quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PREMIAÇÃO DOS CONCURSOS DE REDAÇÃO


Na próxima sexta-feira, 18/12, a partir das 15h, na sede da Secretaria Municipal da Educação acontecerá a premiação dos Concursos de Redação "Memórias de professor" (voltado para os professores da Rede) e "Histórias que a gente vive na escola" (dirigido aos alunos da Rede Municipal de Ensino). No concurso voltado para os professores, tiveram seus textos selecinados Mara Pedrita Frazille Silva e Andréia Liranço (EMEB Sônia Maria Corrêa), Adriana Cristina Rodrigues (EMEB Jacinto Guilherme de Moura), Luciana Sala Riguetti (EMEB Selma Maria Trevelim de Jesus), Cláudio César Pereira Cristal (EMEB Índio Poti) e Valdirene Mendonça Stábile (EMEB Fausto Perri). Todos os professores que tiveram seus textos selecionados receberão 01 microcomputador de mesa completo, troféu e certificado de participação. Além dos prêmios para os selecionados, por decisão da Banca Selecionadora, serão concedidos certificados de Menção Honrosa e troféus para os seguintes professores: Daniele Basseto Trevisan (EMEB Maria Aparecida Pimentel Ferraz), Vanessa A. Vicente e Maira Cristina Borges Zonta(EMEB Hélia Pinholi Mungo), Elza Barbosa e Alexandra Aparecida Borborema (EMEB Leda Aparecida Lima Martins), Ana Paula Braga (EMEB Mário de Moura), Zilda de Fátima R. Souza (EMEB's Helen Margot e Selma Maria Trevelim de Jesus), Eliana dos Santos Bacaneli (EMEB Maria de Freitas Souza), Patrícia A. Rodrigues (Selma Maria Trevelim de Jesus) e Rosângela S. A. Pereira (EMEB Jacinto Guilherme de Moura.
Já no Concurso de Redação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, tiveram seus textos selecionados os seguintes alunos: Maria Carolina Vitória Gomes (4ª série A), Vinicius Carvalho de Jesus (3ª série D) e Cleiton Monea dos Santos (4ª série B), ambos da EMEB Maria de Freitas; Sthefany Vargas da Silva (4ª série A) da EMEB Leão Nogueira Filho, Ana Beatriz Gomes dos Santos (4ª série C) da EMEB Cristiano Olsen e Emily Eulália Carvalho de Sandre (3ª série B) da EMEB Francisca Arruda Fernandes. Cada um dos alunos selecionados receberá um microcomputador, troféu e certificado de participação. Por decisão da Banca Selecionadora os seguintes alunos receberão menção honrosa e troféus: Daniele Menkes de Souza (4ª série A) da EMEB Hélia Pinholi Mungo, Heitor Costa Reis (4ª série D) da EMEB Carmélia Mello Fonseca, Bruna Euini Estafanati da Silva (4ª série B) da EMEB Egles Gabas e Mônica Afonso de Queiroz (4ª série D) da EMEB Francisca Arruda Fernandes.
Todos estão convidados para participarem da premiação.

Prof. Antonio Luceni
Coordenador dos Concursos

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Grupo de catira ‘Novos Araçás’ se apresenta em show da dupla Hugo e Tiago


No último sábado (12) o grupo de catira “Novos Araçás”,formado por professores de Artes e Educação Física da rede municipal de ensino de Araçatuba, se apresentaram no show da dupla Hugo e Tiago, em Birigui.

O show foi organizado pela rádio Pérola FM 98.9 como uma das atrações que a emissora programou em comemoração aos 98 anos da cidade que aconteceu no último dia 07. A Pérola, que tem programação segmentada 100% sertaneja, convidou o grupo de catira para alegrar ainda mais o público.



O “Novos Araçás” dividiu o palco com os cantores, que elogiaram muito o trabalho que está sendo desenvolvido pelos professores de Araçatuba, ressaltando a importância do resgate da cultura sertaneja.


Formado em outubro deste ano em comemoração a “5ª Semana Tião Carreiro”, o grupo já se apresentou em outros eventos da dança, como o show do cantor Sérgio Reis, realizado no mês passado na Praça Olímpica, em Araçatuba.



Rafaela Candido
Secretaria da Educação

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Contadora de história se apresenta para alunos da rede

Com o intuito de levar o público um pouco da cultura e do encanto do teatro, a artista Araçatubense Tânia Antunes fez no último dia (30), contação de histórias. Durante a apresentação, Tânia contou histórias, fábulas e lendas de uma maneira teatral.

As Emebs (Escola Municipal de Ensino Básico) Helen Margot de Assis, Maria Helena de Freitas Carli, Mariana Z. Venturolli, Esther Gazoni, Íbis Pereira Paiva e Ana Nery, participaram do evento que reuniu 168 alunos da rede municipal de ensino básico de Araçatuba. A apresentação aconteceu na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, situada à rua Armando Sales de Oliveira.

Proporcionando uma viagem pelo mundo da fantasia e da imaginação, em que o impossível torna-se possível e o improvável surge como real, as frases “era uma vez...” e “foram felizes para sempre.”, fazem lembrar o início e final das histórias infantis contadas pelas avós, onde os seres inanimados possuem vida real e a magia é constante.

Tânia é professora de arte-educação há 23 anos. Trabalhou durante 15 anos com teatro e fantoche e está desenvolvendo seu trabalho atual, como contadora de histórias. Ela já se apresentou em várias escolas, asilos, teatros e praças de cidades do Estado de São Paulo, além de realizar oficinas para professores.


Rafaela Candido
Secretaria da Educação

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Escola da rede recebe laboratório de informática


Ocorreu na manhã de ontem (03) a inauguração do laboratório de informática da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Fernando Gomes de Castro, localizada na Estrada Vicinal Água Limpa, s/n.

A solenidade ocorreu no pátio da Emeb, onde os alunos fizeram duas apresentações de dança. Para prestigiar o evento, estiveram presentes a secretária da educação Beatriz Nogueira, o prefeito Cido Sério, o vice Carlos Hernandes, o Secretário da Saúde e Higiene Pública, Osmar Cuoghi, além dos vereadores Joaquim Pereira de Castilho e Rivael Papinha. "Queremos que todas as escolas da rede tenham a mesma estrutura e qualidade", ressaltou a secretária.

A escola que possui 81 alunos matriculados, recebeu o laboratório de informática equipado com 15 computadores. Além do laboratório, a escola também recebeu equipamentos que fazem parte do parquinho de recreação dos alunos.


Rafaela Candido
Secretaria da Educação

Emeb promove Feira de Literatura

A Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Professor Floriano Camargo de Arruda Brasil, no Guanabara, realizou nos últimos dias 30 e 1º de dezembro a Feira de Literatura com exposições dos trabalhos dos alunos. Mundo das fábulas, jornal e quadrinhos, contos de fadas e poesias e cantigas, foram os temas que comporam algumas das salas que foram abertas para visitação.

Um jornal falado feito pelos alunos das 4ª séries e apresentações de poesia, música e teatro, deu início a feira. A Secretária da Educação Beatriz Nogueira, acompanhada pelos supervisores de ensino acompanharam o evento. “É importante que a escola desenvolva nos alunos o hábito da leitura, pois através de atividades como essas, descobrimos os diversos talentos que temos presentes nas nossas escolas”, ressaltou a secretária.

A abertura da feira contou com a presença dos pais dos alunos e também do autor mirim Pedro Viana Mouro de 11 anos, que lançou no final de 2008 um livro-gibi contando a história de Araçatuba. Além de ceder uma entrevista para o Jornal Floriano, Pedro presenteou a escola com alguns exemplares de seu livro.

As alunas Withiney Iasmin Pirassa Duarte e Jéssica Hellyn Alves, ambas de 8 anos, foram as contadoras de estórias na sala “Mundo das fábulas”. Dona Baratinha, Festa no Céu, Os três porquinhos, O lobo e os sete cabritinhos, O macaco e o coelho e a galinha ruiva, foram os temas das estórias. “É muito importante que a escola trabalhe o hábito da leitura nos alunos” afirmou Jessé Alves, pai de Jéssica que elogiou o trabalho desenvolvido pelos alunos.

Os alunos das 4ª séries puderam expôr seus trabalhos que foram desenvolvidos durante todo o ano letivo. Matérias e reportagens foram feitas através do acompanhamento dos professores que a partir de uma visita técnica a um jornal da cidade os alunos puderam ter uma noção básica de como desenvolver um jornal. Cadernos esportivos, coluna social e editoriais, foram montados pelos alunos, que após a exposição doarão os jornais que foram utilizados nos trabalhos para a ACREPOM (Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis) de Araçatuba.

Rafaela Candido
Secretaria da Educação

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Educação infantil promove exposição de trabalhos


Os trabalhos produzidos pelos alunos da escola municipal de educação infantil, Cláudio Evangelista Teixeira, situada no bairro Alvorada,estão expostos em duas salas de aula da escola. A exposição foi aberta hoje, 26, sob a apresentação dos alunos.
A exposição reúne trabalhos de meio ambiente a comportamento. Os cartazes que foram confeccionados com materiais recicláveis compuseram o ambiente. A criatividade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos impressionou os professores que orientaram cada atividade desenvolvida.



Além dos cartazes, os alunos montaram com a ajuda dos professores, árvores de natal somente com materiais recicláveis.



A secretária da educação, Beatriz Nogueira acompanhada pela equipe da coordenação e supervisão da educação infantil, prestigiou a exposição. “É de grande importância que a escola esteja desenvolvendo nos alunos a consciência do que é o meio ambiente, além de trabalhar desde a educação infantil a importância de se conviver com as pessoas”, ressalta a secretária.


Rafaela Candido
Secretaria da Educação

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Proerd: alunos da rede participam de formatura



Os estudantes de 4ª séries da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba receberam o certificado de conclusão de curso do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). As solenidades de formatura foram realizadas na Comunidade Evangélica de Araçatuba, na rua Marcondes Salgado, 433, no bairro Santana, nos dias 18 e 19 de novembro. A secretária da Educação Beatriz Nogueira prestigiou a cerimônia, que contou também com a presença da secretária de Ação Social Cidinha Lacerda, de outras autoridades civis e militares, além de pais dos alunos.


Na ocasião, Beatriz destacou a importância desta ação preventiva e parabenizou o projeto pela iniciativa. A entrega dos diplomas foi feita aos representantes das escolas participantes.

Durante o curso, os alunos receberam orientações de prevenção às drogas entre crianças e adolescentes, sendo as aulas ministradas uma vez por semana. Como atividade extra-classe do programa, os alunos produziram uma redação sobre a importância do projeto e os malefícios das drogas, premiando o aluno que escreveu o texto mais criativo com uma bicicleta.

O PROERD foi implantado em Araçatuba em 1997. De lá para cá, já passaram pelo programa 23.476 crianças. Originário dos Estados Unidos, o projeto chegou ao Brasil em 1992 e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, expandindo-se para os demais Estados, atualmente desenvolvido em 58 cidades.

Por Rafaela Candido
Secretaria da Educação

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

D.E.R. REALIZA ATIVIDADES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

No período de 03 a 06 de Novembro de 2009, os alunos do Ensino Fundamental I participaram de atividades realizadas pelo D.E.R. (Departamento de Estradas de Rodagem), que consistiram em vídeos educativos, palestras e aulas práticas sobre as regras de trânsito.O evento oportunizou aos nossos educandos a ampliação dos seus conhecimentos, conscientizando-os a respeitar as regras de trânsito, ressaltando que as crianças exercem papel fundamental como multiplicadores e agentes de fiscalização.



Alunos participando das aulas práticas
(quem não respeitasse as regras, recebia multa)



Projeto 'Chapeuzinho Vermelho'


No dia 30 de outubro a EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Enoy Chaves da Costa Leone, abriu as portas para apresentar a exposição “Chapeuzinho Vermelho”. As atividades foram desenvolvidas pelos próprios alunos que durante um mês trabalharam para que o projeto ficasse pronto.
Confecção de jogos, construção de maquetes, atividades de recorte, colagem e pintura em cartazes, dramatização da história, reescrita de textos, dentre outras atividades segundo a faixa etária dos alunos.



A Equipe da Secretaria da Educação esteve presente na Unidade Escolar para prestigiar a exposição, além de pais de alunos e membros da comunidade, compartilhando elogios.



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

REMOÇÃO - VAGAS PARA PROFESSORES

CLIQUE, PARA AMPLIAR A IMAGEM






Clique, para ampliar a imagem

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

As professoras Adriana, Vera, Irma e Patrícia da EMEB “Prof. Francisca Arruda Fernandes” encerraram com uma linda peça teatral sua participação no primeiro Curso de Extensão Universitária oferecido pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba – FOA/UNESP de Araçatuba em parceria com a Secretaria da Educação. O curso que teve como título “APLICAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS E PRINCIPAIS ZOONOSES URBANAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE” e surgiu de uma proposta de pesquisa, onde uma pós-graduanda demonstrou seu anseio de proporcionar ações que estabeleçam um elo entre a Universidade,Comunidade e Docentes do Ensino Fundamental, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população araçatubense.
Planejando ações concretas...

... e colocando-as em prática.

Multirão de limpeza

Alunos da 4ª série da professora Irma dão um verdadeiro show e conseguem envolver os demais alunos na luta contra a o mosquito Aedes Aegipty.

Olhares atentos durante apresentação do teatro e da paródia.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

'Viagens Culturais' leva professores à capital

Na última sexta-feira (6) professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal da Educação de Araçatuba viajaram a São Paulo, para conhecerem museus e pontos turísticos da cidade. O passeio objetivou o enriquecimento cultural, que faz parte do Projeto “Viagens Culturais”, coordenado pela Prof.ª Cláudia Colli.



O Projeto possibilita aos profissionais do ensino visitarem pontos históricos de diversas regiões, ao mesmo tempo, aprimora a formação de cada um, beneficiando o desenvolvimento de atividades culturais nas salas de aula.


“A ideia é proporcionar aos educadores o contato com o que há de melhor na cultura, para que as atividades em sala de aula sejam mais ricas e abrangentes”, ressalta a Secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira.



Solo Sagrado de Guarapiranga, Complexo Catavento, Mercado Municipal, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Estação da Luz, Memorial da América Latina e o Centro Cultural de São Paulo fizeram parte do roteiro.






Rafaela Candido
Secretaria Municipal da Educação

Torneio de Damas motiva alunos da rede



Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Escolinha de Dama e Xadrez de Araçatuba, está promovendo um Torneio de Damas para os alunos das escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino. O torneio, que é realizado aos sábados, recebe aproximadamente 30 alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental.

Antes e durante as competições, os alunos recebem orientações de professores da Secretaria de Esportes e Lazer. Os vencedores de cada torneio recebem medalhas e apostilas, com orientações e dicas sobre o jogo. Um dos diretores do projeto, Maurílio Flores Gimenez, ressalta a importância do jogo: “O Jogo de Damas é uma atividade que visa aumentar o poder de concentração e raciocínio do aluno e tem o poder de não apenas educar, como também de formar cidadãos”. Gimenez também é estagiário de Educação Física na EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei e diz que torneios de Dama já foram realizados na escola.

É o primeiro ano em que a Secretaria da Educação participa do projeto, mas, segundo Gimenez, a parceria está prevista até 2011 - com o apoio do prefeito Cido Sério e seu vice, Carlos Hernandes.


Nas unidades escolares, pais e alunos recebem orientações sobre a importância dessa modalidade para a formação social e psicológica do aluno.

Para Gimenez, a modalidade é vista com “bons olhos” pelos alunos. “Formar campeões para o esporte e para a vida. Esse é o nosso objetivo”, afirma. A Escolinha de Dama e Xadrez conta com dois computadores, que possibilita a interatividade entre
jogadores de vários países do mundo, através de jogos online.

A Escolinha de Dama e Xadrez está localizada na rua XV de novembro, 73, onde funciona todos os sábados, no seguinte horário: 08h às 16h. Além da EMEB Monsenhor Victor Mazzei, a EMEB Prof. Antonio Rodrigues Martins Neto e a EMEB Prof. Joaquim Dibo também participam do projeto.

Rafaela Candido
Secretaria Municipal da Educação

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

COMUNICADO SOBRE A REMOÇÃO

Para ampliar, clique sobre a imagem