segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sarau diverte e ajuda no desenvolvimento dos alunos

Os alunos da escola Alice Couto, no bairro Paraíso, participaram, nesta quarta-feira (30), de um Sarau de Poesia. Todas as salas realizaram uma apresentação. Esta prática está sendo comum nas escolas municipais, pois incentiva a leitura e diverte os alunos, além de contribuir no desenvolvimento e socialização deles.


Além desses benefícios, essa atividade falicita o trabalho com a oralidade e memória da criança. Nas crianças pequenas, permite que elas aprendam a brincar com as palavras, aprendendo desde cedo o gosto pela leitura e pela poesia.


LINGUAGEM ORAL

Segundo a professora Elaine Peres, do Maternal 1, sua maior dificuldade é a linguagem oral, pois muitos de seus alunos não a tem desenvolvida ainda. Então, para deixá-los mais a vontade nas apresentações, ela utiliza recursos musicais.


“E esse trabalho com a música ajuda a estimular a fala. Na última reunião, pais de crianças que não falavam me procuraram informando que desenvolveram a fala”, disse a professora, lembrando que alguns de seus alunos têm apenas dois anos de idade.



INTERESSE

Já a professora Velaine de Souza, da Etapa 2, diz que sua turma sempre demonstrou interesse por poesias. Esse estímulo vem da iniciativa da escola em promover um sarau ao final de todo mês, sendo o dessa semana o terceiro do ano.



“Essa poesia apresentada pela minha turma, nossa coordenadora apresentou para eles em sala, e gostaram tanto que escolheram-na para passar aos colegas da escola”, disse Velaine.




0 comentários: