segunda-feira, 4 de junho de 2012

Formação visa unir atividades do AEE com a sala regular


A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), forneceu, nessa sexta-feira (25), uma formação ao AEE (Atendimento Educacional Especializado) buscando unir os trabalhos do atendimento com as atividades em sala regular. Para isso, a equipe de Orientação Pedagógica do Ensino Fundamental marcou presença com uma palestra falando sobre a importância dessa união para as mais de 20 professoras do AEE.



“Educação Infantil e Ensino Fundamental já tem a formação 'Ação-reflexão-ação' envolvendo os professores da Etapa 2 e 1º Ano do Ensino Fundamental para facilitar essa passagem de ciclo criando um elo. E é esse mesmo elo que queremos criar junto às professoras do AEE”, disse a orientadora palestrante, Cláudia Lenira Castilho.



ALFABETIZAÇÃO

Embora o foco do AEE não seja a alfabetização, a palestra apresentada traz a importância das capacidades desenvolvidas nos atendimentos que também serão usadas dentro de sala de aula. Atividades essas que contribuem para o desenvolvimento do aluno especial dentro da sala regular.



“O letramento faz parte do processo de alfabetização e quando pensamos em direitos do cidadão, um deles é saber se comunicar. E pra isso é necessária a qualidade no ensino como um todo para que haja um benefício ao aluno”, diz Cláudia.



CONJUNTO

O AEE atualmente trabalha utilizando as atividades de sala de aula envolvida com as práticas sociais, e assim faz um trabalho conjunto com as professoras de sala regular. Porém, essa iniciativa de formação vem para propor um estreitamento ainda maior dessa relação sala de aula e AEE.



“A proposta da Educação é que exista um elo. Que não pode ser quebrado. Isso em todas as etapas de ensino escolar”, finalizou Cláudia.



0 comentários: