quarta-feira, 13 de junho de 2012

Plantio na Marcílio Dias abre Semana do Meio Ambiente

O plantio de 60 mudas na rua Marcílio Dias, na manhã desta segunda-feira (4), marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente em Araçatuba. No restante do mês, outras 70 mudas serão plantadas. A ação marcou, também, o lançamento do projeto “Marcílio Dias Mais Verde”. Ao longo de toda a semana, vários eventos serão realizados na cidade para disseminar o pensamento em favor da preservação ambiental. A Semana do Meio Ambiente acontece entre os dias 4 e 9 de junho. As ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS).



O trabalho de criação de áreas arborizadas que está sendo realizado nesta importante via comercial da cidade tem a intenção de conscientizar a população sobre a melhoria de vida que a sustentabilidade proporciona. Outros corredores desérticos da cidade devem receber atenção em breve. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Araçatuba em parceria a Polícia Ambiental e o Senac.



Os alunos Thiago Barbosa e Gabriela Torres disseram estar muito felizes por participar. “A gente já plantou dez árvores. É legal, eu gosto de mexer com a terra”, comentou Thiago. O diretor do Departamento de Educação Ambiente, Valdir Cosmo, explica que é importante educar brincando na infância para que a pessoa cresça preservando os recursos naturais.



Às 10h, 40 alunos participaram de limpeza e plantio de 64 mudas na área verde ao lado da Emeb Abranches José. A estudante Beatriz Paula, 12 anos, que disse já ter participado de várias ações como a de hoje, junto aos pais cuida de uma orta em casa. “Eu amo a natureza. Plantei girassol em casa para ver as araras que vão lá comer as sementes”, se empolga Beatriz. A área verde citada fica as margens da Avenida Preste Maia, bairro Ipanema, e era usada para descartes irregulares de carroceiros e cata entulhos.



Uma munícipe que reside em frente à área disse que o marido já entrou em conflito para evitar descartes. “O homem só foi embora porque meu marido ameaçou filmar”, lembra Beti Dessoti. Após reclamações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Polícia Ambiente e diretoria da escola Abranches José decidiram então disciplinar a área, “assim o pessoal desacostuma jogar lixo no local”, explica a chefe da Fiscalização Ambiental e Controle, Denise Fernandes.



Durante a realização dos eventos muitas pessoas pararam para perguntar sobre o plantio. Uma família de Americana-SP, que estava em visita a parentes de Araçatuba, passava pela área verde após comprar mudas para plantar em uma chácara. “Estava passando por aqui e vi essa movimentação, achei legal e decidi contribuir com uma muda de Balsamo D’água que acabei de comprar”, diz José Geoli.


De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba, Jorge Hector Rozas, as ações de ano serão particularmente especiais, visto que acontece no Rio de Janeiro a conferência Rio + 20. O evento internacional, que ocorre a cada duas décadas, é responsável por debater as melhorias e dívidas feitas com o meio ambiente durante o período.



PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (5) e na quarta-feira (6), acontecem discussões sobre o Meio Ambiente, no teatro da Unip, com início às 19h30. No primeiro dia, haverá a assinatura da Carta Compromisso por parte de autoridades do município.



O destaque da quarta-feira fica por conta da presença do historiador e professor universitário Janes Jorge, escritor do livro “Tietê, o rio que a cidade perdeu”. As limpezas do Ribeirão Baguaçu e do Córrego Machadinho têm início às 8h de quinta-feira (7). A concentração será dentro do Parque Ecológico Baguaçu, localizado ao lado da rotatória da Unip, entrada pela Rua Baguaçu. O Ribeirão Baguaçu é responsável por 80% da capitação de água do município.



Em parceria com a Secretaria de Cultura, na sexta-feira (8) será realizado o Sarau na Tulha, dando espaço para proclamação de poemas, cantorias ou qualquer outra manifestação cultural. A entrada é franca. Serão vendidos caldos.



O encerramento da Semana do Meio Ambiente de Araçatuba ocorre no sábado (9). Com a ajuda da Secretaria de Participação Cidadã, logo pela manhã, às 8h30, acontecerá uma celebração com líderes religiosos de diferentes crenças.



Após, o parque será aberto para reconhecimento. Haverá atividades educativas e físicas. “Gostaria que as pessoas se apoderassem do parque. Fizessem piquenique, se sentissem a vontade”, finaliza Jorge Rozas.




0 comentários: