segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ministério do Esporte destaca crianças de Araçatuba

O site do Ministério do Esporte deu destaque, nesta quinta-feira (31), às crianças do Programa Segundo Tempo (PST) de Araçatuba. No texto assinado por Carla Belizária, o órgão federal conta sobre a experiência delas no Dia do Desafio.




LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA:

Alunos do Segundo Tempo comemoram Dia do Desafio em Araçatuba (SP)


Em Araçatuba, cidade do interior de São Paulo, oitocentos estudantes contemplados pelo Programa Segundo Tempo (PST) compartilharam uma experiência inédita. Ao longo da quarta-feira, dia 30 de maio, eles participaram do Dia do Desafio, comemorado em todo o mundo nesse dia. Trata-se de uma ação de incentivo, criada em 1983, no Canadá, com o objetivo de estimular crianças, jovens e adultos a praticar regularmente atividades físicas em benefício da saúde.


Durante a concentração, alunos como Larissa Batista Alves fizeram o aquecimento com um alongamento monitorado pelo professores do PST. Em seguida, partiram para quase dois quilômetros de caminhada na Avenida Pompeu de Toledo, no bairro Jardim Nova Iorque. Filha de pai aposentado e de mãe dona de casa, ela ressaltou, além do bem-estar que o exercício físico proporciona, a oportunidade de se conhecer o centro da cidade em que passou a residir desde dezembro. A estudante do 4º ano da Escola Municipal Professor Egle Gabas ressaltou que o passeio foi inesquecível. “Foi muito legal e a gente se exercitou e se divertiu bastante. Ao participar do Dia do Desafio, tive a oportunidade de conhecer o centro de Araçatuba.”


Outro aluno que marcou presença nas comemorações foi Bruno dos Santos Barbosa da Silva, 16 anos. De acordo com o estudante do 1º ano do ensino médio, a ação é muito importante para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade. “Recebo os benefícios da prática da atividade física e esportiva no Programa Segundo Tempo. Nos divertimos bastante e constatamos a sua importância para manutenção da boa saúde.”


Segundo Edimara Magaime, coordenadora-geral da parceria PST - Prefeitura de Araçatuba, o convênio contempla cerca de 1,2 mil estudantes carentes dos ensinos médio e fundamental da rede pública. O atendimento é realizado em seis unidades do programa distribuídas nos bairros Jussara, Ipanema, São Rafael, Água Branca, Pinheiros e Jardim TV. “No período oposto ao ensino regular oferecemos basquete, vôlei, handebol, futebol de campo, futsal, caratê, atletismo, xadrez e dama”, informou.


Dia do Desafio

O Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, com sede na Alemanha. O Serviço Social do Comércio (Sesc) coordena o evento no Continente Americano desde 2000. No ano passado, a ação envolveu 4.023 cidades de 22 países e atingiu mais de 63 milhões de pessoas.


Carla Belizária
Foto: divulgação
Ascom – Ministério do Esporte



0 comentários: