segunda-feira, 20 de julho de 2009

Repensando a EJA em Araçatuba

A partir do encontro"Brasil Alfabetizado" realizado pelo Ministério da Educação em março, a Secretaria da Educação se comprometeu a diminuir o índice de analfabetos na cidade e a partir daí elaboraram o projeto "Repensando a EJA em Araçatuba: Vencendo o Analfabetismo", que foi apresentado durante o Seminário.
Uma das novidades apresentadas é o "Levantamento e Identificação de analfabetos", que acontecerá por meio de uma ficha de localização. Esta ficha ajudará a EJA localizar as pessoas que precisam ser alfabetizadas, informá-las sobre os cursos e tentar inscrevê-las.
Este projeto também tem preocupação com a reprovação e evasão dos alunos, taxa que precisa ser transformada.



V Seminário Municipal de Educação Inclusiva


"Mudar é difícil, mas é possível". Para que esta citação, do educador Paulo Freire comece a se concretizar, é que foi realizado o "V Seminário Municipal de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade".
O evento aconteceu no período de 29/06 à 03/07/2009, com a presença de gestores e educadores do Atendimento de Educação Especial (AEE).
Alunos de quatro Escolas Municipais que apresentam deficiência visual, auditiva e intelectual, participaram da abertura com atrações de dança e coral.
No intuito de provar que é possível unir a teoria e a prática, também foi exibido um vídeo com imagens de crianças portadoras de deficiência que frequentam o ensino regular.
Segundo a Secretária de Educação Marta Dourado, aos poucos Araçatuba está se transformando em uma cidade educadora e inclusiva. O prefeito Cido Sério ressaltou a importância do Seminário para o âmbito da Educação Regional."Conhecimento e Saber são duas armas que tem o poder de transformar e inovar o ser humano", considerou o prefeito.