando um pouco do conhecimento que adquiriu com suas experiências.


“Na minha infância eu não tive isso e expliquei isso a eles. Antigamente pai e mãe nos mandava trabalhar e hoje não. Essa relação família e escola fortalece a criança, esse diálogo entre os dois ambientes melhora a criança em vários sentidos”, garantiu Hermes.





0 comentários: