A Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, implantou no inicio deste ano letivo (08/02), um projeto educacional que visa assumir as especialidades da Educação Infantil, priorizando a busca pela qualidade desejada. O Projeto "Fazer Em Cantos", tem por objetivo repensar a concepção de criança e de educação infantil, a organização dos espaços das unidades escolares e as práticas pedagógicas atreladas à teoria. Essas ações estão previstas no Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, em acordo com o Plano de Governo "Araçatuba Para Todos", do prefeito Cido Sério. A implementação do projeto começou por três escolas: a EMEB Joanita Galvão Sampaio, a EMEB Maria Aparecida Pimentel Ferraz e a EMEB Profª Mariana Guedes Tibagy, que contam com o empenho e participação de toda equipe escolar.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Projeto "Fazer Em Cantos" é adotado em três EMEBs
Segundo a Chefe de Serviço de Apoio Pedagógico, Priscila Sales Rodrigues, o objetivo principal do Projeto é criar condiçoes para o desenvolvimento ontegral de todas as crianças, em seus aspectos físico, piscológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. "Faz-se necessário considerar a criança como um ser competente e produtor de cultura, é interessante destacar a importância que foi dada à organização dos espaços, tornando-se mais adequados às necessidades das crianças, os cantos de aprendizagem foram organizados de maneira planejada pelos professores, possibilitando diversas oportunidades de aprendizagem", explica.
Esses cantos estão organizados com diversos materiais, sendo alguns deles: mobiles e cortinas confeccionadas pelas crianças, espelhos, painéis na altura dos alunos, fotos das atividades, camarim, blocos de construção, livros e brinquedos apropriados à faixa etária das crianças, além de objetos de vida prática, oportunizando o jogo simbólico e a linguagem do faz de conta.
Todo processo vivenciado será divulgado para as demais profissionais de Educação Infantil, com a finalidade de implantar em outras unidades escolares que demonstrarem interesse em aderir a este projeto, porém é de interesse da Secretaria de Educação que, no decorrer do tempo, todas as unidades escolares de Educação Infantil tenham a possibilidade de implantá-lo efetivamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário