quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Educação infantil promove exposição de trabalhos


Os trabalhos produzidos pelos alunos da escola municipal de educação infantil, Cláudio Evangelista Teixeira, situada no bairro Alvorada,estão expostos em duas salas de aula da escola. A exposição foi aberta hoje, 26, sob a apresentação dos alunos.
A exposição reúne trabalhos de meio ambiente a comportamento. Os cartazes que foram confeccionados com materiais recicláveis compuseram o ambiente. A criatividade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos impressionou os professores que orientaram cada atividade desenvolvida.



Além dos cartazes, os alunos montaram com a ajuda dos professores, árvores de natal somente com materiais recicláveis.



A secretária da educação, Beatriz Nogueira acompanhada pela equipe da coordenação e supervisão da educação infantil, prestigiou a exposição. “É de grande importância que a escola esteja desenvolvendo nos alunos a consciência do que é o meio ambiente, além de trabalhar desde a educação infantil a importância de se conviver com as pessoas”, ressalta a secretária.


Rafaela Candido
Secretaria da Educação

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Proerd: alunos da rede participam de formatura



Os estudantes de 4ª séries da Rede Municipal de Ensino de Araçatuba receberam o certificado de conclusão de curso do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). As solenidades de formatura foram realizadas na Comunidade Evangélica de Araçatuba, na rua Marcondes Salgado, 433, no bairro Santana, nos dias 18 e 19 de novembro. A secretária da Educação Beatriz Nogueira prestigiou a cerimônia, que contou também com a presença da secretária de Ação Social Cidinha Lacerda, de outras autoridades civis e militares, além de pais dos alunos.


Na ocasião, Beatriz destacou a importância desta ação preventiva e parabenizou o projeto pela iniciativa. A entrega dos diplomas foi feita aos representantes das escolas participantes.

Durante o curso, os alunos receberam orientações de prevenção às drogas entre crianças e adolescentes, sendo as aulas ministradas uma vez por semana. Como atividade extra-classe do programa, os alunos produziram uma redação sobre a importância do projeto e os malefícios das drogas, premiando o aluno que escreveu o texto mais criativo com uma bicicleta.

O PROERD foi implantado em Araçatuba em 1997. De lá para cá, já passaram pelo programa 23.476 crianças. Originário dos Estados Unidos, o projeto chegou ao Brasil em 1992 e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, expandindo-se para os demais Estados, atualmente desenvolvido em 58 cidades.

Por Rafaela Candido
Secretaria da Educação

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

D.E.R. REALIZA ATIVIDADES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

No período de 03 a 06 de Novembro de 2009, os alunos do Ensino Fundamental I participaram de atividades realizadas pelo D.E.R. (Departamento de Estradas de Rodagem), que consistiram em vídeos educativos, palestras e aulas práticas sobre as regras de trânsito.O evento oportunizou aos nossos educandos a ampliação dos seus conhecimentos, conscientizando-os a respeitar as regras de trânsito, ressaltando que as crianças exercem papel fundamental como multiplicadores e agentes de fiscalização.



Alunos participando das aulas práticas
(quem não respeitasse as regras, recebia multa)



Projeto 'Chapeuzinho Vermelho'


No dia 30 de outubro a EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Enoy Chaves da Costa Leone, abriu as portas para apresentar a exposição “Chapeuzinho Vermelho”. As atividades foram desenvolvidas pelos próprios alunos que durante um mês trabalharam para que o projeto ficasse pronto.
Confecção de jogos, construção de maquetes, atividades de recorte, colagem e pintura em cartazes, dramatização da história, reescrita de textos, dentre outras atividades segundo a faixa etária dos alunos.



A Equipe da Secretaria da Educação esteve presente na Unidade Escolar para prestigiar a exposição, além de pais de alunos e membros da comunidade, compartilhando elogios.



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

REMOÇÃO - VAGAS PARA PROFESSORES

CLIQUE, PARA AMPLIAR A IMAGEM






Clique, para ampliar a imagem

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

As professoras Adriana, Vera, Irma e Patrícia da EMEB “Prof. Francisca Arruda Fernandes” encerraram com uma linda peça teatral sua participação no primeiro Curso de Extensão Universitária oferecido pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba – FOA/UNESP de Araçatuba em parceria com a Secretaria da Educação. O curso que teve como título “APLICAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS E PRINCIPAIS ZOONOSES URBANAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE” e surgiu de uma proposta de pesquisa, onde uma pós-graduanda demonstrou seu anseio de proporcionar ações que estabeleçam um elo entre a Universidade,Comunidade e Docentes do Ensino Fundamental, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população araçatubense.
Planejando ações concretas...

... e colocando-as em prática.

Multirão de limpeza

Alunos da 4ª série da professora Irma dão um verdadeiro show e conseguem envolver os demais alunos na luta contra a o mosquito Aedes Aegipty.

Olhares atentos durante apresentação do teatro e da paródia.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

'Viagens Culturais' leva professores à capital

Na última sexta-feira (6) professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal da Educação de Araçatuba viajaram a São Paulo, para conhecerem museus e pontos turísticos da cidade. O passeio objetivou o enriquecimento cultural, que faz parte do Projeto “Viagens Culturais”, coordenado pela Prof.ª Cláudia Colli.



O Projeto possibilita aos profissionais do ensino visitarem pontos históricos de diversas regiões, ao mesmo tempo, aprimora a formação de cada um, beneficiando o desenvolvimento de atividades culturais nas salas de aula.


“A ideia é proporcionar aos educadores o contato com o que há de melhor na cultura, para que as atividades em sala de aula sejam mais ricas e abrangentes”, ressalta a Secretária da Educação, Beatriz Soares Nogueira.



Solo Sagrado de Guarapiranga, Complexo Catavento, Mercado Municipal, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Estação da Luz, Memorial da América Latina e o Centro Cultural de São Paulo fizeram parte do roteiro.






Rafaela Candido
Secretaria Municipal da Educação

Torneio de Damas motiva alunos da rede



Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Escolinha de Dama e Xadrez de Araçatuba, está promovendo um Torneio de Damas para os alunos das escolas de tempo integral da Rede Municipal de Ensino. O torneio, que é realizado aos sábados, recebe aproximadamente 30 alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental.

Antes e durante as competições, os alunos recebem orientações de professores da Secretaria de Esportes e Lazer. Os vencedores de cada torneio recebem medalhas e apostilas, com orientações e dicas sobre o jogo. Um dos diretores do projeto, Maurílio Flores Gimenez, ressalta a importância do jogo: “O Jogo de Damas é uma atividade que visa aumentar o poder de concentração e raciocínio do aluno e tem o poder de não apenas educar, como também de formar cidadãos”. Gimenez também é estagiário de Educação Física na EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei e diz que torneios de Dama já foram realizados na escola.

É o primeiro ano em que a Secretaria da Educação participa do projeto, mas, segundo Gimenez, a parceria está prevista até 2011 - com o apoio do prefeito Cido Sério e seu vice, Carlos Hernandes.


Nas unidades escolares, pais e alunos recebem orientações sobre a importância dessa modalidade para a formação social e psicológica do aluno.

Para Gimenez, a modalidade é vista com “bons olhos” pelos alunos. “Formar campeões para o esporte e para a vida. Esse é o nosso objetivo”, afirma. A Escolinha de Dama e Xadrez conta com dois computadores, que possibilita a interatividade entre
jogadores de vários países do mundo, através de jogos online.

A Escolinha de Dama e Xadrez está localizada na rua XV de novembro, 73, onde funciona todos os sábados, no seguinte horário: 08h às 16h. Além da EMEB Monsenhor Victor Mazzei, a EMEB Prof. Antonio Rodrigues Martins Neto e a EMEB Prof. Joaquim Dibo também participam do projeto.

Rafaela Candido
Secretaria Municipal da Educação

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

COMUNICADO SOBRE A REMOÇÃO

Para ampliar, clique sobre a imagem









quinta-feira, 5 de novembro de 2009

EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO APRESENTA TRABALHO NO IX ENPEX 2009


O IX Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – ENPEX, do Centro Universitário Toledo – Unitoledo de Araçatuba, a cada ano firma-se com um dos mais importantes e significativos instrumentos no campo da pesquisa e extensão acadêmicas. Um grupo de pesquisadores da Secretaria da Educação, formado por Maria Lúcia Terra (Supervisora de Ensino) e Izabel Cristina Souza Correia Ferreira, Roberta Caetano da Silveira e Antonio Luceni (Coordenadores) apresentou os seguintes trabalhos, respectivamente: Repensando a EJA em Araçatuba: ações na luta pela erradicação do analfabetismo; Araçatuba na perspectiva da Educação Inclusiva; Miguilim: uma personagem infantil de Guimarães Rosa, analisada sob os estudos psicológicos de Jung; e Grupo de Estudo em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Secretaria Municipal da Educação de Araçatuba – uma alternativa para a formação continuada. Os trabalhos foram muito bem recebidos pelo público presente.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Grupo de Catira "Novos Araçás" se apresenta em show do cantor Sérgio Reis




No dia 30 de outubro de 2009, o grupo de catira Novos Araçás esteve presente ao show de Sérgio Reis para conhecê-lo. Em contato com a produção do show foi permitido ao grupo tirar uma foto com o cantor. Nesta oportunidade, Sérgio Reis convidou-os para fazer uma pequena apresentação ao público presente.
O grupo Novos Araçás sentiu-se lisonjeado em dividir o palco com um cantor de forte expressão da cultura raíz como Sérgio Reis.
O Sr.Teodoro, mestre da catira, disse que foi um sonho realizado!