segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ampliando os horizontes na EJA

“Na Educação de Jovens e Adultos, o papel do professor é propor situações que levem o grupo a usar o que já sabe para aprender a linguagem e as propriedades matemáticas”
O cálculo mental, que a maioria domina bem por usá-lo com frequência, é a estratégia que melhor ilustra essa delicada relação entre o saber formal e o não-formal. Por isso, realizamos uma aula prática, utilizando o material dourado e a tabela de valor de lugar dos numerais.

Com o material dourado os alunos, em grupos,tiveram a oportunidade de conhecerem o material através de questionamentos feito pela professora estimulando-os a chegarem a algumas conclusões, por exemplo:

- Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra?
- Quantas barras eu preciso para formar uma placa?
- Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa?

Em seguida, trabalhamos com uma tabela de valor de lugar, a professora ditava um número, e eles deveria colocar os algarismos que formam este número na tabela e em seguida colocar as quantidades com o material dourado.

Vejam como os alunos trabalharam



0 comentários: