sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia do Trabalhador será comemorado com atividades

 Em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Sest (Serviço Social do Transporte) /Senat ( Serviço Nacional de Aprendizagem do Trabalhador), realizará no dia domingo (2) o evento “Lazer com Arte”. Durante o dia acontecerão oficinas de arte, recreação, exposições, apresentações artísticas entre outras atividades. O evento acontece na sede do Sest/Senat, das 8h às 14h.

A EMEB Fausto Perri participará com a apresentação de um teatro infantil, apresentado pelas crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. A peça teatral “A festa do trabalhador” é uma adaptação do texto “A festa no Céu”, e contará com a participação de 26 alunos. A preparação da peça e o ensaio dos alunos ficaram por conta da professora Magda Márcia Baggio Savian.

O "Lazer com Arte" tem sua programação adaptada por cada Unidade Sest/Senat, para, desta forma, atender às expectativas da comunidade. A programação de Araçatuba conta com torneios esportivos, Copa Sest/Senat de futebol society, vôlei adaptado, basquete, karatê, truco, dama, lazer e recreação infantil, oficinas de beleza: corte de cabelos, maquiagem, manicure, modelagem de sobrancelha, estética facial e depilação. A abertura do evento será realizada pela Orquestra Filarmônica Jovem.

A Secretária Municipal da Educação, professora Beatriz Soares Nogueira, apóia projetos como este e explica a importância de realizar teatro com as crianças. “Fomentar o gosto pela leitura através da literatura infantil e do teatro estimula a criatividade, a produção de texto e a autoconfiança dos alunos. Estas atividades artísticas fortalecem a relação escola, família e comunidade”, disse.

Curiosidade

O Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, teve sua origem nas mobilizações pela melhoria das condições de trabalho, ocorridas em Chicago, Estados Unidos, no ano de 1886. Os trabalhadores reivindicavam redução na jornada de trabalho, que, naquela época, chegava a 18 horas por dia.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Atleta mirim traz ouro para Araçatuba

Com apenas sete anos de idade, a pequena Jéssica Armindo Santos é motivo de orgulho para a cidade, principalmente para a EMEB Euza Neuza Marcondes Lários. Recentemente ela foi campeã de Karatê, na categoria Kata (espécie de luta contra um adversário imaginário), no Campeonato Brasileiro de Karatê 2010 que aconteceu na capital de Alagoas, Maceió, entre 16 e 18 de abril. Mas os títulos de Jéssica não param por aí.


Jéssica posa ao lado dos prêmios conquistados



No ano passado, ela ganhou o prêmio de “Atleta destaque de 2009” para orgulho dos avós Roberto Francisco Armindo e Elza Ferreira Armindo, além de outros títulos que levou representando Araçatuba por todo o estado. “O Karatê prega uma filosofia de humildade, disciplina no caráter, e esse esporte faz bem tanto para o corpo como para alma”, disse o avô.

A família orgulhosa exibe as medalhas e os certificados conquistados pela pequena atleta



Jéssica começou a treinar Karatê com apenas quatro anos. Seus pais, Patrícia Fabiando Armindo Santos e Antônio Carlos dos Reis Santos, são seus grandes incentivadores. De acordo com Patrícia, a menina queria fazer natação, mas como não havia turma para sua idade um professor convidou Jéssica para fazer uma aula de Karatê. Desde então ela não parou mais.

A atleta exibe os certificados de Campeã brasileira de Karatê de 2010 e o certificado de Atleta destaque de 209


A menina treina na Associação Hilda Mandarino Karatê-do com o professor Alessandro Augusto do Reis Santos, conhecido por seus alunos com “Jamanta”. Jéssica diz que gosta de praticar o esporte e se sente muito bem quando treina. “Estou muito feliz porque ganhei uma medalha de ouro no campeonato brasileiro”, diz.

Secretaria parabeniza

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a direção da EMEB Euza Neuza, parabenizam Jéssica por mais essa conquista. “Temos certeza de que esta pequena grande atleta nos orgulhará cada vez mais”, disse a secretária Beatriz Soares Nogueira. A professora de Jéssica, Tânia Cristina Pistori Guimarães fala sobre a menina. “Fico muito emocionada com cada medalha que ela trás para a sala de aula e além de ser uma ótima esportista, é uma aluna aplicadíssima”, disse.

Com a professora Tânia Guimarães


Com a diretora da EMEB Euza Neuza, Rosa Meire Sanches Guerrero


“Para nós é um orgulho muito grande ter a Jéssica em nossa escola, pois um dos nossos objetivos é valorizar o esporte e ela está representando o Euza Neusa de uma forma brilhante”, finaliza a diretora Rosa Meire Sanches Guerrero. Atualmente Jéssica representa Araçatuba em campeonatos regionais e o estado de Mato Grosso do Sul em campeonatos brasileiros.



Com os coleguinhas da sala

terça-feira, 27 de abril de 2010

Olimpíada de Lingua Portuguesa

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Agenda 21 Escolar movimenta educadores em Araçatuba

O Seminário de Planejamento de Base da Agenda 21 Escolar, que aconteceu em Araçatuba na última semana (22 e 23), reuniu funcionários da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Divisão de Proteção Ambiental e Secretaria de Ação Social, para discutirem temas ligados a sustentabilidade e se aprofundarem na Agenda 21, para futura implantação da Agenda 21 Escolar na Rede Municipal de Araçatuba.


Palestrante Camila Bianchi, o Chefe de Divisão Ambiental Jorge Rozas, a Secretária de Ação Social Cidinha Lacerda, o Prefeito Municipal Cido Sério, a Palestrante Nina Orlow e a Secretária de Educação Beatriz Soares Nogueira


A Agenda 21 é um instrumento de transformação cultural, de mudança de mentalidades e de comportamentos, em direção a uma sociedade com padrões sustentáveis de produção e consumo.


Segundo o Chefe de Divisão Ambiental, Jorge Rozas, a Agenda 21 Escolar, é uma metodologia sustentável, e a intenção é criar condições para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, iniciando nas Escolas. “O objetivo e criar um plano sustentável para as Escolas, começando pelos diretores, professores, alunos até chegar na comunidade em volta da Escola”,disse.


Esse seminário, permite o conhecimento e a conscientização da população sobre a importância da Agenda 21 nas Escolas, possibilita a formação de um


cidadão mais consciente, sensível e responsável, que pense global e aja local, que seja capaz de intervir e modificar a realidade social, a partir de sua comunidade, tornando-se sujeito de sua própria história.


Mais sobre Agenda 21 na Escola


O Programa Agenda 21 na Escola, foi criado, em 2007, com o objetivo debater a temática socioambiental nos colégios e de estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.





terça-feira, 20 de abril de 2010

Projeto "Fazer Em Cantos" é adotado em três EMEBs

A Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, implantou no inicio deste ano letivo (08/02), um projeto educacional que visa assumir as especialidades da Educação Infantil, priorizando a busca pela qualidade desejada. O Projeto "Fazer Em Cantos", tem por objetivo repensar a concepção de criança e de educação infantil, a organização dos espaços das unidades escolares e as práticas pedagógicas atreladas à teoria. Essas ações estão previstas no Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, em acordo com o Plano de Governo "Araçatuba Para Todos", do prefeito Cido Sério. A implementação do projeto começou por três escolas: a EMEB Joanita Galvão Sampaio, a EMEB Maria Aparecida Pimentel Ferraz e a EMEB Profª Mariana Guedes Tibagy, que contam com o empenho e participação de toda equipe escolar.



CANTO DO FAZ DE CONTA-EMEB JOANITA GALVÃO SAMPAIO


Segundo a Chefe de Serviço de Apoio Pedagógico, Priscila Sales Rodrigues, o objetivo principal do Projeto é criar condiçoes para o desenvolvimento ontegral de todas as crianças, em seus aspectos físico, piscológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. "Faz-se necessário considerar a criança como um ser competente e produtor de cultura, é interessante destacar a importância que foi dada à organização dos espaços, tornando-se mais adequados às necessidades das crianças, os cantos de aprendizagem foram organizados de maneira planejada pelos professores, possibilitando diversas oportunidades de aprendizagem", explica.

MÓBILES CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS-EMEB MARIA APARECIDA PIMENTEL FERRAZ

Esses cantos estão organizados com diversos materiais, sendo alguns deles: mobiles e cortinas confeccionadas pelas crianças, espelhos, painéis na altura dos alunos, fotos das atividades, camarim, blocos de construção, livros e brinquedos apropriados à faixa etária das crianças, além de objetos de vida prática, oportunizando o jogo simbólico e a linguagem do faz de conta.

CANTO DA LEITURA-EMEB PROFª MARIANA GUEDES TIBAGY

Todo processo vivenciado será divulgado para as demais profissionais de Educação Infantil, com a finalidade de implantar em outras unidades escolares que demonstrarem interesse em aderir a este projeto, porém é de interesse da Secretaria de Educação que, no decorrer do tempo, todas as unidades escolares de Educação Infantil tenham a possibilidade de implantá-lo efetivamente.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Culturaça acontece no CEMFICA do CSU dia 25


Dia 25 de abril (domingo), acontece no CEMFICA do CSU, bairro Morada dos Nobres, o Culturaça, a programação começa a partir das 8h. A Prefeitura Municipal de Araçatuba, participará com várias oficinas culturais.

A animação fica por conta de shows de pagode, rap, e música góspel, além das apresentações da Fanfarra Municipal de Araçatuba, Banda Marcial da Fundação Mirim, Orquestra Jovem da Câmara de Araçatuba e Orquestra Municipal de Sopro.

A Secretaria Municipal de Educação, promoverá várias atividades para a população, como oficinas de artesanato de bijuteria, de massinha, pintura de rosto, além de propor um espaço com jogos lúdicos e exposição de trabalhos das escolas da rede municipal.

PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA DO CULTURAÇA

8h00- Apresentação do grupo de ginástica "De bem com a vida", com passeata pelo bairro
9h30- Fanfarra Municipal de Araçatuba (FAMA)
10H20- Dança dos alunos do CEMFICA
10h40- Orquestra Jovem da Câmara de Araçatuba
11h20- Orquestra Municipal de Sopro
12h00- Banda Marcial da Fundação Mirim

INTERVALO-ALMOÇO

14h00- Música gospel
a)Grupo de Louvor da 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular
b)Irmãos Felicianos 15h30- Irmãos Rodrigues (dupla do Juçara)
c)Só para Cristo
16h00- Bruno e Lucas (dupla sertaneja)
17h00- Hip-hop/ Axé
18h00-Irmãos Jacson (performance Michel Jackson)
18h30- Academia Luo Han (Kung fu)
19h00- Sueli Cândido (MPB)
2oh00- Banda Cacho de Uva- poprock (Juçara)
21h00- Banda Novo Dom (pagode)


Outras Informações:

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lançamento oficial do programa "Rede Comunidade" aconteceu no Taveira

Aconteceu na tarde do último sábado (10), na EMEB Silvestre Augusto do Nascimento, localizada no bairro rural Engenheiro Taveira, uma grande festa que marcou o lançamento oficial do Programa Rede Comunidade, que tem o objetivo de promover ao longo do ano ações educativas e de inclusão social com vistas a eficiência energética.

A Secretria Municipal de Educação, participou do lançamento, ensinando as crianças a confeccionar brinquedos com jornal, papel crepom, barbante, tecido TNT, esses brinquedos são conhecidos como chicotinho e peteca.


Confecção da peteca

A intenção era ensinar as crianças, para que ela pudessem futuramente fazer esses brinquedos em casa, para brincar com os irmãos ou com os coleguinhas do bairro.


Participaram desta ação as professoras Priscila Salles Rodrigues, Keila Beatriz Fernandes Custódio da Silva, Roberta Caetano da Silveira e Noeli Cilene Rodrigues.






terça-feira, 13 de abril de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa tem 2ª edição

Aconteceu na última sexta-feira (9), o lançamento municipal da 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", o evento foi realizado no auditório da Unip (Universidade Paulista), por volta das 18h.


Participaram do lançamento, a secretária municipal de educação, professora Beatriz Soares Nogueira, o professor e poeta Tito Damazo, a equipe da H.T.P.C (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e o professor Antônio Luceni, mediador do evento.

A abertura oficial, ficou por conta da secretária de educação Beatriz Soares. Estiveram presentes no lançamento da Olimpíada, aproximadamente 430 pessoas. Durante o evento foram entregues as diretoras da rede municipal, uma maleta com material didático.

O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC.

Início

De acordo com o professor Antônio Luceni, a Olimpíada de Língua Portuguesa, que tem data prevista para começar em 25 de abril, contará com a participação de 27 Escolas com 82 turmas de 4ª série, totalizando aproximadamente 2.000 alunos da rede municipal.

Os alunos terão que produzir um texto e se inscreverem nas categorias: poema, memórias, artigo de opinião e crônica, o tema deve ser "O Lugar Onde Vivo". Haverá cinco etapas eliminatórias: escolar, municipal, estadual, regional e em novembro, a anacional, que será realizada em Brasília.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Secretaria da Educação lança programa Rede Comunidade

Na noite de ontem (7), a Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a H.Melillo - prestadora de serviço da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), lançaram o Programa Rede Comunidade, que constitui na criação de oficinas de confecção de aquecedor solar fabricado com garrafas pet e caixas de leite. O evento aconteceu por volta das 7h30 na EMEB Selma Trevelin de Jesus, no bairro Engenheiro Taveira. Diretora Marister Vasques Falleiros, recebeu a todos de portas abertas em sua escola



Participaram do programa 37 alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Taveira. O objetivo dos professores é montar com os estudantes um grupo de capacitação, para futuramente desenvolver essa atividade com todos alunos do curso.

Confecção do aquecedor solar




Segundo a secretária municipal da educação, professora Beatriz Soares Nogueira, esta parceria vem atender o plano de governo que é transformar Araçatuba em uma cidade educadora. "Nossa intenção é de que a oficina de construção do aquecedor solar seja multiplicada junto a todas as unidades de Ensino do Município", conclui.



Este projeto tem a finalidade de economizar energia, beneficiar o meio ambiente com uma reciclagem direta, sem quaquer processo industrial dos descartáveis, além de conscientizar a todos de que as embalagens após o consumo podem ter uma função útil em nossa vida.


Equipe Escolar




Lider comunitário de Taveira, carinhosamente conhecido como chocolate e Petrônio, da CPFL


Aquecedor pronto

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pão de Açucar realiza doação de livros para EMEB

Na manhã da última terça-feira (6), aconteceu no Supermercado Pão de Açucar de Araçatuba, a entrega de aproximadamente 1.000 exemplares de livros, à secretária municipal da educação professoara Beatriz Soares Nogueira e que serão distribuidos na EMEB Selma Maria Trevelin de Jesus, localizada no bairro Engenheiro Taveira.


Beatriz Nogueira, Patrícia Olímpio, Patrícia Cardoso e Andréia Soares


De acordo com o gerente do Pão de Açucar de Araçatuba, Otacílio Pedroso, há dois anos a loja realiza essa doação de livros que conta com a participação dos clientes. A arrecadação dos livros ficou por conta da líder de seção Patrícia Olímpio Torres.


Entre os exemplares que foram entregues estão, coleções completas de livros didáticos, de literatura infantil, informática, inglês, conhecimentos gerais, ecologia, entre outros.


Segundo a secretária da educação, porfessora Beatriz, o material recebido é muito bem elaborado, será analisado e encaminhado para a Unidade Escolar e poderá também estar a disposição da comunidade para consulta.


Estiveram presentes na entrega dos livros além da secretária da educação, a diretora pedagógica Patrícia Cardoso e a supervisora de ensino Andréia Soares.

terça-feira, 6 de abril de 2010

EMEB promove inclusão social e recebe idosos para almoço de Páscoa

A EMEB (Escola Municipal de Educação Báscia), Faustina Maximiano do Amaral, com intuito de promover a inclusão social, realizou um almoço na ultima quarta-feira (31), onde recebeu 18 convidados do "Lar da Velhice", para comemorar a Páscoa. Os idosos foram homenageados com canções apresentadas pelas crianças, além de realizarem juntos uma oração.

De acordo com a dieretora da EMEB, Maria Zilma C. Dornellas, todos os anos eles realizam na semana da páscoa, a "Páscoa da Inclusão", com o objetivo de desenvolver em seus alunos a inclusão social. "As professoras passam para os nossos alunos o verdadeiro sentido da páscoa, e este ano, a intenção era mostras para as crianças que esses idosos moram nesses abrigos e que muitos não recebem a visita de seus familiares nem enssas datas importantes como a páscoa, por isso se sentem sozinhos, carentes e até rejeitados".explica.






O dia foi regado a muita alegria, carinho e diversão para as crianças e para os idosos. Logo após o almoço ainda foi servido bolo de chocolate e refrigerante. A secretária municipal da educação, professora Beatriz Soares Nogueira, esteve presente no almoço distribuindo ovos de páscoa para os moradores do Lar da Velhice.





Os idosos chegaram à Escola por volta das 9h30, acompanhados de um enfermeira e do motorista e retornaram ao asilo às 13h30. A equipe da EMEB, presenteou os idosos com caixas de sabonete que foram levados para o Lar da Velhice.