quarta-feira, 13 de junho de 2012

Palestra traz visão científica à formação do AEE

Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), forneceu, na última sexta-feira (1º), formação diferenciada às professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O doutor em Neurociência, Augusto de Carvalho proferiu palestra sobre o funcionamento do Sistema Nervoso Central e como ele influência no aprendizado.


“O mais importante é o conhecimento sobre o Sistema Nervoso Central e quais os mecanismos que ele utiliza para aprender, ou seja, para que a criança retenha uma informação”, disse Carvalho.



Além disso, ele explicou da importância de saber que o sistema nervoso funciona a partir das suas funções internas e a relação que elas têm com o meio em que se vive. “Uma vez que eu me preocupo com o ambiente, ou seja, onde essa criança vive, de onde vem, quem são seus pais, o que comem, tudo isso é fundamental para fomentar o aprendizado dessa criança”, diz o especialista.



JUNÇÃO

Segundo ele, o aprendizado é exatamente essa junção: sistema nervoso, a capacidade que a criança tem e o ambiente em que ela vive.



Nesse âmbito, podemos validar o mesmo uso de lógica para o aprendizado de uma criança deficiente. Logo, todo o seu ambiente interfere no seu aprendizado e, além disso, as professoras puderam conhecer as formas com que o cérebro reage durante o aprendizado.



“Eu tenho o maior prazer em fazer esse tipo de instrução nas prefeituras. É uma oportunidade para aquele que cuida do aluninho, no Ensino Básico, receber um conteúdo que somente a formação dos profissionais da saúde disponibiliza”, finalizou o doutor.




0 comentários: